O pensamento intercivilizacional islâmico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/1146 |
Resumo: | Ao apoiar a sua existência nas sagradas escrituras do Corão, a comunidade muçulmana defende, desde há muito, a tolerância e o diálogo entre povos e culturas. No entanto, a implementação institucional deste conceito data de tempos mais recentes, tendo raízes na década de 1970, altura em que surgem as primeiras iniciativas de diálogo intercivilizacional Euro-Árabe e Islâmico-Cristão. Uma destas primeiras iniciativas veio da imperatriz Farah Diba-Pahlavi do Irão, que, em 1976, criou a organização Sazman Gopte-gouye Farhangha – «diálogo entre civilizações» –, e realizou, em 1978, em Teerão, o seminário internacional «O Impacto Planetário do Pensamento Ocidental». Contudo, o ponto de viragem surge em Dezembro de 1997, com a proposta de Seyed Mohammad Khatami, na altura presidente da República Islâmica do Irão e também presidente da 8.ª reunião de chefes de estado da Organização da Conferência Islâmica (OCI), ao apresentar na Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas, a sua proposta, tendo em vista a consagração de um ano ao Diálogo das Civilizações. No ano seguinte a AG aprova, através da sua Declaração 53/22, 2001 como o ano das Nações Unidas para o Diálogo entre as Civilizações. |
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