Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11642
Resumo: A presente comunicação tem como principal finalidade relatar a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo todo o percurso formativo, desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Neste âmbito foi desenvolvida uma investigação com enfoque sobre o interesse dos alunos do 1.º Ciclo pela área disciplinar de Estudo do Meio, que procurou analisar se a intervenção afetou positivamente o referido interesse. Para tal foi aplicado um questionário antes e após a realização da prática (que teve a duração de seis semanas) a um grupo de vinte alunos, com idades entre os 8 e os 10 anos, que frequentavam no ano letivo 2012/2013 o 3.º ano de escolaridade, numa escola da área de Lisboa. O questionário implementado antes da intervenção permitiu efetuar uma avaliação diagnóstica acerca do interesse por esta área e da predisposição das crianças para investigar autonomamente determinados temas desta área disciplinar. Os resultados, após realização de atividades práticas e experimentais, demonstram que o interesse por determinados temas de Estudo do Meio aumentou. Todavia, o interesse dos alunos por esta área não se alterou significativamente, o que pode dever-se a um pré-conceito interiorizado nas crianças de que se trata de uma área difícil e que envolve aprendizagens com um certo grau de dificuldade.
id RCAP_95dc1124a6566e2ff6e6367db848b908
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meioEstudo do MeioInteresse dos alunosAtividades práticasAtividades experimentaisChildren´s interestsPractical activitiesExperimental activitiesA presente comunicação tem como principal finalidade relatar a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo todo o percurso formativo, desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Neste âmbito foi desenvolvida uma investigação com enfoque sobre o interesse dos alunos do 1.º Ciclo pela área disciplinar de Estudo do Meio, que procurou analisar se a intervenção afetou positivamente o referido interesse. Para tal foi aplicado um questionário antes e após a realização da prática (que teve a duração de seis semanas) a um grupo de vinte alunos, com idades entre os 8 e os 10 anos, que frequentavam no ano letivo 2012/2013 o 3.º ano de escolaridade, numa escola da área de Lisboa. O questionário implementado antes da intervenção permitiu efetuar uma avaliação diagnóstica acerca do interesse por esta área e da predisposição das crianças para investigar autonomamente determinados temas desta área disciplinar. Os resultados, após realização de atividades práticas e experimentais, demonstram que o interesse por determinados temas de Estudo do Meio aumentou. Todavia, o interesse dos alunos por esta área não se alterou significativamente, o que pode dever-se a um pré-conceito interiorizado nas crianças de que se trata de uma área difícil e que envolve aprendizagens com um certo grau de dificuldade.Abstract: The present communication aims to report a study developed during Supervised Teaching Practice in the 2nd year of the Master of Teaching in 1.º and 2.º Cycles of Basic School, reflecting all the educational challenges, processes and performances of daily experienced professionals. The research study was focused on the interest of the 1st Cycle students for the curriculum area of “Estudo do Meio”; we sought to examine whether the intervention positively affected that interest. For this purpose a questionnaire was applied before and after the teaching practice (which lasted for six weeks) to a group of twenty students, aged between 8 and 10 years, who attended the school year 2012/2013, 3rd grade, in a school in the Lisbon area. The questionnaire was implemented before the intervention and allowed performing a diagnostic evaluation about the interest in the mentioned area and the predisposition of children to independently investigate certain topics of this curriculum area. The results have demonstrated that the interest in certain topics of this area increased when they involved practical activities and experiments. Simultaneously, the students' interest in the area of “Estudo do Meio” has not changed significantly, which may be due to a misconception in children that this is a difficult area and involves a certain degree of difficulty.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLFerreira, CarinaAlmeida, António2020-05-13T11:29:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11642porFerreira, C. & Almeida, A. (2014). O interesse dos alunos pela área do estudo do meio.. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 301-316). Lisboa: CIEDinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:51.691646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
title Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
Ferreira, Carina
Estudo do Meio
Interesse dos alunos
Atividades práticas
Atividades experimentais
Children´s interests
Practical activities
Experimental activities
title_short Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
title_full Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
title_sort Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio
author Ferreira, Carina
author_facet Ferreira, Carina
Almeida, António
author_role author
author2 Almeida, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carina
Almeida, António
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo do Meio
Interesse dos alunos
Atividades práticas
Atividades experimentais
Children´s interests
Practical activities
Experimental activities
topic Estudo do Meio
Interesse dos alunos
Atividades práticas
Atividades experimentais
Children´s interests
Practical activities
Experimental activities
description A presente comunicação tem como principal finalidade relatar a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo todo o percurso formativo, desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Neste âmbito foi desenvolvida uma investigação com enfoque sobre o interesse dos alunos do 1.º Ciclo pela área disciplinar de Estudo do Meio, que procurou analisar se a intervenção afetou positivamente o referido interesse. Para tal foi aplicado um questionário antes e após a realização da prática (que teve a duração de seis semanas) a um grupo de vinte alunos, com idades entre os 8 e os 10 anos, que frequentavam no ano letivo 2012/2013 o 3.º ano de escolaridade, numa escola da área de Lisboa. O questionário implementado antes da intervenção permitiu efetuar uma avaliação diagnóstica acerca do interesse por esta área e da predisposição das crianças para investigar autonomamente determinados temas desta área disciplinar. Os resultados, após realização de atividades práticas e experimentais, demonstram que o interesse por determinados temas de Estudo do Meio aumentou. Todavia, o interesse dos alunos por esta área não se alterou significativamente, o que pode dever-se a um pré-conceito interiorizado nas crianças de que se trata de uma área difícil e que envolve aprendizagens com um certo grau de dificuldade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2020-05-13T11:29:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11642
url http://hdl.handle.net/10400.21/11642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, C. & Almeida, A. (2014). O interesse dos alunos pela área do estudo do meio.. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 301-316). Lisboa: CIED
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133466187530240