Eficácia da publicidade em folhetos no setor de retalho em Portugal: Uma perspetiva comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Sónia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19333
Resumo: Nas últimas décadas tem sido possível observar profundas alterações na dinâmica do setor do retalho em Portugal verificando-se, a par desta evolução, a introdução da versão mais moderna da economia comportamental. Surge, assim, como uma abordagem ao estudo de padrões alternativos do comportamento do consumidor, aliando as teorias económicas alicerçadas no pensamento lógico da Economia Comportamental à importância do setor de retalho na economia portuguesa e crescente presença de ações promocionais nas grandes superfícies retalhistas. Assim, o objetivo principal do presente estudo centra-se na análise do comportamento dos consumidores, através de uma perspetiva comportamental, no setor de retalho alimentar em Portugal percebendo de que forma o comportamento e processo de decisão dos consumidores está, ou não, relacionado com a existência e grau de eficácia dos referidos folhetos. Para tal, em primeiro lugar será elaborada uma contextualização do setor e o desenvolvimento de uma base teórica da economia comportamental e comportamento do consumidor. Posteriormente, as bases teóricas foram aplicadas através de um questionário para se aferir se as escolhas identificadas pela amostra estão de acordo com a teoria, até então, estudada e cujos resultados foram analisados com recurso ao modelo estatístico Ordered Probit. O estudo desenvolvido permitiu, por um lado, concluir que a publicidade em folhetos observa influência na decisão de compra dos consumidores, sendo o nível de confiabilidade na mesma positivo e, por outro lado, que os fatores endógenos e exógenos que mais influenciam a resposta dos consumidores à publicidade em folhetos não observam todos o mesmo comportamento.
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description Nas últimas décadas tem sido possível observar profundas alterações na dinâmica do setor do retalho em Portugal verificando-se, a par desta evolução, a introdução da versão mais moderna da economia comportamental. Surge, assim, como uma abordagem ao estudo de padrões alternativos do comportamento do consumidor, aliando as teorias económicas alicerçadas no pensamento lógico da Economia Comportamental à importância do setor de retalho na economia portuguesa e crescente presença de ações promocionais nas grandes superfícies retalhistas. Assim, o objetivo principal do presente estudo centra-se na análise do comportamento dos consumidores, através de uma perspetiva comportamental, no setor de retalho alimentar em Portugal percebendo de que forma o comportamento e processo de decisão dos consumidores está, ou não, relacionado com a existência e grau de eficácia dos referidos folhetos. Para tal, em primeiro lugar será elaborada uma contextualização do setor e o desenvolvimento de uma base teórica da economia comportamental e comportamento do consumidor. Posteriormente, as bases teóricas foram aplicadas através de um questionário para se aferir se as escolhas identificadas pela amostra estão de acordo com a teoria, até então, estudada e cujos resultados foram analisados com recurso ao modelo estatístico Ordered Probit. O estudo desenvolvido permitiu, por um lado, concluir que a publicidade em folhetos observa influência na decisão de compra dos consumidores, sendo o nível de confiabilidade na mesma positivo e, por outro lado, que os fatores endógenos e exógenos que mais influenciam a resposta dos consumidores à publicidade em folhetos não observam todos o mesmo comportamento.
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