A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Filipa Alexandra Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38865
Resumo: A realização desta dissertação tem o objetivo de proporcionar, ao mundo académico e empresarial, insights relevantes sobre o processo de controlo de gestão. Pretende-se, ainda, dar contributos necessários para a área do Turismo ao nível das práticas de controlo de gestão, visto não haver muitos estudos sobre as implicações dos sistemas de controlo de gestão no setor. Um adequado sistema de controlo de gestão auxilia a organização a ter sucesso, dispondo de um conjunto de instrumentos que motivem os gestores a alcançarem os objetivos estratégicos. O desenvolvimento deste trabalho seguiu as questões de investigação formuladas: 1. Como é que o sistema de informação de gestão está implementado na empresa Solférias, de forma a suportar o processo de tomada de decisão? Complementarmente, como é que a informação é recolhida, tratada e divulgada aos gestores? 2. Como é que os sistemas de controlo de gestão se adaptam a novos acontecimentos na vida das organizações? A presente investigação divide-se em três partes. Na primeira parte procedeu-se ao levantamento teórico, expondo os conceitos defendidos por vários autores sobre o tema Controlo de Gestão. A segunda parte destina-se ao trabalho empírico, onde a metodologia utilizada foi a qualitativa e o estudo de caso como método de pesquisa. O processo de recolha de dados foi realizado com base em entrevistas e análise documental. A discussão é a terceira parte relevante desta investigação, destinando-se à comparação dos resultados encontrados no estudo empírico com o levantamento teórico, para responder às questões de investigação. O estudo de caso foi realizado a uma empresa do setor turístico português: Solférias. A partir da evolução da empresa, efetuou-se um levantamento dos principais marcos no processo de controlo de gestão e no sistema de informação de gestão - instrumentos, procedimentos internos e novas linhas estratégicas que integram a organização. Em termos de resultados, comprovou-se que o sistema de informação de gestão é eficaz no apoio ao processo de tomada de decisão, tendo-se também constatado o envolvimento da estrutura organizacional. Os findings sugerem que a Solférias se preocupa em manter os colaboradores motivados, pois isso definirá o sucesso organizacional. Além disso, foi possível apurar que à medida que a empresa evolui e define novas orientações estratégicas os sistemas de controlo de gestão e de informação de gestão adaptamse em conformidade. Considera-se que o presente estudo é relevante para área de Gestão de Empresas ao nível das práticas de controlo de gestão. Compreende-se que o sistema não é estático, devendo haver uma monitorização contínua dos instrumentos que compõem o controlo de gestão.
id RCAP_963b5305ec9348ad73bafd89ea0611e4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa SolfériasSistema de controlo de gestãoSistema de informação de gestãoTomada de decisãoOrientaçõesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA realização desta dissertação tem o objetivo de proporcionar, ao mundo académico e empresarial, insights relevantes sobre o processo de controlo de gestão. Pretende-se, ainda, dar contributos necessários para a área do Turismo ao nível das práticas de controlo de gestão, visto não haver muitos estudos sobre as implicações dos sistemas de controlo de gestão no setor. Um adequado sistema de controlo de gestão auxilia a organização a ter sucesso, dispondo de um conjunto de instrumentos que motivem os gestores a alcançarem os objetivos estratégicos. O desenvolvimento deste trabalho seguiu as questões de investigação formuladas: 1. Como é que o sistema de informação de gestão está implementado na empresa Solférias, de forma a suportar o processo de tomada de decisão? Complementarmente, como é que a informação é recolhida, tratada e divulgada aos gestores? 2. Como é que os sistemas de controlo de gestão se adaptam a novos acontecimentos na vida das organizações? A presente investigação divide-se em três partes. Na primeira parte procedeu-se ao levantamento teórico, expondo os conceitos defendidos por vários autores sobre o tema Controlo de Gestão. A segunda parte destina-se ao trabalho empírico, onde a metodologia utilizada foi a qualitativa e o estudo de caso como método de pesquisa. O processo de recolha de dados foi realizado com base em entrevistas e análise documental. A discussão é a terceira parte relevante desta investigação, destinando-se à comparação dos resultados encontrados no estudo empírico com o levantamento teórico, para responder às questões de investigação. O estudo de caso foi realizado a uma empresa do setor turístico português: Solférias. A partir da evolução da empresa, efetuou-se um levantamento dos principais marcos no processo de controlo de gestão e no sistema de informação de gestão - instrumentos, procedimentos internos e novas linhas estratégicas que integram a organização. Em termos de resultados, comprovou-se que o sistema de informação de gestão é eficaz no apoio ao processo de tomada de decisão, tendo-se também constatado o envolvimento da estrutura organizacional. Os findings sugerem que a Solférias se preocupa em manter os colaboradores motivados, pois isso definirá o sucesso organizacional. Além disso, foi possível apurar que à medida que a empresa evolui e define novas orientações estratégicas os sistemas de controlo de gestão e de informação de gestão adaptamse em conformidade. Considera-se que o presente estudo é relevante para área de Gestão de Empresas ao nível das práticas de controlo de gestão. Compreende-se que o sistema não é estático, devendo haver uma monitorização contínua dos instrumentos que compõem o controlo de gestão.The purpose of this dissertation is to provide the academic and business world relevant insights about the process of management control. It is also intended to provide the necessary contributions to the Tourism industry in terms of management control practices, since there are not many studies on the implications of the management control systems in this sector. An adequate management control system helps the organization to succeed, providing a set of instruments that motivate managers to achieve strategic goals. The development of this work followed the research questions formulated: 1. How is the management information system implemented in the Solférias company, in order to support the decision-making process? In addition, how is the information collected, processed and disclosed to the managers? 2. How do management control systems adapt to new events in organizational life? This investigation is divided into three parts. In the first part, theoretical research was carried out, exposing the concepts defended by several authors on the topic of Management Control. The second part is the empirical work, where the methodology used was qualitative and a case study is displayed. The process of data collection was based on interviews and document analysis. The discussion is the third relevant part of this investigation, aiming at comparing the results found in the empirical study with the theoretical survey, in order to answer the investigation questions. The case study was applied to a company in the Portuguese tourism sector: Solférias. Based on the company's evolution, a survey on the main milestones in the management control process and in the management information system - instruments, internal procedures and new strategic lines that make up the organization. In terms of results, it was verified that the management information system is effective in supporting the decision-making process, and the involvement of the organizational structure was also confirmed. The findings demonstrated that Solférias is concerned with keeping their employees motivated, as this will define its organizational success. In addition, the results suggest that as the company evolves and defines new strategic guidelines, the management control and management information systems adapt accordingly. This study is considered relevant to the area of Business Management in terms of management control practices. It is understood that the system is not static, and there must be continuous monitoring of the instruments that build up the management control.Pimentel, LuísRepositório ComumMateus, Filipa Alexandra Ramos2022-01-14T12:02:27Z2021-10-292021-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38865TID:202884708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:24.914937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
title A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
spellingShingle A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
Mateus, Filipa Alexandra Ramos
Sistema de controlo de gestão
Sistema de informação de gestão
Tomada de decisão
Orientações
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
title_full A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
title_fullStr A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
title_full_unstemmed A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
title_sort A eficácia do sistema de controlo de gestão e da gestão da informação no processo de tomada de decisão: o caso da empresa Solférias
author Mateus, Filipa Alexandra Ramos
author_facet Mateus, Filipa Alexandra Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Luís
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Filipa Alexandra Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de controlo de gestão
Sistema de informação de gestão
Tomada de decisão
Orientações
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Sistema de controlo de gestão
Sistema de informação de gestão
Tomada de decisão
Orientações
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A realização desta dissertação tem o objetivo de proporcionar, ao mundo académico e empresarial, insights relevantes sobre o processo de controlo de gestão. Pretende-se, ainda, dar contributos necessários para a área do Turismo ao nível das práticas de controlo de gestão, visto não haver muitos estudos sobre as implicações dos sistemas de controlo de gestão no setor. Um adequado sistema de controlo de gestão auxilia a organização a ter sucesso, dispondo de um conjunto de instrumentos que motivem os gestores a alcançarem os objetivos estratégicos. O desenvolvimento deste trabalho seguiu as questões de investigação formuladas: 1. Como é que o sistema de informação de gestão está implementado na empresa Solférias, de forma a suportar o processo de tomada de decisão? Complementarmente, como é que a informação é recolhida, tratada e divulgada aos gestores? 2. Como é que os sistemas de controlo de gestão se adaptam a novos acontecimentos na vida das organizações? A presente investigação divide-se em três partes. Na primeira parte procedeu-se ao levantamento teórico, expondo os conceitos defendidos por vários autores sobre o tema Controlo de Gestão. A segunda parte destina-se ao trabalho empírico, onde a metodologia utilizada foi a qualitativa e o estudo de caso como método de pesquisa. O processo de recolha de dados foi realizado com base em entrevistas e análise documental. A discussão é a terceira parte relevante desta investigação, destinando-se à comparação dos resultados encontrados no estudo empírico com o levantamento teórico, para responder às questões de investigação. O estudo de caso foi realizado a uma empresa do setor turístico português: Solférias. A partir da evolução da empresa, efetuou-se um levantamento dos principais marcos no processo de controlo de gestão e no sistema de informação de gestão - instrumentos, procedimentos internos e novas linhas estratégicas que integram a organização. Em termos de resultados, comprovou-se que o sistema de informação de gestão é eficaz no apoio ao processo de tomada de decisão, tendo-se também constatado o envolvimento da estrutura organizacional. Os findings sugerem que a Solférias se preocupa em manter os colaboradores motivados, pois isso definirá o sucesso organizacional. Além disso, foi possível apurar que à medida que a empresa evolui e define novas orientações estratégicas os sistemas de controlo de gestão e de informação de gestão adaptamse em conformidade. Considera-se que o presente estudo é relevante para área de Gestão de Empresas ao nível das práticas de controlo de gestão. Compreende-se que o sistema não é estático, devendo haver uma monitorização contínua dos instrumentos que compõem o controlo de gestão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
2021-10-29T00:00:00Z
2022-01-14T12:02:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38865
TID:202884708
url http://hdl.handle.net/10400.26/38865
identifier_str_mv TID:202884708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135492754636800