A Web 2.0 na educação para os valores : problema ou desafio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, José Carlos de Azevedo e
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1382
Resumo: Esta dissertação de mestrado surge numa tentativa de integrar a Web 2.0 no contexto da educação para os valores. Será que a Web 2.0 poderá contribuir para que a educação para os valores possa ser mais motivadora, e para a aquisição de competências humanas e sociais do público-alvo? Diante de situações de desintegração de alguns elementos dos grupos de formação, será que poderemos encontrar nas ferramentas da Web 2.0 uma solução para a integração desses elementos? Estas foram algumas inquietações que nos ajudaram a esboçar os nossos objectivos: estudar a integração da Web 2.0 na educação para os valores; estudar a sua potencialidade como ferramenta de integração. Para atingir estes objectivos, começámos por verificar as mudanças contínuas do mundo em que vivemos e a necessidade de uma educação que contemple o universo dos valores. Estudámos três autores clássicos, que elaboraram algumas teorias e estratégias para a educação para os valores: Kohlberg, Raths e Cabanas. Desenvolvemos um estudo de caso, através da utilização de dois blogues na formação do público-alvo: um, vocacionado para a formação de dois grupos de jovens; o outro, destinado a um público mais abrangente. Utilizámos uma metodologia descritiva. Pretendemos analisar a forma como se criou interacção, como esta se desenvolveu, que tipo de recursos foram mais atractivos, e como cresceu o espírito de reflexão crítica, da partilha de recursos, trabalhos e opiniões. Utilizamos vários inquéritos como instrumentos de recolha de dados. Foram analisados a fim de nos fornecerem alguns dados sobre a literacia do públicoalvo em relação às tecnologias e da sua integração em contexto de aprendizagem. Como se tratava de um público jovem, optámos por utilizar uma estratégia que respeitasse a sua liberdade e autonomia. Foi dada a possibilidade de serem co-autores do blogue, no intuito de fortalecer a abertura, autonomia, responsabilidade, cooperação e reflexão crítica. Como resultados, podemos afirmar que o blogue pode ser aproveitado no contexto da educação para os valores. Contribui para uma maior autonomia, poder de reflexão e espírito de partilha e cooperação. Favorece a formação contínua dos agentes formadores. Também reconhecemos as suas potencialidades enquanto ferramenta de integração para os indivíduos que se vejam impossibilitados de uma presença assídua aos encontros presenciais. ABSTRACT: The present MA dissertation is an attempt at integrating the Web 2.0 in the context of values education. Can the Web 2.0 contribute towards a more motivating values education and the acquisition of human and social competences of the target audience? When faced with situations of disintegration of some elements of the education groups can we find in Web 2.0 tools a solution for the integration of those elements? These were some of the worries that helped us draft our objectives: to study the integration of Web 2.0 in values education; to study its impact as an integration tool. To attain those objectives we started by identifying the continuous changes of the world in which we live and the need for an education that encompasses the universe of values. We studied three classic authors who developed some theories and strategies for values education: Kohlberg, Raths and Cabanas. We developed a case study by means of the use of two blogs in the education of the target audience: one aimed at the education of two groups of youths; the other aimed at a wider audience. We used a descriptive methodology and aimed at analysing how interaction was created, how it developed, what kinds of resources were more attractive and how the spirit of critical reflection, of sharing of resources, work and opinions grew. We used several questionnaires as data collection instruments. They were analysed so as to provide data on the literacy of the participants as to Technologies and their integration in the learning context. As the participants were young, we opted for a strategy that respected their freedom and autonomy. We also offered the possibility for them to b ecoauthors of the blog, so as to strengthen their openness, autonomy, responsibility, cooperation and critical reflection. The results of the study allow us to believe that the blog can be used in the context of values education. It contributes towards greater autonomy, power of reflection and sharing and cooperation spirit, fostering the continuous education of teachers. We also recognise its potentialities as an integration tool for those individuals who are unable to have a regular presence in face-to-face encounters.
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Estudámos três autores clássicos, que elaboraram algumas teorias e estratégias para a educação para os valores: Kohlberg, Raths e Cabanas. Desenvolvemos um estudo de caso, através da utilização de dois blogues na formação do público-alvo: um, vocacionado para a formação de dois grupos de jovens; o outro, destinado a um público mais abrangente. Utilizámos uma metodologia descritiva. Pretendemos analisar a forma como se criou interacção, como esta se desenvolveu, que tipo de recursos foram mais atractivos, e como cresceu o espírito de reflexão crítica, da partilha de recursos, trabalhos e opiniões. Utilizamos vários inquéritos como instrumentos de recolha de dados. Foram analisados a fim de nos fornecerem alguns dados sobre a literacia do públicoalvo em relação às tecnologias e da sua integração em contexto de aprendizagem. Como se tratava de um público jovem, optámos por utilizar uma estratégia que respeitasse a sua liberdade e autonomia. Foi dada a possibilidade de serem co-autores do blogue, no intuito de fortalecer a abertura, autonomia, responsabilidade, cooperação e reflexão crítica. Como resultados, podemos afirmar que o blogue pode ser aproveitado no contexto da educação para os valores. Contribui para uma maior autonomia, poder de reflexão e espírito de partilha e cooperação. Favorece a formação contínua dos agentes formadores. Também reconhecemos as suas potencialidades enquanto ferramenta de integração para os indivíduos que se vejam impossibilitados de uma presença assídua aos encontros presenciais. ABSTRACT: The present MA dissertation is an attempt at integrating the Web 2.0 in the context of values education. Can the Web 2.0 contribute towards a more motivating values education and the acquisition of human and social competences of the target audience? When faced with situations of disintegration of some elements of the education groups can we find in Web 2.0 tools a solution for the integration of those elements? These were some of the worries that helped us draft our objectives: to study the integration of Web 2.0 in values education; to study its impact as an integration tool. To attain those objectives we started by identifying the continuous changes of the world in which we live and the need for an education that encompasses the universe of values. We studied three classic authors who developed some theories and strategies for values education: Kohlberg, Raths and Cabanas. We developed a case study by means of the use of two blogs in the education of the target audience: one aimed at the education of two groups of youths; the other aimed at a wider audience. We used a descriptive methodology and aimed at analysing how interaction was created, how it developed, what kinds of resources were more attractive and how the spirit of critical reflection, of sharing of resources, work and opinions grew. We used several questionnaires as data collection instruments. They were analysed so as to provide data on the literacy of the participants as to Technologies and their integration in the learning context. As the participants were young, we opted for a strategy that respected their freedom and autonomy. We also offered the possibility for them to b ecoauthors of the blog, so as to strengthen their openness, autonomy, responsibility, cooperation and critical reflection. The results of the study allow us to believe that the blog can be used in the context of values education. It contributes towards greater autonomy, power of reflection and sharing and cooperation spirit, fostering the continuous education of teachers. We also recognise its potentialities as an integration tool for those individuals who are unable to have a regular presence in face-to-face encounters.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:24Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1382porSá, José Carlos de Azevedo einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:11Zoai:ria.ua.pt:10773/1382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.233255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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