Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sofia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moreira, Paulo Jorge, Almeida, Ana Margarida Pisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11086
Resumo: Vol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusão
id RCAP_95b1c36a5b8bf9c44a4be7c246849c17
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21Tactile interfaces and portability in functional competences: a case study with a young man with T21Dispositivos móveis de interface táctiliPad®Mobile learningTrissomia 21Mobile touch devicesiPadTrisomy 21ODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesVol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusãoO presente artigo especifica o processo de conceção, prototipagem e validação de uma aplicação mobile, destinada a apoiar jovens com Trissomia 21 em atividades funcionais do seu quotidiano. Para o estudo de caso aqui descrito foi simulado o cenário de uma ida ao supermercado, com recurso a um dispositivo móvel de interface táctil (iPad®). Para o processo de validação do protótipo foram implementadas três sessões, as quais decorreram num período de duas semanas, instanciadas em momentos de Pré-evento; Evento em curso e Pós-evento. As sessões foram registada sem vídeo para posterior análise de conteúdo, sendo instrumentadas através de técnicas de recolha de dados sustentadas num paradigma qualitativo. Os resultados obtidos permitiram validar um modelo formal de estruturação das atividades de acordo com a hierarquia “cenário/evento/tarefa”. Do mesmo modo, a instanciação dos momentos permitiu testar a contextualização das tarefas com atividades prévias e posteriores a cada evento, revelando-se esta estratégia de aprendizagem importante, no contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE).This article specifies thedesign, the prototyping and the validationprocesses of a mobile applicationin order to support young people with Trisomy 21 in their functional daily activities. In this case study,a simulated supermarket scenario was explored with a mobile touch device (iPad®). To validate theprototype, three sessions were implemented and conducted in a two-week period, instantiated in times(moments)of Pre-event; Event and Post-event. These sessions were video recorded for subsequent content analysis. All data collection techniques sustained a qualitative paradigm. The findings of this study allowed us to validate a formal model of structuring activities according tothe hierarchy "scenario / event / task". The instantiation of the moments (Pre-event; Event and Post-event) enabled us to test the context of the tasks with prior and subsequent activities to eachevent, revealing itself as animportant learning strategyin the field of Special Education Needs.Universidade AbertaRepositório AbertoReis, SofiaMoreira, Paulo JorgeAlmeida, Ana Margarida Pisco2021-09-21T15:33:31Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11086porReis, Sofia; Moreira, Paulo Jorge; Almeida, Ana Margarida Pisco - Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 10, nº especial (2015), p. 37-601646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.632182-1801info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:40.255874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
Tactile interfaces and portability in functional competences: a case study with a young man with T21
title Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
spellingShingle Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
Reis, Sofia
Dispositivos móveis de interface táctil
iPad®
Mobile learning
Trissomia 21
Mobile touch devices
iPad
Trisomy 21
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
title_full Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
title_fullStr Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
title_full_unstemmed Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
title_sort Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21
author Reis, Sofia
author_facet Reis, Sofia
Moreira, Paulo Jorge
Almeida, Ana Margarida Pisco
author_role author
author2 Moreira, Paulo Jorge
Almeida, Ana Margarida Pisco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Sofia
Moreira, Paulo Jorge
Almeida, Ana Margarida Pisco
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis de interface táctil
iPad®
Mobile learning
Trissomia 21
Mobile touch devices
iPad
Trisomy 21
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Dispositivos móveis de interface táctil
iPad®
Mobile learning
Trissomia 21
Mobile touch devices
iPad
Trisomy 21
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Vol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusão
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2021-09-21T15:33:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11086
url http://hdl.handle.net/10400.2/11086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, Sofia; Moreira, Paulo Jorge; Almeida, Ana Margarida Pisco - Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 10, nº especial (2015), p. 37-60
1646-6330
https://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.63
2182-1801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135094501277696