Contributo dos mapas conceituais na avaliação das aprendizagens em biologia do 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36238 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio traduz o processo de conceção, implementação e avaliação de um projeto de investigação-intervenção (PII), desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada (PES) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O PII incidiu no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para a lecionação do tema “sistemas de transportes nos animais” da disciplina de Biologia do 10.º ano de escolaridade, desenhando atividades e recursos promotores e reguladores da avaliação de e para as aprendizagens dos alunos. A conceção dos recursos e atividades de aprendizagem integradas na SD foi inspirada na investigação em educação em ciências, nomeadamente, a perspetiva de ensino por pesquisa; a avaliação de e para as aprendizagens e o potencial educativo dos mapas conceituais (MC’s) na avaliação de e para as aprendizagens. Partindo de um paradigma sócio-crítico da investigação e princípios da metodologia de investigação-ação, procurou-se: avaliar as potencialidades e constrangimentos da SD, em particular do uso dos MC’s no processo de avaliação de e para as aprendizagens dos alunos envolvidos no PII (diagnóstica, formativa e sumativa); e refletir sobre o impacte do PII no desenvolvimento pré-profissional, social e pessoal do professor-estagiário (PE). Os dados foram recolhidos através: da observação participante do PE (grelhas de observação e diário); a análise documental (mapas conceituais produzidos pelos alunos); e o inquérito por questionário aos alunos. Dada a natureza dos dados recolhidos, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um conjunto de vantagens do uso de MC’s na promoção de aprendizagens dos alunos (saber identificar, hierarquizar e relacionar conceitos) e desvantagens (dificuldades na leitura dos MC’s devido à quantidade de informação que encerra). De acordo com os alunos inquiridos (questionário), o uso de MC’s contribuiu para uma conceção mais consciente quanto ao processo de avaliação de e para as aprendizagens sobre o tópico de “sistema de transporte dos animais”. Finalmente, o PII permitiu que o PE desenvolvesse algumas competências, enquanto pré-profissional de educação e investigação, quer a nível de conhecimento didático, quer a nível de capacidades investigativas, verificando-se igualmente o desenvolvimento de competências sociais e pessoais. |
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Contributo dos mapas conceituais na avaliação das aprendizagens em biologia do 10º ano de escolaridadeAvaliação das aprendizagensMapas conceituaisAprendizagem colaborativaBiologiaSistemas de transporte nos animaisO presente relatório final de estágio traduz o processo de conceção, implementação e avaliação de um projeto de investigação-intervenção (PII), desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada (PES) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O PII incidiu no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para a lecionação do tema “sistemas de transportes nos animais” da disciplina de Biologia do 10.º ano de escolaridade, desenhando atividades e recursos promotores e reguladores da avaliação de e para as aprendizagens dos alunos. A conceção dos recursos e atividades de aprendizagem integradas na SD foi inspirada na investigação em educação em ciências, nomeadamente, a perspetiva de ensino por pesquisa; a avaliação de e para as aprendizagens e o potencial educativo dos mapas conceituais (MC’s) na avaliação de e para as aprendizagens. Partindo de um paradigma sócio-crítico da investigação e princípios da metodologia de investigação-ação, procurou-se: avaliar as potencialidades e constrangimentos da SD, em particular do uso dos MC’s no processo de avaliação de e para as aprendizagens dos alunos envolvidos no PII (diagnóstica, formativa e sumativa); e refletir sobre o impacte do PII no desenvolvimento pré-profissional, social e pessoal do professor-estagiário (PE). Os dados foram recolhidos através: da observação participante do PE (grelhas de observação e diário); a análise documental (mapas conceituais produzidos pelos alunos); e o inquérito por questionário aos alunos. Dada a natureza dos dados recolhidos, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um conjunto de vantagens do uso de MC’s na promoção de aprendizagens dos alunos (saber identificar, hierarquizar e relacionar conceitos) e desvantagens (dificuldades na leitura dos MC’s devido à quantidade de informação que encerra). De acordo com os alunos inquiridos (questionário), o uso de MC’s contribuiu para uma conceção mais consciente quanto ao processo de avaliação de e para as aprendizagens sobre o tópico de “sistema de transporte dos animais”. Finalmente, o PII permitiu que o PE desenvolvesse algumas competências, enquanto pré-profissional de educação e investigação, quer a nível de conhecimento didático, quer a nível de capacidades investigativas, verificando-se igualmente o desenvolvimento de competências sociais e pessoais.This final internship report reflects the process of design, implementation and evaluation of a research-intervention project (RIP), developed within the curricular units Supervised Teaching Practice (STP) and Educational Guidance Seminar (EGS), of the 2nd year of the Master in Biology and Geology Teacher Education - 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The RIP focused on the development of a didactic sequence (DS) for the teaching of the subject "transport systems in animals" of the Biology discipline in the 10th grade. It integrates activities and resources that aimed to promote and regulate the assessment of and for student learning and were inspired by research in science education, namely: the inquiry-based teaching perspective; the assessment of and for learning; and the educational potential of concept maps (CM’s) in the assessment of and for learning. Based on a social-critical research paradigm and principles of action research methodology, the project sought to assess the potential and constraints of DS, in the use of CM’s in the assessment of learning of the students involved (diagnostic, formative and summative assessment) and reflect on the impact of the RIP on the pre-professional, social and personal development of the teacher trainee. Data were collected through participant observation of the teacher trainee (observation grids and diary); documentary analysis (concept maps produced by students); and the questionnaire survey to students. Given the nature of the data collected, the content analysis technique was used. The results showed a set of advantages of using CM’s to promote students' learning (e.g. knowing how to identify, prioritize and relate concepts) and disadvantages (e.g. difficulties in reading concept maps due to the amount of information they contain). According to the student answers to the questionnaire, the use of CM’s contributed to a more conscious conception of the evaluation process of and learning about the topic of 'animal transport system'. Finally, the RIP allowed the teacher trainee to develop some pre-professional competences, both in terms of didactic knowledge and research skills, as well as social and personal competences.2023-02-07T16:15:20Z2022-11-09T00:00:00Z2022-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36238porFrancisco, Paulo Fernando dos Santos Carvalheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:53Zoai:ria.ua.pt:10773/36238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:06.394126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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