A perceção da Geração Baby Boomers, Geração X e Millennials à utilização da Inteligência Artificial nos processos de recrutamento e seleção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38645 |
Resumo: | O processo de recrutamento e seleção, como prática de gestão de recursos humanos desempenha um papel decisivo nas organizações, enquanto método de atração e retenção de talentos, com vista a ter impactos frutíferos no desempenho e na vantagem competitiva das organizações. Como tal, surgiu a importância de abordar esta área de forma mais detalhada e inovadora, razão pela qual, a presente investigação estuda a perceção das diferentes gerações, mais concretamente dos Baby Boomers, da Geração X e dos Millennials em relação à utilização da inteligência artificial nos processos de recrutamento e seleção. O objetivo do estudo prende-se com a identificação de relações dispares entre as diferentes gerações em relação à utilização da inteligência artificial nos processos de recrutamento e seleção. De forma a alcançar os objetivos supracitados, foi desenvolvido um inquérito por questionário e posteriormente aplicado a uma amostra de 163 participantes. Através do questionário, foi possível obter um conjunto de dados relativos à utilização de recursos tecnológicos por parte das diferentes gerações e consecutivamente identificar um conjunto de atitudes e perspetivas acerca da utilização da inteligência artificial na vida pessoal e profissional destes, mais concretamente aliadas ao processo de recrutamento e seleção. Com base nas evidências obtidas através da análise estatística dos dados concluiu-se que existe uma discrepância entre as perceções das diferentes gerações em relação à utilização da inteligência artificial nos processos de recrutamento e seleção, havendo uma maior aceitação por parte da Geração X e dos Millennials |
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