Atitude dos estudantes de ensino secundário à prática da atividade física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2050 |
Resumo: | Vários estudos epidemiológicos têm evidenciado a importância da atividade física comprovando a sua contribuição para uma vida saudável e o bem-estar do indivíduo. Neste sentido, é importante que os jovens adquiram conhecimentos, gosto e motivação pela atividade física e façam da sua prática um estilo de vida, uma vez que a adoção de comportamentos protetores da saúde na infância e adolescência, promovem uma vida com mais qualidade, podendo também determinar uma vida mais saudável na idade adulta e na velhice. Neste âmbito, as atitudes revestem-se de grande importância, porque podem predizer a motivação para a aprendizagem e o envolvimento dos mais jovens nas atividades físicas e desportivas. Os objetivos deste estudo são avaliar as atitudes dos estudantes do ensino secundário face à atividade física e identificar quais os fatores que interferem nas mesmas. Desenvolveu-se um estudo não – experimental, descritivo, analítico, transversal e de natureza quantitativa. Foi selecionada uma amostra não probabilística por acessibilidade, constituída pelos estudantes do ensino secundário, de um Agrupamento de escolas do Distrito da Guarda, constituída por 95 estudantes com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos, com uma média de idades de 17.48 anos. Relativamente ao instrumento de colheita de dados, a escolha recaiu num questionário elaborado especificamente para o estudo e numa escala traduzida e validada na população portuguesa para avaliar as atitudes face à atividade física e ao desporto, Escala de Actitudes hacia la Actividad Física y el Deporte (Escala de Atitudes face à Atividade Física e o Desporto), desenvolvida por Dosil (2002). A aplicação da escala de atitudes face à atividade física e desporto permitiu observar que 36.8% dos estudantes situaram-se num nível médio inferior, seguidos de 30.5% que se posicionaram no nível médio e de 23.2% que ocuparam o nível inferior, 3.6% dos estudantes situaram-se no nível médio superior e 3.2% no nível superior. Concluiu-se que os estudantes do ensino secundário que apresentam atitudes mais positivas face à prática da atividade física, são os estudantes mais novos; do género masculino; a frequentar o curso científico-humanístico; consumidores de bebidas alcoólicas e que praticam atividade física. Verificam-se ainda atitudes mais positivas nos indivíduos em que o seu grupo de pares pratica atividade física. Os resultados desta investigação apontam para a necessidade de planear algumas atividades que envolvam os estudantes que participaram no estudo, a escola, a família e o Centro de Saúde, enquanto elementos promotores de estilos de vida saudáveis e de forma a fomentar atitudes mais positivas face à prática de atividade física. |
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