A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arede, Ivone Paula Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14107
Resumo: Na sequência do Ano Europeu do Voluntariado considerou-se pertinente a realização da presente investigação que tem como objetivos conhecer o conjunto de aprendizagens promovidas pela ação do voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome de Évora junto dos indivíduos que aí participam e qual a representação que estes têm da importância das mesmas. O presente estudo organiza-se em sete capítulos, sendo que cinco evidenciam a abordagem teórica e dois a abordagem metodológica. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, duas a voluntários dirigentes e cinco aos não dirigentes/execução, procedendo-se, em seguida, à análise de conteúdo. Com base nas entrevistas obtiveram-se os seguintes resultados: (i) a instituição é um espaço propício ao desenvolvimento de aprendizagens não formais e informais; (ii) as aprendizagens individuais centram-se no aprender com o outro, conhecer melhor a instituição e a si próprio; (iii) os voluntários consideram as aprendizagens realizadas como sendo muito importantes para a sua formação integral; ABSTRACT: Following the European Year of Volunteering we considered appropriate to conduct the present research, that aims to determine the learning sets promoted by the action of volunteering at the Food Bank Against Hunger in Évora, with the participant individuals, in order to know what is the representation they have about the learning sets. The present study is divided into seven chapters; five of which shed light on the theoretic approach and two on the methodological approach. Seven semi-structured interviews were conducted: two were applied to leader volunteers and five to non-leaders/execution volunteers, proceeding then to content analysis. Based on the interviews, we achieved the following results: (i) the institution is a space conducive to the development of formal and informal learning, (ii) the individual learning focus on learning from each other, and also to learn more about the institution and itself, (iii) the volunteers consider the undertaken learning as very important to their integral formation.
id RCAP_9697671777eef547dd84bd32b927a9cb
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de ÉvoraDesenvolvimentoCidadaniaVoluntariadoTerceiro setorEducação/FormaçãoAprendizagem ao longo da vidaDevelopmentCitizenshipVolunteeringThird sectorEducation/FormationLearning lifelongNa sequência do Ano Europeu do Voluntariado considerou-se pertinente a realização da presente investigação que tem como objetivos conhecer o conjunto de aprendizagens promovidas pela ação do voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome de Évora junto dos indivíduos que aí participam e qual a representação que estes têm da importância das mesmas. O presente estudo organiza-se em sete capítulos, sendo que cinco evidenciam a abordagem teórica e dois a abordagem metodológica. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, duas a voluntários dirigentes e cinco aos não dirigentes/execução, procedendo-se, em seguida, à análise de conteúdo. Com base nas entrevistas obtiveram-se os seguintes resultados: (i) a instituição é um espaço propício ao desenvolvimento de aprendizagens não formais e informais; (ii) as aprendizagens individuais centram-se no aprender com o outro, conhecer melhor a instituição e a si próprio; (iii) os voluntários consideram as aprendizagens realizadas como sendo muito importantes para a sua formação integral; ABSTRACT: Following the European Year of Volunteering we considered appropriate to conduct the present research, that aims to determine the learning sets promoted by the action of volunteering at the Food Bank Against Hunger in Évora, with the participant individuals, in order to know what is the representation they have about the learning sets. The present study is divided into seven chapters; five of which shed light on the theoretic approach and two on the methodological approach. Seven semi-structured interviews were conducted: two were applied to leader volunteers and five to non-leaders/execution volunteers, proceeding then to content analysis. Based on the interviews, we achieved the following results: (i) the institution is a space conducive to the development of formal and informal learning, (ii) the individual learning focus on learning from each other, and also to learn more about the institution and itself, (iii) the volunteers consider the undertaken learning as very important to their integral formation.Universidade de Évora2015-04-15T11:23:27Z2015-04-152012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14107http://hdl.handle.net/10174/14107porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Arede, Ivone Paula Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:42.047699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
title A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
spellingShingle A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
Arede, Ivone Paula Costa
Desenvolvimento
Cidadania
Voluntariado
Terceiro setor
Educação/Formação
Aprendizagem ao longo da vida
Development
Citizenship
Volunteering
Third sector
Education/Formation
Learning lifelong
title_short A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
title_full A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
title_fullStr A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
title_full_unstemmed A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
title_sort A importância do voluntariado na formação pessoal e social dos indivíduos: o caso do Banco Alimantar Contra a Fome de Évora
author Arede, Ivone Paula Costa
author_facet Arede, Ivone Paula Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arede, Ivone Paula Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Cidadania
Voluntariado
Terceiro setor
Educação/Formação
Aprendizagem ao longo da vida
Development
Citizenship
Volunteering
Third sector
Education/Formation
Learning lifelong
topic Desenvolvimento
Cidadania
Voluntariado
Terceiro setor
Educação/Formação
Aprendizagem ao longo da vida
Development
Citizenship
Volunteering
Third sector
Education/Formation
Learning lifelong
description Na sequência do Ano Europeu do Voluntariado considerou-se pertinente a realização da presente investigação que tem como objetivos conhecer o conjunto de aprendizagens promovidas pela ação do voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome de Évora junto dos indivíduos que aí participam e qual a representação que estes têm da importância das mesmas. O presente estudo organiza-se em sete capítulos, sendo que cinco evidenciam a abordagem teórica e dois a abordagem metodológica. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, duas a voluntários dirigentes e cinco aos não dirigentes/execução, procedendo-se, em seguida, à análise de conteúdo. Com base nas entrevistas obtiveram-se os seguintes resultados: (i) a instituição é um espaço propício ao desenvolvimento de aprendizagens não formais e informais; (ii) as aprendizagens individuais centram-se no aprender com o outro, conhecer melhor a instituição e a si próprio; (iii) os voluntários consideram as aprendizagens realizadas como sendo muito importantes para a sua formação integral; ABSTRACT: Following the European Year of Volunteering we considered appropriate to conduct the present research, that aims to determine the learning sets promoted by the action of volunteering at the Food Bank Against Hunger in Évora, with the participant individuals, in order to know what is the representation they have about the learning sets. The present study is divided into seven chapters; five of which shed light on the theoretic approach and two on the methodological approach. Seven semi-structured interviews were conducted: two were applied to leader volunteers and five to non-leaders/execution volunteers, proceeding then to content analysis. Based on the interviews, we achieved the following results: (i) the institution is a space conducive to the development of formal and informal learning, (ii) the individual learning focus on learning from each other, and also to learn more about the institution and itself, (iii) the volunteers consider the undertaken learning as very important to their integral formation.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-15T11:23:27Z
2015-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14107
http://hdl.handle.net/10174/14107
url http://hdl.handle.net/10174/14107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551845756928