Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ângelo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Maria João, Cunha, Agostinho, Cruz, Agostinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32467
Resumo: A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.
id RCAP_95a9fc99992938d40ce03f3732be19dd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventoryValidity and reliability of the reduced Portuguese version of the web based learning environment inventoryComputadores na educaçãoEducação a distânciaAmbientes virtuais de aprendizagemWeb based learning environment inventoryComputers in educationDistance educationVirtual learning environmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesA utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.The use of standardized assessment instruments, brings a dimension of reliability and validity that allows a different view on various aspects related to the assessment of learning environments, complementing and enriching the more qualitative character of other approaches. In this topic, questionnaire surveys, have been developed and validated in several countries, with the aim of collecting information for evaluation of virtual learning environments. It has already been discussed, in previous works, the absence of such an instrument, validated for the Portuguese language. This study aims to fill this gap, presenting in detail the process of translation, adaptation and validation of the Portuguese reduced version of the Web Based Learning Environment Inventory.Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD)Universidade do MinhoJesus, ÂngeloGomes, Maria JoãoCunha, AgostinhoCruz, Agostinho20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32467por1138-278310.5944/ried.17.1.11579http://ried.utpl.edu.ec/en/web-aprendizajeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:58ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
Validity and reliability of the reduced Portuguese version of the web based learning environment inventory
title Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
spellingShingle Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
Jesus, Ângelo
Computadores na educação
Educação a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Web based learning environment inventory
Computers in education
Distance education
Virtual learning environment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
title_full Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
title_fullStr Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
title_full_unstemmed Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
title_sort Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
author Jesus, Ângelo
author_facet Jesus, Ângelo
Gomes, Maria João
Cunha, Agostinho
Cruz, Agostinho
author_role author
author2 Gomes, Maria João
Cunha, Agostinho
Cruz, Agostinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ângelo
Gomes, Maria João
Cunha, Agostinho
Cruz, Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores na educação
Educação a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Web based learning environment inventory
Computers in education
Distance education
Virtual learning environment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Computadores na educação
Educação a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Web based learning environment inventory
Computers in education
Distance education
Virtual learning environment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32467
url http://hdl.handle.net/1822/32467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-2783
10.5944/ried.17.1.11579
http://ried.utpl.edu.ec/en/web-aprendizaje
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303681461387264