O ciclo Quatro Cantigas de Camargo Guarnieri : uma análise interpretativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5503 |
Resumo: | Tendo em conta que ainda hoje existem lacunas na discussão da problemática do canto em língua portuguesa, uma discussão sobre a vocalidade proposta pelo repertório de canções brasileiras do século XX, bem como questões estéticas e textuais, mostra-se relevante. Desta forma, o presente trabalho realiza um estudo sobre o ciclo Quatro Cantigas, do compositor paulista Camargo Guarnieri, apontando ferramentas e possibilidades para sua interpretação. O trabalho apresenta-se em três capítulos, além de introdução e conclusões. Do primeiro capítulo constam um breve panorama do desenvolvimento da música brasileira e do tecido musical da São Paulo do início do século XX, altura em que Guarnieri passa a viver na cidade. Ainda no sentido de contextualizar o meio em que esteve inserido o compositor, discorrer-se-á sobre o movimento Nacionalista. O segundo capítulo trata da vida e obra de Camargo Guarnieri, além de fazer referência a Sílvio Romero, responsável pela recolha dos textos folclóricos utilizados pelo compositor. O terceiro capítulo traz uma breve análise sob parâmetros musicais e uma análise textual, bem como um levantamento de questões técnico-vocais e interpretativas relativas às Quatro Cantigas. A pesquisa pretende, ainda, partindo da análise específica realizada com este ciclo, contribuir para a discussão acerca da abordagem do repertório da canção brasileira de uma maneira geral. |
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O ciclo Quatro Cantigas de Camargo Guarnieri : uma análise interpretativaCanção brasileiraQuatro CantigasCamargo GuarnieriModernismoNacionalismoBrazilian Art SongModernismNationalismDomínio/Área Científica : HumanidadesTendo em conta que ainda hoje existem lacunas na discussão da problemática do canto em língua portuguesa, uma discussão sobre a vocalidade proposta pelo repertório de canções brasileiras do século XX, bem como questões estéticas e textuais, mostra-se relevante. Desta forma, o presente trabalho realiza um estudo sobre o ciclo Quatro Cantigas, do compositor paulista Camargo Guarnieri, apontando ferramentas e possibilidades para sua interpretação. O trabalho apresenta-se em três capítulos, além de introdução e conclusões. Do primeiro capítulo constam um breve panorama do desenvolvimento da música brasileira e do tecido musical da São Paulo do início do século XX, altura em que Guarnieri passa a viver na cidade. Ainda no sentido de contextualizar o meio em que esteve inserido o compositor, discorrer-se-á sobre o movimento Nacionalista. O segundo capítulo trata da vida e obra de Camargo Guarnieri, além de fazer referência a Sílvio Romero, responsável pela recolha dos textos folclóricos utilizados pelo compositor. O terceiro capítulo traz uma breve análise sob parâmetros musicais e uma análise textual, bem como um levantamento de questões técnico-vocais e interpretativas relativas às Quatro Cantigas. A pesquisa pretende, ainda, partindo da análise específica realizada com este ciclo, contribuir para a discussão acerca da abordagem do repertório da canção brasileira de uma maneira geral.Abstract : Considering that there are still gaps on the debate of singing in Portuguese language, a discussion of the vocality proposed by the twentieth century Brazilian art song repertoire, as well as aesthetic and textual issues, shows to be relevant. Therefore, this paper aims to conduct a study on the Quatro Cantigas cycle by the composer Camargo Guarnieri, pointing tools and possibilities for interpretation. The paper presents three chapters, introduction and conclusions. The first chapter contains a brief overview of the development of Brazilian music and musical fabric of São Paulo at early twentieth century, when Guarnieri goes to live in the city. The second chapter adresses Camargo Guarnieri’s life and work and is also dedicated to Sílvio Romero, responsible for collecting the folkloric texts used by the composer. The third chapter provides a brief musical and textual analysis as well as a survey of interpretative issues relating to the Quatro Cantigas. Through the example of specific analysis of this cycle, this research intends also to contribute to the discussion of possible approaches of the Brazilian art song repertoire in general.Santos, João Paulo Janeiro dosMatos, Maria Elisabete da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoTomaz, Michele Melfi2017-04-08T10:25:50Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5503TID:201683334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:14.920444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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