Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32467 |
Resumo: | A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory. |
id |
RCAP_95a9fc99992938d40ce03f3732be19dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventoryValidity and reliability of the reduced Portuguese version of the web based learning environment inventoryComputadores na educaçãoEducação a distânciaAmbientes virtuais de aprendizagemWeb based learning environment inventoryComputers in educationDistance educationVirtual learning environmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesA utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.The use of standardized assessment instruments, brings a dimension of reliability and validity that allows a different view on various aspects related to the assessment of learning environments, complementing and enriching the more qualitative character of other approaches. In this topic, questionnaire surveys, have been developed and validated in several countries, with the aim of collecting information for evaluation of virtual learning environments. It has already been discussed, in previous works, the absence of such an instrument, validated for the Portuguese language. This study aims to fill this gap, presenting in detail the process of translation, adaptation and validation of the Portuguese reduced version of the Web Based Learning Environment Inventory.Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD)Universidade do MinhoJesus, ÂngeloGomes, Maria JoãoCunha, AgostinhoCruz, Agostinho20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32467por1138-278310.5944/ried.17.1.11579http://ried.utpl.edu.ec/en/web-aprendizajeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:58ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory Validity and reliability of the reduced Portuguese version of the web based learning environment inventory |
title |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory |
spellingShingle |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory Jesus, Ângelo Computadores na educação Educação a distância Ambientes virtuais de aprendizagem Web based learning environment inventory Computers in education Distance education Virtual learning environment Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory |
title_full |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory |
title_fullStr |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory |
title_full_unstemmed |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory |
title_sort |
Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory |
author |
Jesus, Ângelo |
author_facet |
Jesus, Ângelo Gomes, Maria João Cunha, Agostinho Cruz, Agostinho |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria João Cunha, Agostinho Cruz, Agostinho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Ângelo Gomes, Maria João Cunha, Agostinho Cruz, Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computadores na educação Educação a distância Ambientes virtuais de aprendizagem Web based learning environment inventory Computers in education Distance education Virtual learning environment Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Computadores na educação Educação a distância Ambientes virtuais de aprendizagem Web based learning environment inventory Computers in education Distance education Virtual learning environment Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32467 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1138-2783 10.5944/ried.17.1.11579 http://ried.utpl.edu.ec/en/web-aprendizaje |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303681461387264 |