Design aplicado a estudos de mobilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Inês de Sousa Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99609
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_96378e4719dc24767f3b7bef1de08ac1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design aplicado a estudos de mobilidadeaplicação móvelaplicação webinteraçãointerfacemobilidademodelo urbanorecolha de dadosusabilidadevalidação de dadosprocesso de designdata collectioninteractioninterfacemobile applicationmobilityurban modelusabilityweb applicationdesign processDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.No país em que vivemos somos livres de escolher para onde vamos e como o fazemos. No entanto, a escolha desses locais está dependente das nossas obrigações (por exemplo, trabalho), dos nossos gostos pessoais (por exemplo, um café é mais saboroso naquele local), por questões económicas (por exemplo, um determinado supermercado é mais vantajoso que outro nas promoções que apresenta), o estado do trânsito ou tempo de viagem. A combinação entre os nossos objetivos e a disponibilidade de opções de transporte determina o que escolhemos e como o fazemos, que por sua vez irá influenciar a escolha de outros indivíduos. Esta tese insere-se no projeto iTEAM (Integrated Transports and Energy Activity-based Model) que ambiciona criar um modelo de mobilidade da cidade de forma a se conseguir uma maior otimização dos recursos existentes — por exemplo, melhoria de uma linha de transporte e/ou criação de uma nova que responda mais assertivamente às necessidades dos cidadãos. Este modelo tem como objetivo identificar de que forma as alterações nos padrões registados poderão influenciar a dinâmica de uma cidade permitindo um apoio à decisão e consequentemente, uma maior otimização dos recursos existentes. Para a sua construção é necessário recolher dados precisos sobre a mobilidade individual e apesar da disponibilidade tecnológica face aos métodos convencionais, ainda não é possível a total autonomia nessa recolha sendo necessário a intervenção dos utilizadores por um lado, em validar o que foi registado e por outro, completar a informação que não é possível registar automaticamente. A introdução de um processo de design na criação de uma solução coerente e consistente, aplicável no momento do registo dos dados (aplicação móvel) e na validação dos mesmos (aplicação web) irá permitir um controlo consciente na forma como a informação é apresentada aos utilizadores e com isso se espera uma melhoria na qualidade e quantidade dos dados registados para a construção de um melhor modelo.We live in a country where we are free to choose where we want to go, as well as how to get there, albeit the destination depends on our obligations (e.g. workplace), personal taste (e.g. a better brewed coffee in a specific place), or economic constraints (e.g. a specific supermarket is more appealing due to its constant price promotions), or simply the traffic conditions or the journey time. The combination between our objectives and the available transportation options, determines which one we choose and how we do so, which in turn will influence the choice of other people. The iTEAM (Integrated Transports and Energy Activity-based Model) project, which this thesis is part of, proposes to create a mobility model in order to understand how the changes, of the existing format, may influence the decision dynamics in order to achieve greater optimization of existing resources — for example, improvement of a transmission line and / or creating a new one that responds more assertively to the needs of people. The model will be constructed based on real data, although it will be necessary to reach out to the target population and register their individual mobility in the best possible manner. Meanwhile, the actual technology limitations don’t allow the register of information to be completely autonomous, which in turn requires user intervention in order to validate the data, which is automatically registered. The introduction of a design process in creating a coherent and consistent solution, applicable both on data collection phase (a mobile application) and validation phase will allow a control on the way that information is displayed to the users and consequently an improvement in the quality and quantity of data recorded to build a better model.2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99609http://hdl.handle.net/10316/99609porDias, Inês de Sousa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:46:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:10.889238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design aplicado a estudos de mobilidade
title Design aplicado a estudos de mobilidade
spellingShingle Design aplicado a estudos de mobilidade
Dias, Inês de Sousa Ferreira
aplicação móvel
aplicação web
interação
interface
mobilidade
modelo urbano
recolha de dados
usabilidade
validação de dados
processo de design
data collection
interaction
interface
mobile application
mobility
urban model
usability
web application
design process
title_short Design aplicado a estudos de mobilidade
title_full Design aplicado a estudos de mobilidade
title_fullStr Design aplicado a estudos de mobilidade
title_full_unstemmed Design aplicado a estudos de mobilidade
title_sort Design aplicado a estudos de mobilidade
author Dias, Inês de Sousa Ferreira
author_facet Dias, Inês de Sousa Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Inês de Sousa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv aplicação móvel
aplicação web
interação
interface
mobilidade
modelo urbano
recolha de dados
usabilidade
validação de dados
processo de design
data collection
interaction
interface
mobile application
mobility
urban model
usability
web application
design process
topic aplicação móvel
aplicação web
interação
interface
mobilidade
modelo urbano
recolha de dados
usabilidade
validação de dados
processo de design
data collection
interaction
interface
mobile application
mobility
urban model
usability
web application
design process
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99609
http://hdl.handle.net/10316/99609
url http://hdl.handle.net/10316/99609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134067448348672