Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barra, Joana Recto, 1994-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32130
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_96435da708cb5cf960757c6a53bb8782
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucionalCrianças e jovensVulnerabilidade socialAcolhimento institucionalRelatórios de estágio de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado de Educação e Formação, na especialização de Desenvolvimento Social e Cultural. Este relatório tem como principal objetivo descrever a experiência de vários meses de estágio num Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e refletir sobre ele. Durante o período de estágio tive a oportunidade de observar e de me envolver nas diversas dinâmicas da instituição, sobretudo em projetos como: Famílias Amigas; Voluntariado; Responsabilidade Social; Biblioteca do CAT; Apartamento Pré- Autonomia; Desporto do CAT e Assembleias de Jovens, sendo este último o projeto onde estive mais envolvida. O projeto das Assembleias de Jovens foi aquele que me suscitou maior interesse em participar, sendo um projeto que tem como principal objetivo promover a participação dos jovens da instituição, através da escuta e do apoio á intervenção. A multiplicidade de projetos, assim como as restantes atividades da instituição, possibilitaram-me ficar a conhecer o que se desenvolve nesta área e levaram-me a desempenhar uma série de tarefas muito diversificadas, o que foi um benefício enquanto estagiária e futura profissional. Apercebi-me que as aprendizagens realizadas ao longo da licenciatura e do mestrado foram um grande suporte para a minha experiência de estágio, principalmente unidades curriculares como: Relação Educativa, sendo muito útil para mim ter desenvolvido a capacidade de análise e interpretação e intervenção nas situações educativas, numa vertente mais relacional; Educação para a Saúde e Comportamentos de Risco, onde foi importante adquirir conhecimentos sobre os comportamentos de risco e os fatores associados, aprendendo também a identificar e analisar criticamente condicionantes e dimensões estruturais dos comportamentos violentos e a enquadrar sinais precoces de delinquência; Educação Não Formal, onde tive conhecimento de vários modos de trabalho pedagógico e práticas não formais; Desenvolvimento Local e Intervenção Comunitária, onde fiquei a conhecer dinâmicas e projetos de desenvolvimento local e de intervenção comunitária. Para além de ter aprendido bastante com todas as dinâmicas e com a equipa do CAT, que me deram uma grande preparação para um futuro profissional, penso que a relação que criei com as crianças e jovens que residem naquela instituição, me alterou e me fez crescer enquanto pessoalmente. O relatório está organizado em três capítulos, o primeiro é centrado no tema crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o segundo no papel do educador das instituições de acolhimento. Ambos os capítulos correspondem à fundamentação teórica do estágio. O terceiro capítulo aborda a dinâmica do estágio, realizado num Centro de Acolhimento Temporário.This internship report comes under the Master's Degree in Education and Training, specializing in Social and Cultural Development. This report has as main objective to describe the experience of several months of internship in a Centro de Acolhimento Temporário (CAT) and to reflect on it. During the internship period, I had the opportunity to observe and get involved in the various dynamics of the institution, especially in projects such as: Famílias Amigas; Voluntariado; Responsabilidade Social; Biblioteca do CAT; Apartamento Pré- Autonomia; Desporto do CAT e Assembleias de Jovens, being the last one the project where I was most involved. The project Assembleias de Jovens was the one that attracted me the most interest in participating, being a project that has as main objective to promote the participation of the young people of the institution, through listening and support to the intervention. The multiplicity of projects, as well as other activities of the institution, enabled me to get to know what is developing in this area and led me to perform a series of very diversified tasks, which was a benefit as a trainee and future professional. I realized that the apprenticeships carried out during the undergraduate and master's degrees were a great support for my internship experience, mainly curricular units such as: Relação Educativa, being very useful for me to have developed the capacity for analysis and interpretation and intervention in situations educational, in a more relational aspect; Educação para a Saúde e Comportamentos de Risco, where it was important to acquire knowledge about risk behaviors and associated factors, and also to identify and analyze critically the structural determinants and dimensions of violent behaviors and to frame early signs of delinquency; Educação Nao Formal, where I became aware of various modes of pedagogical work and non-formal practices; Desenvolvimento Local e Intervenção Comunitária, where I learned about dynamics and projects of local development and community intervention. In addition to having learned a lot from all the dynamics and the CAT team, which gave me a great preparation for a professional future, I think that the relationship I created with the children and young people who live in that institution, changed me and made me grow while personally. The report is organized in three chapters, the first focusing on children and young people in situations of social vulnerability, the second on the role of the educator of the host institutions. Both chapters correspond to the theoretical foundation of the internship. The third chapter covers the dynamics of the internship, held in a Temporary Reception Center.Cavaco, Carmen, 1970-Freire, Isabel Pimenta, 1952-Repositório da Universidade de LisboaBarra, Joana Recto, 1994-2018-03-05T15:06:07Z20172017-10-122017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32130TID:201912783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:26.925090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
title Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
spellingShingle Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
Barra, Joana Recto, 1994-
Crianças e jovens
Vulnerabilidade social
Acolhimento institucional
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
title_full Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
title_fullStr Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
title_full_unstemmed Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
title_sort Dispositivos educativos para a promoção da participação dos jovens em situação de acolhimento institucional
author Barra, Joana Recto, 1994-
author_facet Barra, Joana Recto, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barra, Joana Recto, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças e jovens
Vulnerabilidade social
Acolhimento institucional
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Crianças e jovens
Vulnerabilidade social
Acolhimento institucional
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-12
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-05T15:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32130
TID:201912783
url http://hdl.handle.net/10451/32130
identifier_str_mv TID:201912783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134400753958912