O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.528-541 |
Resumo: | Introdução: Uma medicina exercida com excelência deve ser baseada tanto em sua qualidade técnica quanto em seu caráter humano. Nesse cenário, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) surgiu na intenção de adaptar a formação em saúde às mudanças geradas em decorrência do esgotamento do modelo de ensino vigente, oferecendo uma formação multi e interdisciplinares e humanista. Objetivo: Esse artigo tem como objetivo analisar as concepções de atendimento médico humanizado dos estudantes de medicina, identificando possíveis diferenças entre os discursos dos estudantes que cursaram o BIS e os que não cursaram. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, empírico e exploratório que analisa as concepções utilizando suporte do Software Iramuteq para processamento dos dados. As informações utilizadas foram coletadas mediante aplicação de questionário com questões abertas a 344 estudantes de medicina matriculados entre o primeiro e oitavo semestres. Resultados: A análise de correspondência indicou que os estudantes que cursaram o primeiro ciclo tendem a atrelar seus discursos acerca do atendimento médico humanizado ao conceito ampliado de saúde, enfatizando os determinantes sociais da saúde como fundamentais para o desenvolvimento da relação humanizada. Conclusões: A formação interdisciplinar pode influenciar uma formação mais humanizada e coerente com a realidade no campo da saúde pública. |
id |
RCAP_95b8bdfa654ee7aaf671c2e62557baf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizadoThe interdisciplinary bachelor in health and medicine: A correspondence analysis of conceptions about humanized careMedical Education; Humanization of Assistance; University; Curriculum; Interdisciplinarity.Educação Médica; Humanização da Assistência; Universidade; Currículo; Interdisciplinaridade.Introdução: Uma medicina exercida com excelência deve ser baseada tanto em sua qualidade técnica quanto em seu caráter humano. Nesse cenário, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) surgiu na intenção de adaptar a formação em saúde às mudanças geradas em decorrência do esgotamento do modelo de ensino vigente, oferecendo uma formação multi e interdisciplinares e humanista. Objetivo: Esse artigo tem como objetivo analisar as concepções de atendimento médico humanizado dos estudantes de medicina, identificando possíveis diferenças entre os discursos dos estudantes que cursaram o BIS e os que não cursaram. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, empírico e exploratório que analisa as concepções utilizando suporte do Software Iramuteq para processamento dos dados. As informações utilizadas foram coletadas mediante aplicação de questionário com questões abertas a 344 estudantes de medicina matriculados entre o primeiro e oitavo semestres. Resultados: A análise de correspondência indicou que os estudantes que cursaram o primeiro ciclo tendem a atrelar seus discursos acerca do atendimento médico humanizado ao conceito ampliado de saúde, enfatizando os determinantes sociais da saúde como fundamentais para o desenvolvimento da relação humanizada. Conclusões: A formação interdisciplinar pode influenciar uma formação mais humanizada e coerente com a realidade no campo da saúde pública.Introduction: A medicine practiced with excellence must be based on both its technical quality and its human character. In this scenario, the Interdisciplinary Bachelor of Health (BIS) emerged with the intention of adapting health education to the changes generated as a result of the exhaustion of the current teaching model, offering multi and interdisciplinary and humanistic training. Goals: This article aims to analyze the medical students' conceptions of humanized medical care, as well as to identify possible differences between the discourses of students who attended the BIS and those who did not attend. Methods: It is a qualitative, empirical and exploratory study that analyzes the concepts through the Iramuteq Software. The data used were collected by applying a questionnaire with open questions to 344 medical students enrolled between the first and eighth semesters. Results: Correspondence analysis indicated that students who attended the first cycle tend to tie their discourses about humanized medical care to the expanded concept of health, emphasizing the social determinants of health as fundamental to the development of the humanized relationship. Conclusions: Thus, it is concluded that the interdisciplinary trainee allows for a more humanized training and consistent with the reality in the field of public health.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.528-541https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.528-541New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 528-541New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 528-541New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 528-5412184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/183https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/183/182Veras, Renata MeiraCalmon de Passos, Vitória BatistaFeitosa, Caio Cézar MouraFernandes, Sheylainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:32Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:01.504975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado The interdisciplinary bachelor in health and medicine: A correspondence analysis of conceptions about humanized care |
title |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado |
spellingShingle |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado Veras, Renata Meira Medical Education; Humanization of Assistance; University; Curriculum; Interdisciplinarity. Educação Médica; Humanização da Assistência; Universidade; Currículo; Interdisciplinaridade. |
title_short |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado |
title_full |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado |
title_fullStr |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado |
title_full_unstemmed |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado |
title_sort |
O bacharelado interdisciplinar em saúde e medicina: Uma análise de correspondência de concepções acerca de atendimento humanizado |
author |
Veras, Renata Meira |
author_facet |
Veras, Renata Meira Calmon de Passos, Vitória Batista Feitosa, Caio Cézar Moura Fernandes, Sheyla |
author_role |
author |
author2 |
Calmon de Passos, Vitória Batista Feitosa, Caio Cézar Moura Fernandes, Sheyla |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Renata Meira Calmon de Passos, Vitória Batista Feitosa, Caio Cézar Moura Fernandes, Sheyla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medical Education; Humanization of Assistance; University; Curriculum; Interdisciplinarity. Educação Médica; Humanização da Assistência; Universidade; Currículo; Interdisciplinaridade. |
topic |
Medical Education; Humanization of Assistance; University; Curriculum; Interdisciplinarity. Educação Médica; Humanização da Assistência; Universidade; Currículo; Interdisciplinaridade. |
description |
Introdução: Uma medicina exercida com excelência deve ser baseada tanto em sua qualidade técnica quanto em seu caráter humano. Nesse cenário, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) surgiu na intenção de adaptar a formação em saúde às mudanças geradas em decorrência do esgotamento do modelo de ensino vigente, oferecendo uma formação multi e interdisciplinares e humanista. Objetivo: Esse artigo tem como objetivo analisar as concepções de atendimento médico humanizado dos estudantes de medicina, identificando possíveis diferenças entre os discursos dos estudantes que cursaram o BIS e os que não cursaram. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, empírico e exploratório que analisa as concepções utilizando suporte do Software Iramuteq para processamento dos dados. As informações utilizadas foram coletadas mediante aplicação de questionário com questões abertas a 344 estudantes de medicina matriculados entre o primeiro e oitavo semestres. Resultados: A análise de correspondência indicou que os estudantes que cursaram o primeiro ciclo tendem a atrelar seus discursos acerca do atendimento médico humanizado ao conceito ampliado de saúde, enfatizando os determinantes sociais da saúde como fundamentais para o desenvolvimento da relação humanizada. Conclusões: A formação interdisciplinar pode influenciar uma formação mais humanizada e coerente com a realidade no campo da saúde pública. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.528-541 https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.528-541 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.528-541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/183 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/183/182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 528-541 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 528-541 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 528-541 2184-7770 10.36367/ntqr.3.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130347144740864 |