Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário

Bibliographic Details
Main Author: Pinto, Rosalice
Publication Date: 2023
Other Authors: Macagno, Fabrizio
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10362/162412
Summary: UIDB/00183/2020 UIDP/00183/2020
id RCAP_95f7383599e62b2723ba7ee783cc314d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/162412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitárioVerbo-visual argumentation in the text genre advertisementan analysis proposaluma proposta de análiseAdvertisementArgumentation theoryDiscursive genrePragmaticsVerbo-visual argumentationLinguistics and LanguageUIDB/00183/2020 UIDP/00183/2020A análise da argumentação verbo-visual na publicidade é uma área de pesquisa: crucial e problemática. Apesar dessa importância, os métodos ainda utilizados para interpretar e reconstruir a estrutura dos argumentos expressos através de meios verbais e visuais capturam apenas dimensões isoladas desse fenômeno complexo. Este artigo objetiva, assim, apresentar uma metodologia para a reconstrução e análise de argumentos “de modo duplo” em anúncios publicitários, combinando os instrumentos analíticos desenvolvidos pela pragmática, teoria da argumentação, linguística dos textos e dos discursos. Um anúncio publicitário processa-se em cinco etapas. A primeira corresponde à análise do seu contexto, do gênero textual e das imagens (etapa 1). Essas primeiras representações semânticas são mais tarde enriquecidas através da inclusão das suas articulações polifónicas e pressuposições (etapa 2), das suas explicaturas (etapa 3) e das suas funções dialógicas e forças ilocutórias (etapa 4). Essas etapas pragmáticas propiciam a construção de esquemas de argumentação (etapa 5). O desenvolvimento desta metodologia pode vir a ser uma mais-valia para a análise de outros gêneros discursivos verbo-visuais, inclusive aqueles que circulam, na atualidade, nos meios digitais. The analysis of verbo-visual argumentation in advertising is a crucial and problematic area of research. Despite such importance, the methods used to interpret and reconstruct the structure of arguments expressed through verbal and visual media capture only isolated dimensions of this complex phenomenon. This article aims to present a methodology for the reconstruction and analysis of “dual-mode” arguments in advertisements, combining analytical tools developed by pragmatics, argumentation theory, text, and discourse linguistics. To this end, an advertisement is analyzed in five steps. The first step is the analysis of its context, textual genre, and images. The second, third, and fourth steps consist of enriching the first semantic representations through the inclusion of its polyphonic articulations and presuppositions, its explicatures, and its dialogical functions and illocutionary forces, in this order. The final step is to provide the construction of argumentation schemes.Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA)RUNPinto, RosaliceMacagno, Fabrizio2024-01-17T22:32:52Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article28application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/162412por0102-4450PURE: 81239331https://doi.org/10.1590/1678-460X202339253871info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:45:19Zoai:run.unl.pt:10362/162412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:53.586613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
Verbo-visual argumentation in the text genre advertisementan analysis proposal
uma proposta de análise
title Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
spellingShingle Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
Pinto, Rosalice
Advertisement
Argumentation theory
Discursive genre
Pragmatics
Verbo-visual argumentation
Linguistics and Language
title_short Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
title_full Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
title_fullStr Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
title_full_unstemmed Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
title_sort Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
author Pinto, Rosalice
author_facet Pinto, Rosalice
Macagno, Fabrizio
author_role author
author2 Macagno, Fabrizio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rosalice
Macagno, Fabrizio
dc.subject.por.fl_str_mv Advertisement
Argumentation theory
Discursive genre
Pragmatics
Verbo-visual argumentation
Linguistics and Language
topic Advertisement
Argumentation theory
Discursive genre
Pragmatics
Verbo-visual argumentation
Linguistics and Language
description UIDB/00183/2020 UIDP/00183/2020
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-17T22:32:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/162412
url http://hdl.handle.net/10362/162412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-4450
PURE: 81239331
https://doi.org/10.1590/1678-460X202339253871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138169710444544