Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno Daniel Cerdeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8246
Resumo: O problema do tráfego rodoviário tem vindo a assumir uma crescente importância devido aos seus efeitos negativos na sociedade moderna, capazes de originar a diminuição da produtividade, da qualidade de vida e a degradação do meio ambiente. No domínio da simulação social, o investimento em simuladores baseados em agentes capazes de analisar os fenómenos de tráfego rodoviário tem aumentado. Uma das áreas fundamentais no estudo de modelos de tráfego é o fluxo gerado pela interacção dos veículos. Este processo designa-se car-following. Com o objectivo de aprofundar a integração de algoritmos de car-following em plataformas e ambientes de simulação social, este trabalho analisa, estende e implementa dois algoritmos de car-following no ambiente Netlogo. Os dois algoritmos baseiam-se em abordagens distintas: um inspirado por sistemas multiagente, baseado em estados cognitivos e regras de decisão; e outro baseado na dinâmica de posição e da velocidade dos veículos. Os dois algoritmos são analisados comparativamente, destacando-se os seus pontos fortes, pontos fracos e a sua validade. Os resultados obtidos validam de diferentes maneiras o impacto dos comportamentos produzidos no fluxo de tráfego e sugerem que o algoritmo inspirado em sistemas multiagente aparenta produzir comportamentos mais realistas.
id RCAP_9696888299c12bc424f592fb49dbc065
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviárioCar-followingSistemas multi-agenteNetlogoIDMMulti-agent systemsO problema do tráfego rodoviário tem vindo a assumir uma crescente importância devido aos seus efeitos negativos na sociedade moderna, capazes de originar a diminuição da produtividade, da qualidade de vida e a degradação do meio ambiente. No domínio da simulação social, o investimento em simuladores baseados em agentes capazes de analisar os fenómenos de tráfego rodoviário tem aumentado. Uma das áreas fundamentais no estudo de modelos de tráfego é o fluxo gerado pela interacção dos veículos. Este processo designa-se car-following. Com o objectivo de aprofundar a integração de algoritmos de car-following em plataformas e ambientes de simulação social, este trabalho analisa, estende e implementa dois algoritmos de car-following no ambiente Netlogo. Os dois algoritmos baseiam-se em abordagens distintas: um inspirado por sistemas multiagente, baseado em estados cognitivos e regras de decisão; e outro baseado na dinâmica de posição e da velocidade dos veículos. Os dois algoritmos são analisados comparativamente, destacando-se os seus pontos fortes, pontos fracos e a sua validade. Os resultados obtidos validam de diferentes maneiras o impacto dos comportamentos produzidos no fluxo de tráfego e sugerem que o algoritmo inspirado em sistemas multiagente aparenta produzir comportamentos mais realistas.The problem of road traffic has been assuming a growing importance due to its negative effects on modern society, which can lead to lower productivity, declining of quality of life and environmental degradation. In the area of social simulation the investm ent in agent-based simulators, capable of analysing these phenomena, has been increased. One of the key areas in the study of traffic road models is the flow generated by the interaction of vehicles. This process is called car-following. In order to deepen the integration of car-following algorithms across platforms and social simulation environments, this work analyses, extends and implements two car-following algorithms in Netlogo. These algorithms are based on different approaches: one inspired by multi-agent systems, based on decision-rules and cognitive states; and another based on the dynamics of position and vehicle speed. Both algorithms are analysed and compared, highlighting their strengths, weaknesses and its validity. The results authenticate the impact of behaviours produced in the flow of traffic in different ways and suggests that the algorithm based on multi-agent systems seems to produce more realistic behaviour.2014-12-29T14:20:28Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8246porRodrigues, Bruno Daniel Cerdeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:09.497069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
title Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
spellingShingle Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
Rodrigues, Bruno Daniel Cerdeira
Car-following
Sistemas multi-agente
Netlogo
IDM
Multi-agent systems
title_short Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
title_full Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
title_fullStr Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
title_full_unstemmed Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
title_sort Modelação e validação de processos de car-following em Netlogo para simulação de fluxo de tráfego rodoviário
author Rodrigues, Bruno Daniel Cerdeira
author_facet Rodrigues, Bruno Daniel Cerdeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno Daniel Cerdeira
dc.subject.por.fl_str_mv Car-following
Sistemas multi-agente
Netlogo
IDM
Multi-agent systems
topic Car-following
Sistemas multi-agente
Netlogo
IDM
Multi-agent systems
description O problema do tráfego rodoviário tem vindo a assumir uma crescente importância devido aos seus efeitos negativos na sociedade moderna, capazes de originar a diminuição da produtividade, da qualidade de vida e a degradação do meio ambiente. No domínio da simulação social, o investimento em simuladores baseados em agentes capazes de analisar os fenómenos de tráfego rodoviário tem aumentado. Uma das áreas fundamentais no estudo de modelos de tráfego é o fluxo gerado pela interacção dos veículos. Este processo designa-se car-following. Com o objectivo de aprofundar a integração de algoritmos de car-following em plataformas e ambientes de simulação social, este trabalho analisa, estende e implementa dois algoritmos de car-following no ambiente Netlogo. Os dois algoritmos baseiam-se em abordagens distintas: um inspirado por sistemas multiagente, baseado em estados cognitivos e regras de decisão; e outro baseado na dinâmica de posição e da velocidade dos veículos. Os dois algoritmos são analisados comparativamente, destacando-se os seus pontos fortes, pontos fracos e a sua validade. Os resultados obtidos validam de diferentes maneiras o impacto dos comportamentos produzidos no fluxo de tráfego e sugerem que o algoritmo inspirado em sistemas multiagente aparenta produzir comportamentos mais realistas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2011-10
2014-12-29T14:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8246
url http://hdl.handle.net/10071/8246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134892943998976