A importância da formação dos Comandos para o seu empenhamento em situações de combate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Francisco André de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19234
Resumo: Este Trabalho de Investigação Aplicada tem como tema “A Importância da Formação dos Comandos para o seu Empenhamento em Situações de Combate”. Os seus principais objetivos procuram verificar em como a formação afeta o desenvolvimento de competências e qual o conjunto de competências que revelam maior importância para um Alferes ou Tenente do Exército Português. Para a realização desta investigação a metodologia adotada é a de Sarmento (2013a). O trabalho de campo foi efetuado através de pesquisa documental e bibliográfica, de inquéritos por entrevista e de inquéritos por questionário. Este Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se dividido em duas partes. Uma parte teórica e uma parte prática. Na parte teórica, esclarecem-se os conceitos necessários para o remanescente da investigação. Os conceitos de liderança, competência, formação e combate. Além disso, descreve-se também os processos de formação para Subalternos de Infantaria e para os Subalternos Comandos. Na parte prática, efetua-se a apresentação, análise e discussão de resultados dos inquéritos por entrevista e por questionário. A entrevista é constituída por 10 questões. O questionário elaborado tem 55 itens e é um questionário de competências de liderança, com 24 competências de liderança e 3 fatores critério. As principais conclusões da investigação evidenciam as competências de liderança de maior relevo para um Subalterno: Aptidão Técnica e Profissional, a Autoconfiança, a Capacidade para resolver problemas, a Coragem, Tomar Decisões, o Autocontrolo, a Integridade, a Coesão e Trabalho de Equipa, a Flexibilidade e Adaptabilidade e a Determinação e Perseverança. Além disso, verifica-se que as competências de liderança dos Oficiais Comando apresentam níveis de proficiência superiores a outros em estudo. E que deriva da formação do curso de comandos. Este efetua uma seleção natural rigorosa aos seus elementos, é um curso de liderança de elevada intensidade física e psicológica, que possui um treino vocacionado para a tipologia de missões dos Comandos. Sem esquecer a constante necessidade de tomar decisões perante a grande variedade de situações a que são expostos em curso. Todas essas caraterísticas dotam o Subalterno Comando de uma autoconfiança e vontade para cumprir a missão, acima da média. E, por isso, pronto para ser empregue em qualquer Teatro de Operações.
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Na parte teórica, esclarecem-se os conceitos necessários para o remanescente da investigação. Os conceitos de liderança, competência, formação e combate. Além disso, descreve-se também os processos de formação para Subalternos de Infantaria e para os Subalternos Comandos. Na parte prática, efetua-se a apresentação, análise e discussão de resultados dos inquéritos por entrevista e por questionário. A entrevista é constituída por 10 questões. O questionário elaborado tem 55 itens e é um questionário de competências de liderança, com 24 competências de liderança e 3 fatores critério. As principais conclusões da investigação evidenciam as competências de liderança de maior relevo para um Subalterno: Aptidão Técnica e Profissional, a Autoconfiança, a Capacidade para resolver problemas, a Coragem, Tomar Decisões, o Autocontrolo, a Integridade, a Coesão e Trabalho de Equipa, a Flexibilidade e Adaptabilidade e a Determinação e Perseverança. Além disso, verifica-se que as competências de liderança dos Oficiais Comando apresentam níveis de proficiência superiores a outros em estudo. E que deriva da formação do curso de comandos. Este efetua uma seleção natural rigorosa aos seus elementos, é um curso de liderança de elevada intensidade física e psicológica, que possui um treino vocacionado para a tipologia de missões dos Comandos. Sem esquecer a constante necessidade de tomar decisões perante a grande variedade de situações a que são expostos em curso. Todas essas caraterísticas dotam o Subalterno Comando de uma autoconfiança e vontade para cumprir a missão, acima da média. E, por isso, pronto para ser empregue em qualquer Teatro de Operações.This master's thesis has as its theme "The Importance of Training Comandos for their Commitment to Combat Situations".The main objectives are to verify how training affects the development of competencies and what set of competencies reveal greater importance to a Second Lieutenant or a Lieutenant of the Portuguese Army. For the accomplishment of this investigation the chosen methodology adopted is from Sarmento (2013a). Fieldwork was carried out through documentary and bibliographic research, interview surveys and questionnaire surveys. This master's thesis is divided into two parts. A theoretical part and a practical part. In the theoretical part, the necessary concepts for the rest of the investigation are clarified. Concepts as leadership, competency, training and combat. In addition to that, it is explained the training processes for Infantry Subalterns and Comando Subalterns. In the practical part, the results from the interviews and questionnaire are presented, analyzed and discussed. The interview has a lenght of 10 questions. The questionnaire has 55 items and is a questionnaire about leadership skills, with 24 leadership competencies and 3 criteria factor. The main conclusions of the research highlight the most important leadership competences for a Subaltern: Technical and Professional Aptitude, Self-Confidence, Ability to Solve Problems, Courage, Decision Making, Self-Control, Integrity, Cohesion and Teamwork, Flexibility and Adaptability, and Determination and Perseverance. Furthermore, it is verified that the leadership skills of Comando Officers present higher levels of proficiency than others under study. And that is relationed with the Comando trainning. It makes a rigorous natural selection to its elements. Because it is a course of leadership with high physical and psychological intensity. Their training is oriented to the typology of their missions. Not to mention the constant need to make decisions in response to a wide variety of situations to which they are exposed. All these characteristics give the Comando Subaltern self-confidence and willingness to fulfill the mission above average. And, therefore, these elements are ready to be employed in any Theater of Operations.Coelho, Maria Manuela M. Saraiva SarmentoPinto, SousaRepositório ComumMarques, Francisco André de Almeida2017-11-09T12:25:09Z2017-052017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19234201758121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:42.407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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