A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20376 |
Resumo: | Este relatório de estágio consiste numa reflexão teórica e descritiva da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português e em Latim, que teve lugar na Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões, respetivamente, no ano letivo de 2011-2012. Sendo um arquivo seletivo de uma experiência de ensino rica e extensa, trata principalmente da relação de complementaridade entre escrita e leitura num processo de ensino-aprendizagem do Português e do Latim, alicerçado no estudo e direcionado para a criação da literatura, através de atividades de escrita criativa e de leitura literária realizadas com o 3º. ciclo do ensino básico (turmas 7ºB, 7ºC e 7ºD) e com o ensino secundário (turma 11ºL). |
id |
RCAP_96b492e491ef3718869495f55eff9d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literaturaAprendizagemEnsinoEscritaLatimEscrita criativaLeituraLiteraturaPortuguêsCreative writingLatinLearningLiteratureReadingPortugueseTeachingWritingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório de estágio consiste numa reflexão teórica e descritiva da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português e em Latim, que teve lugar na Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões, respetivamente, no ano letivo de 2011-2012. Sendo um arquivo seletivo de uma experiência de ensino rica e extensa, trata principalmente da relação de complementaridade entre escrita e leitura num processo de ensino-aprendizagem do Português e do Latim, alicerçado no estudo e direcionado para a criação da literatura, através de atividades de escrita criativa e de leitura literária realizadas com o 3º. ciclo do ensino básico (turmas 7ºB, 7ºC e 7ºD) e com o ensino secundário (turma 11ºL).This report consists of a theoretical and descriptive reflexion on my Portuguese and Latin Supervised Teaching Practice (STP), held at Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes and at Escola Secundária de Camões, respectively, during the academic year of 2011-2012. Being a selective file from a rich and extensive teaching experience, it essentially discusses the complementary relationship between writing and reading in a teaching-learning Portuguese and Latin process, which was founded in the study of literature and directed for the creation of literature, through creative writing and literary reading activities done with middle school classes (7ºB, 7ºC and 7ºD) and high school classes (11ºL).Costa, PaulaRUNOliveira, Joana Maria Correia Lima de2017-03-22T14:46:12Z2012-11-0820122012-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:24Zoai:run.unl.pt:10362/20376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:10.172705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura |
title |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura |
spellingShingle |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura Oliveira, Joana Maria Correia Lima de Aprendizagem Ensino Escrita Latim Escrita criativa Leitura Literatura Português Creative writing Latin Learning Literature Reading Portuguese Teaching Writing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura |
title_full |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura |
title_fullStr |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura |
title_full_unstemmed |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura |
title_sort |
A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura |
author |
Oliveira, Joana Maria Correia Lima de |
author_facet |
Oliveira, Joana Maria Correia Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Paula RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana Maria Correia Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Escrita Latim Escrita criativa Leitura Literatura Português Creative writing Latin Learning Literature Reading Portuguese Teaching Writing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Aprendizagem Ensino Escrita Latim Escrita criativa Leitura Literatura Português Creative writing Latin Learning Literature Reading Portuguese Teaching Writing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Este relatório de estágio consiste numa reflexão teórica e descritiva da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português e em Latim, que teve lugar na Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões, respetivamente, no ano letivo de 2011-2012. Sendo um arquivo seletivo de uma experiência de ensino rica e extensa, trata principalmente da relação de complementaridade entre escrita e leitura num processo de ensino-aprendizagem do Português e do Latim, alicerçado no estudo e direcionado para a criação da literatura, através de atividades de escrita criativa e de leitura literária realizadas com o 3º. ciclo do ensino básico (turmas 7ºB, 7ºC e 7ºD) e com o ensino secundário (turma 11ºL). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-08 2012 2012-11-08T00:00:00Z 2017-03-22T14:46:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20376 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137892182786048 |