Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Beatriz Sofia Chaves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15327
Resumo: A presente investigação, de cariz qualitativo, apresenta-se como um estudo de caso, procurando adquirir e contemplar conhecimentos acerca da vertente social das Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) tendo como objetivo primordial analisar esta realidade no contexto de um aluno com síndrome de Down e surdez associada, que se encontra institucionalizado e estuda numa Escola de Referência para o Ensino e Educação Bilingue. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas aos profissionais que trabalham com o aluno no seu quotidiano escolar. Os resultados obtidos e apresentados nesta dissertação demonstram o trabalho adequado que os profissionais desempenham com o aluno e como os mesmos estão refletidos mediante as suas perceções sobre crianças institucionalizadas. Os resultados demonstram também que a escola bem como a instituição em que o jovem vive trabalham em parceria de forma a potencializar ao máximo as capacidades cognitivas que o jovem apresenta e têm como objetivo principal prepará-lo o melhor possível para a vida adulta que o espera.
id RCAP_967d1fc1b61c2bebdc0b582a0721eabe
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escolaCriança/jovemRiscoEscolaContexto SocialChild/juvenileRiskSchoolSocial contextDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação, de cariz qualitativo, apresenta-se como um estudo de caso, procurando adquirir e contemplar conhecimentos acerca da vertente social das Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) tendo como objetivo primordial analisar esta realidade no contexto de um aluno com síndrome de Down e surdez associada, que se encontra institucionalizado e estuda numa Escola de Referência para o Ensino e Educação Bilingue. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas aos profissionais que trabalham com o aluno no seu quotidiano escolar. Os resultados obtidos e apresentados nesta dissertação demonstram o trabalho adequado que os profissionais desempenham com o aluno e como os mesmos estão refletidos mediante as suas perceções sobre crianças institucionalizadas. Os resultados demonstram também que a escola bem como a instituição em que o jovem vive trabalham em parceria de forma a potencializar ao máximo as capacidades cognitivas que o jovem apresenta e têm como objetivo principal prepará-lo o melhor possível para a vida adulta que o espera.This qualitative research is presented as a case study, seeking to acquire and contemplate knowledge about the social aspect of Additional Support Needs (NAS) with the primary objective of analyzing this reality in the context of a student with Down syndrome and associated deafness, the student is institutionalized and studying at a Reference School for Bilingual Education and Education. To proceed with data collection, structured interviews were conducted with professionals who work with the student in their daily school life. The results obtained and presented in this dissertation demonstrate the work that professionals develop with the student and how they are reflected through their perceptions about institutionalized children. The results also show that the school, as well as the institution in which the child lives, work in partnership in order to maximize the cognitive abilities presented by the child and their main objective is to prepare them as well as possible for the adult life that awaits them.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSousa, Susana BarbosaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Beatriz Sofia Chaves2020-01-20T14:15:37Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15327TID:202570550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:04.606474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
title Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
spellingShingle Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
Pinto, Beatriz Sofia Chaves
Criança/jovem
Risco
Escola
Contexto Social
Child/juvenile
Risk
School
Social context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
title_full Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
title_fullStr Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
title_full_unstemmed Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
title_sort Perceção dos intervenientes perante um aluno surdo em situação de risco social: um estudo de caso sobre a intervenção da escola
author Pinto, Beatriz Sofia Chaves
author_facet Pinto, Beatriz Sofia Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Susana Barbosa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Beatriz Sofia Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Criança/jovem
Risco
Escola
Contexto Social
Child/juvenile
Risk
School
Social context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança/jovem
Risco
Escola
Contexto Social
Child/juvenile
Risk
School
Social context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A presente investigação, de cariz qualitativo, apresenta-se como um estudo de caso, procurando adquirir e contemplar conhecimentos acerca da vertente social das Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) tendo como objetivo primordial analisar esta realidade no contexto de um aluno com síndrome de Down e surdez associada, que se encontra institucionalizado e estuda numa Escola de Referência para o Ensino e Educação Bilingue. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas aos profissionais que trabalham com o aluno no seu quotidiano escolar. Os resultados obtidos e apresentados nesta dissertação demonstram o trabalho adequado que os profissionais desempenham com o aluno e como os mesmos estão refletidos mediante as suas perceções sobre crianças institucionalizadas. Os resultados demonstram também que a escola bem como a instituição em que o jovem vive trabalham em parceria de forma a potencializar ao máximo as capacidades cognitivas que o jovem apresenta e têm como objetivo principal prepará-lo o melhor possível para a vida adulta que o espera.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-20T14:15:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15327
TID:202570550
url http://hdl.handle.net/10400.22/15327
identifier_str_mv TID:202570550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131442697994240