Gamificação como potencializador do sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Danielson Nataniel de Pina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28068
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o mercado de trabalho tem vindo a ganhar uma forte dinâmica, caraterizada essencialmente, pela intensificação da competitividade cada vez mais agressiva do meio envolvente e pelo forte avanço tecnológico. As mudanças verificadas exigem maiores esforços por parte das organizações para atrair, envolver e reter o seu valor maior: as pessoas. Por outro lado, as pessoas têm vindo a evidenciar uma progressiva valorização dos momentos de lazer e entretenimento, sendo que grande parte destes momentos é dedicado a jogos. A combinação do interesse das pessoas pelos jogos com as necessidades das organizações, levou ao surgimento de um novo conceito, amplamente explorado na literatura atual, que é o da gamificação e o seu impacto no engagement, envolvimento e motivação das pessoas. Esta temática leva-nos a questionar se a gamificação pode aumentar o sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing. Para responder a esta questão utilizamos uma metodologia de investigação mista, com recurso a um questionário e a uma ferramenta de análise semântica (Leximancer) para tratar e analisar as respostas e assim identificar, num mapa conceptual, os fatores mais relevantes da investigação (gamificação, pessoas, proximidade e atividade). Estes resultados são também importantes para o uso das potencialidades da gamificação, no reforço do sentimento de pertencimento organizacional e engagement dos consultores de TI no outsourcing ou outros modelos de negócio.
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