O chefe ideal: um estudo sobre a sua representação social nos setores público e privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cláudia Maria Sá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94855
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling O chefe ideal: um estudo sobre a sua representação social nos setores público e privadoThe ideal boss: a study about its social representation in the public and private sectorRepresentações SociaisChefe IdealSetor PúblicoSetor PrivadoLiderançaSocial RepresentationsIdeal BossPublic SectorPrivate SectorLeadershipDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como principal objetivo analisar a representação social do chefe ideal no setor público e no setor privado (por conta própria ou por conta de outrem). Para tal, 2075 indivíduos foram inquiridos. Aplicámos a Técnica de Associação Livre de Palavras para obter as evocações do chefe ideal. De modo a organizá-las, foi criado um sistema de categorias a partir das dimensões dos modelos de liderança positivaconsiderados adequados para a compreensão e interpretação dos resultados. Identificámos os principais termos de cada setor através do Quadro de Quatro Casas. Os resultados obtidos indicam que os núcleos centrais do setor público e do setor privado (por conta própria ou por conta de outrem) não diferem e são constituídos pelas palavras “compreensivo”, “respeitador”, “líder”, “competente” e “simpático”. As categorias mais predominantes são Empatia, Preocupação com os Outros e Liderar pelo Exemplo. As categorias menos predominantes são Autoconsciência, Comunicação de Normas e Concetualização. Em ambos os setores, as categorias que predominam são Empatia e Preocupação com os Outros. Os resultados sugerem assim uma forte consistência na representação social do chefe ideal entre os diferentes setores.The aim of this study is to analyse the social representation of the ideal boss in the public sector and in the private sector (self-employed private sector worker or self-employed worker in a private sector). To achieve it, 2075 subjects were surveyed. We applied the Free Word Association technique to get the evocations of the ideal boss. In order to organize them, we create a categorical system from the dimensions of the positive leadership models, which we considered appropriate for the understanding and interpretation of results. We identified the main terms of each sector through the Four-Frame Table. The obtained outcomes show that the central core of public and private sector (self-employed private sector worker or self-employed worker in a private sector) do not differ and is constituted by “comprehensive”, “respectful”, “leader”, “competent” and “sympathetic”. The categories more predominant are Empathy, Concern with the Others and Leading by Example. The categories less predominant are Self-Awareness, Norms and Conceptualization. In both sectors, the predominant categories are Empathy and Concern with Others. The results thus suggest a strong consistency in the social representation of ideal boss among the different sectors.2019-02-272025-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94855http://hdl.handle.net/10316/94855TID:202715914porAbreu, Cláudia Maria Sáinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:00:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:29.702226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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