Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Celeste
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lourenço-Gomes, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76695
Resumo: Este artigo analisa dados longitudinais de escrita de vogais não acentuadas do português europeu, produzidos por crianças no 2º e 4º anos do Ensino Básico. Os dados foram extraídos do corpus EFFE-On, uma base de dados eletrónica de escrita e fala de crianças portuguesas nos anos iniciais de escolaridade. Os resultados mostram frequências distintas de formas ortográficas não convencionais para as vogais nas diversas posições da palavra, relacionadas com os processos de neutralização e de semivocalização. O desempenho observado na amostra é justificável, tendo em consideração o sistema fonológico e as suas manifestações fonéticas, em interligação com a grafia da língua e, ainda, com a prática docente.
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spelling Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadasWriting data from Portuguese school children: unstressed vowelsEscrita infantilVogaisRedução vocálicaFormas ortográficas não convencionaisCorpus EFFE-OnChildren writingVowelsVowel reductionNon-conventional spelling formsThe corpus EFFE-OnHumanidades::Línguas e LiteraturasEducação de qualidadeEste artigo analisa dados longitudinais de escrita de vogais não acentuadas do português europeu, produzidos por crianças no 2º e 4º anos do Ensino Básico. Os dados foram extraídos do corpus EFFE-On, uma base de dados eletrónica de escrita e fala de crianças portuguesas nos anos iniciais de escolaridade. Os resultados mostram frequências distintas de formas ortográficas não convencionais para as vogais nas diversas posições da palavra, relacionadas com os processos de neutralização e de semivocalização. O desempenho observado na amostra é justificável, tendo em consideração o sistema fonológico e as suas manifestações fonéticas, em interligação com a grafia da língua e, ainda, com a prática docente.This paper analyses longitudinal writing data on European Portuguese unstressed vowels produced by 2nd and 4th-grade children. The data were taken from the EFFE-On Corpus, an electronic database of writing and speech of Portuguese children in the early years of schooling. The results show distinct frequencies of unconventional orthographic forms for vowels in the various word positions related to neutralisation and semivocalisation processes. The children's performance observed in the sample is justifiable considering the phonological system and its phonetic manifestations in connection with the language’s spelling and with the teaching practice.Assessing participants’ actions and time in performing acceptability judgment tasks through a dedicated web-based application (FCT-CEECIND/04331/2017)Universidade Federal de Pelotas (UFPel)Universidade do MinhoRodrigues, CelesteLourenço-Gomes, Maria do Carmo2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76695porRodrigues, C.; Lourenço-Gomes, M. C. (2021) Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas. Linguagem & Ensino, 24(4), 775-798.1983-2400https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/indexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:45.444384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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