Wikitest: plataforma de consolidação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Paulo Jorge Calmeiro dos Reis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2390
Resumo: Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interactivos apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
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spelling Wikitest: plataforma de consolidação das aprendizagensObjectos de aprendizagemQuestionáriosSCORMLearning objectsQuizzesDissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interactivos apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.A plataforma Wikitest (http://wikitest.esna.pt) pretende ser uma resposta tecnológica baseada nos conceitos Web 2.0 e User-Generated Content (UGC), destinada à consolidação de conhecimentos dos alunos em diversas áreas. Permite a adaptabilidade a várias línguas e, neste momento, suporta Português, Espanhol, Francês, Inglês, Alemão e Italiano. No que diz respeito aos utilizadores, existem quatro níveis de permissão: o administrador, com todos os poderes; o especialista, com capacidade de alterar questões; o utilizador, que após o registo, pode identificar os seus testes bem como as questões neles utilizadas; por fim, o utilizador anónimo, que pode usar as restantes funcionalidades. A elaboração dos testes alicerça-se numa base de dados de questões pré-inseridas e classificadas segundo um conjunto de metadados seleccionados de acordo com o modelo Learning Object Metadata (LOM). As novas questões podem ser inseridas por qualquer tipo de utilizador. Para cada questão, o utilizador define várias respostas possíveis, indicando se estão certas ou não. Qualquer utilizador pode criar testes, que basicamente são conjuntos de questões aleatórias armazenadas numa base de dados. Para criar um novo teste, o utilizador tem de aceder à respectiva área e, através das caixas de combinação, seleccionar o pretendido. Há também a possibilidade de escolher as questões por língua, com ou sem imagens ou através das palavras-chave. Após a selecção, cabe ao utilizador definir quantas questões aleatórias serão integradas no teste. Os testes são apresentados em quatro formatos: Portable Document Format (PDF), PowerPoint Open XML Presentation (PPTX), HyperText Markup Language (HTML) e Sharable Content Object Reference Model (SCORM) versão 1.2. Esta diferenciação nos formatos permite a adaptabilidade a vários cenários, desde o papel até aos avançados testes em plataforma de gestão de aprendizagem (LMS). As questões mais interessantes podem ser partilhadas, quer através das redes sociais quer por correio electrónico, ou adicionadas aos favoritos do browser, através de uma aplicação (addtoany). Sendo uma plataforma baseada na comunidade, o seu sucesso depende da participação de professores e formadores de todo o mundo. O projecto é ainda uma versão beta, contudo já tem 1046 perguntas na sua base de dados, o que é um bom indicador sobre o seu sucesso.ABSTRACT: The Wikitest platform (http://wikitest.esna.pt) is intended to be a technological answer based on the Web 2.0 and User-Generated Content (UGC) concepts, aimed at consolidating pupil´s knowledge in a variety of areas. It can be adapted to a diversity of languages and currently supports Portuguese, Spanish, French, English, German and Italian. There are four different levels of users: the “administrator” who has full privileges, the “specialist” who has the ability to edit questions, the regular user who, after registering, can select his tests and the questions therein, and finally the anonymous user who can use the remaining functions. The compilation of the tests is based on a database of previously inserted questions, which are characterized with a subset of the Learning Object Metadata (LOM) model. New questions can be inserted by any type of user. For each question, the user creates a set of multiple answers, indicating whether or not they are correct. Anyone can create automatic tests, which are basically collections of random questions retrieved from the database. In order to create a new test, the user has to access his area, using combo boxes to select the subject of the test. There is also the possibility of choosing questions by language, with or without images or by means of keywords. After this step, the user can specify how many random questions should be integrated in the assessment. The tests are presented in four output formats: Portable Document Format (PDF), PowerPoint Open XML Presentation (PPTX), HyperText Markup Language (HTML) and Sharable Content Object Reference Model (SCORM) version 1.2. This support to multiple formats allows a range of different assessment scenarios, from simple paper based assessments to advanced Learning Management System (LMS) based assessments. The most interesting questions can be shared via social networks, by e-mail or added as browser favorites, with an “addtoany” application. Being a community based framework, its success depends on the contribution of teachers and instructors from around the world. The project is still a beta version, but it has already 1046 questions on its database, which is a good indicator about its success.Santos, Osvaldo Arede dosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSerra, Paulo Jorge Calmeiro dos Reis2014-06-04T11:53:53Z2014-06-0420102014-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:10Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:41.551547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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