A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Maria Correia Lima de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20376
Resumo: Este relatório de estágio consiste numa reflexão teórica e descritiva da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português e em Latim, que teve lugar na Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões, respetivamente, no ano letivo de 2011-2012. Sendo um arquivo seletivo de uma experiência de ensino rica e extensa, trata principalmente da relação de complementaridade entre escrita e leitura num processo de ensino-aprendizagem do Português e do Latim, alicerçado no estudo e direcionado para a criação da literatura, através de atividades de escrita criativa e de leitura literária realizadas com o 3º. ciclo do ensino básico (turmas 7ºB, 7ºC e 7ºD) e com o ensino secundário (turma 11ºL).
id RCAP_96b492e491ef3718869495f55eff9d00
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literaturaAprendizagemEnsinoEscritaLatimEscrita criativaLeituraLiteraturaPortuguêsCreative writingLatinLearningLiteratureReadingPortugueseTeachingWritingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório de estágio consiste numa reflexão teórica e descritiva da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português e em Latim, que teve lugar na Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões, respetivamente, no ano letivo de 2011-2012. Sendo um arquivo seletivo de uma experiência de ensino rica e extensa, trata principalmente da relação de complementaridade entre escrita e leitura num processo de ensino-aprendizagem do Português e do Latim, alicerçado no estudo e direcionado para a criação da literatura, através de atividades de escrita criativa e de leitura literária realizadas com o 3º. ciclo do ensino básico (turmas 7ºB, 7ºC e 7ºD) e com o ensino secundário (turma 11ºL).This report consists of a theoretical and descriptive reflexion on my Portuguese and Latin Supervised Teaching Practice (STP), held at Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes and at Escola Secundária de Camões, respectively, during the academic year of 2011-2012. Being a selective file from a rich and extensive teaching experience, it essentially discusses the complementary relationship between writing and reading in a teaching-learning Portuguese and Latin process, which was founded in the study of literature and directed for the creation of literature, through creative writing and literary reading activities done with middle school classes (7ºB, 7ºC and 7ºD) and high school classes (11ºL).Costa, PaulaRUNOliveira, Joana Maria Correia Lima de2017-03-22T14:46:12Z2012-11-0820122012-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:24Zoai:run.unl.pt:10362/20376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:10.172705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
title A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
spellingShingle A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
Oliveira, Joana Maria Correia Lima de
Aprendizagem
Ensino
Escrita
Latim
Escrita criativa
Leitura
Literatura
Português
Creative writing
Latin
Learning
Literature
Reading
Portuguese
Teaching
Writing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
title_full A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
title_fullStr A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
title_full_unstemmed A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
title_sort A complementaridade entre leitura e escrita no ensino da literatura
author Oliveira, Joana Maria Correia Lima de
author_facet Oliveira, Joana Maria Correia Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Paula
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Maria Correia Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Escrita
Latim
Escrita criativa
Leitura
Literatura
Português
Creative writing
Latin
Learning
Literature
Reading
Portuguese
Teaching
Writing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Aprendizagem
Ensino
Escrita
Latim
Escrita criativa
Leitura
Literatura
Português
Creative writing
Latin
Learning
Literature
Reading
Portuguese
Teaching
Writing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Este relatório de estágio consiste numa reflexão teórica e descritiva da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português e em Latim, que teve lugar na Escola Secundária com 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões, respetivamente, no ano letivo de 2011-2012. Sendo um arquivo seletivo de uma experiência de ensino rica e extensa, trata principalmente da relação de complementaridade entre escrita e leitura num processo de ensino-aprendizagem do Português e do Latim, alicerçado no estudo e direcionado para a criação da literatura, através de atividades de escrita criativa e de leitura literária realizadas com o 3º. ciclo do ensino básico (turmas 7ºB, 7ºC e 7ºD) e com o ensino secundário (turma 11ºL).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-08
2012
2012-11-08T00:00:00Z
2017-03-22T14:46:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20376
url http://hdl.handle.net/10362/20376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137892182786048