Identificação do potencial do Learning Analytics como conceito agregador da dispersão de relatórios gerados pelas plataformas de gestão de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16935 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação têm um papel fundamental no quotidiano das pessoas e da sociedade. Este facto tem muito do seu fundamento na crescente importância da obtenção do conhecimento em tempo real. Este conhecimento é ainda mais valorizado no mundo dos negócios pois informação tratada, atualizada, acessível e fiável é crucial para o controlo e tomada de decisão. No que se refere aos serviços, nomeadamente ao serviço da educação universitária, a informação gerada pelas plataformas de gestão do ensino é essencial para a correta monitorização dos processos e da interação entre os alunos, professores, conteúdos e serviços mediados por tecnologia. Mediante um estudo de caso exploratório realizado no contexto da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, foi possível caracterizar o uso das plataformas, nomeadamente a de e-learning e a dos serviços administrativos. Esse estudo, entre outros objetivos, propunha-se avaliar sumariamente o potencial, a pertinência e requisitos fundamentais para a implementação de um Learning Analytics. O objetivo principal recaía na identificação da adequação deste como conceito agregador da dispersão de relatórios gerados por duas plataformas de gestão do ensino - Blackboard e Sophia. Após a recolha dos dados e a utilização de uma ferramenta para a análise e a agregação dos mesmos numa única tabela foi possível cruzar as várias fontes de informação e tirar conclusões. A ferramenta selecionada para o efeito foi o Microsoft Excel e todas as atividades de compreensão e preparação dos dados foram sustentadas na metodologia CRISP-DM. Pelo que foi possível apurar neste protótipo, não existe uma relação concreta entre as variáveis estudadas – Ocupação da plataforma vs Ponto de Maturação vs Taxa de Aprovação. No entanto foi identificado e reconhecido o grande potencial conceptual do Learning Analytics para estudos semelhantes e de dimensões superiores. |
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