Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/162412 |
Resumo: | UIDB/00183/2020 UIDP/00183/2020 |
id |
RCAP_95f7383599e62b2723ba7ee783cc314d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/162412 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitárioVerbo-visual argumentation in the text genre advertisementan analysis proposaluma proposta de análiseAdvertisementArgumentation theoryDiscursive genrePragmaticsVerbo-visual argumentationLinguistics and LanguageUIDB/00183/2020 UIDP/00183/2020A análise da argumentação verbo-visual na publicidade é uma área de pesquisa: crucial e problemática. Apesar dessa importância, os métodos ainda utilizados para interpretar e reconstruir a estrutura dos argumentos expressos através de meios verbais e visuais capturam apenas dimensões isoladas desse fenômeno complexo. Este artigo objetiva, assim, apresentar uma metodologia para a reconstrução e análise de argumentos “de modo duplo” em anúncios publicitários, combinando os instrumentos analíticos desenvolvidos pela pragmática, teoria da argumentação, linguística dos textos e dos discursos. Um anúncio publicitário processa-se em cinco etapas. A primeira corresponde à análise do seu contexto, do gênero textual e das imagens (etapa 1). Essas primeiras representações semânticas são mais tarde enriquecidas através da inclusão das suas articulações polifónicas e pressuposições (etapa 2), das suas explicaturas (etapa 3) e das suas funções dialógicas e forças ilocutórias (etapa 4). Essas etapas pragmáticas propiciam a construção de esquemas de argumentação (etapa 5). O desenvolvimento desta metodologia pode vir a ser uma mais-valia para a análise de outros gêneros discursivos verbo-visuais, inclusive aqueles que circulam, na atualidade, nos meios digitais. The analysis of verbo-visual argumentation in advertising is a crucial and problematic area of research. Despite such importance, the methods used to interpret and reconstruct the structure of arguments expressed through verbal and visual media capture only isolated dimensions of this complex phenomenon. This article aims to present a methodology for the reconstruction and analysis of “dual-mode” arguments in advertisements, combining analytical tools developed by pragmatics, argumentation theory, text, and discourse linguistics. To this end, an advertisement is analyzed in five steps. The first step is the analysis of its context, textual genre, and images. The second, third, and fourth steps consist of enriching the first semantic representations through the inclusion of its polyphonic articulations and presuppositions, its explicatures, and its dialogical functions and illocutionary forces, in this order. The final step is to provide the construction of argumentation schemes.Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA)RUNPinto, RosaliceMacagno, Fabrizio2024-01-17T22:32:52Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article28application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/162412por0102-4450PURE: 81239331https://doi.org/10.1590/1678-460X202339253871info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:45:19Zoai:run.unl.pt:10362/162412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:53.586613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário Verbo-visual argumentation in the text genre advertisementan analysis proposal uma proposta de análise |
title |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário |
spellingShingle |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário Pinto, Rosalice Advertisement Argumentation theory Discursive genre Pragmatics Verbo-visual argumentation Linguistics and Language |
title_short |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário |
title_full |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário |
title_fullStr |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário |
title_full_unstemmed |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário |
title_sort |
Argumentação verbo-visual no gênero textual anúncio publicitário |
author |
Pinto, Rosalice |
author_facet |
Pinto, Rosalice Macagno, Fabrizio |
author_role |
author |
author2 |
Macagno, Fabrizio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Rosalice Macagno, Fabrizio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Advertisement Argumentation theory Discursive genre Pragmatics Verbo-visual argumentation Linguistics and Language |
topic |
Advertisement Argumentation theory Discursive genre Pragmatics Verbo-visual argumentation Linguistics and Language |
description |
UIDB/00183/2020 UIDP/00183/2020 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-17T22:32:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/162412 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/162412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-4450 PURE: 81239331 https://doi.org/10.1590/1678-460X202339253871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138169710444544 |