Santa Teresa de Jesus : estudo e intervenção de uma pintura a óleo sobre tela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31795 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o estudo e a intervenção de conservação e restauro de uma pintura a óleo sobre tela, Santa Teresa de Jesus, datada do século XVII e de autor desconhecido. Pertence à coleção do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto. A obra retrata um número notável de episódios da vida da santa carmelita, combinados numa majestosa composição barroca, e revelando uma adaptação muito original das imagens e gravuras da iconografia da época. Antes da intervenção, a pintura evidenciava acentuadas deformações côncavas do suporte e da superfície pictórica. Uma espessa camada de verniz escurecido e pasmado dificultava a leitura da composição. Uma série de áreas negras opacas surgiam em toda a extensão da obra, como no véu de Santa Teresa, no manto da Virgem ou na ornamentada moldura pintada que enquadra a cena principal. O estudo material e técnico pretendeu caracterizar os elementos constituintes da pintura e, em particular, esclarecer a proveniência das áreas negras visíveis na obra. Por observação dos cortes estratigráficos ao microscópio ótico foi possível compreender a estrutura da pintura e a forma como o material negro se sobrepunha aos restantes. Por espectrometria de fluorescência de raios-X, espectroscopia Raman, microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria de raios-X e micro-espectroscopia de absorção de infravermelho com transformada de Fourier pudemos conhecer a natureza dos materiais utilizados. Os resultados obtidos permitiram concluir que o material negro era essencialmente orgânico, que originalmente seria mais transparente, e que teria sido aplicado após a criação original da obra com as funções de realçar as cores subjacentes e de melhorar o aspeto de algumas camadas cromáticas muito desgastadas. Entre estas áreas negras e outras intervenções mais pontuais, pudemos compreender que as alterações à obra original cobriam cerca de 40% da superfície total da pintura. A intervenção de conservação e restauro permitiu corrigir as deformações côncavas através de um tratamento estrutural baseado em técnicas de planificação e de entretelagem realizadas na mesa de baixapressão. A limpeza da pintura, que constituiu o principal desafio da intervenção, possibilitou a recuperação da unidade estética da obra e a redescoberta da composição barroca no seu esplendor. |
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Uma série de áreas negras opacas surgiam em toda a extensão da obra, como no véu de Santa Teresa, no manto da Virgem ou na ornamentada moldura pintada que enquadra a cena principal. O estudo material e técnico pretendeu caracterizar os elementos constituintes da pintura e, em particular, esclarecer a proveniência das áreas negras visíveis na obra. Por observação dos cortes estratigráficos ao microscópio ótico foi possível compreender a estrutura da pintura e a forma como o material negro se sobrepunha aos restantes. Por espectrometria de fluorescência de raios-X, espectroscopia Raman, microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria de raios-X e micro-espectroscopia de absorção de infravermelho com transformada de Fourier pudemos conhecer a natureza dos materiais utilizados. Os resultados obtidos permitiram concluir que o material negro era essencialmente orgânico, que originalmente seria mais transparente, e que teria sido aplicado após a criação original da obra com as funções de realçar as cores subjacentes e de melhorar o aspeto de algumas camadas cromáticas muito desgastadas. Entre estas áreas negras e outras intervenções mais pontuais, pudemos compreender que as alterações à obra original cobriam cerca de 40% da superfície total da pintura. A intervenção de conservação e restauro permitiu corrigir as deformações côncavas através de um tratamento estrutural baseado em técnicas de planificação e de entretelagem realizadas na mesa de baixapressão. A limpeza da pintura, que constituiu o principal desafio da intervenção, possibilitou a recuperação da unidade estética da obra e a redescoberta da composição barroca no seu esplendor.This report presents the study and the intervention of conservation and restoration of an oil painting on canvas, Saint Teresa of Jesus, dating from the seventeenth century, by an unknown author. It belongs to the collection of the Major Seminary of Our Lady of the Conception of Porto. The work portrays a remarkable number of episodes from the life of the holy carmelite, combined in a majestic baroque composition, and revealing a very original adaptation of the images and engravings of the iconography of the time. Before treatment, the painting showed marked cupping of the canvas and the paint surface. A thick layer of darkened and blanched varnish made the composition difficult to read. A series of opaque black areas appeared over the full length of the work, namely in Saint Teresa’s veil, the Virgin’s cloak or the adorned painted frame surrounding the main scene. The material and technical study intended to characterize the constituent elements of the painting and particularly to clarify the provenance of the black areas visible in the work. By observing the stratigraphic cross-sections under the optical microscope, it was possible to understand the structure of the painting and the way the black material overlapped the other materials. By X-ray fluorescence spectrometry, Raman spectroscopy, scanning electron microscopy with X-ray spectrometry and Fourier transform infrared microspectroscopy, we were able to know the nature of the materials used. The results led to the conclusion that the black material was essentially organic, that originally it would have been more transparent, and that it would have been applied after the original creation of the work in order to enhance the underlying colours and to improve the appearance of some very abraded paint layers. Between these black areas and other minor interventions, we could understand that the alterations to the original work covered about 40% of the total painting surface. The intervention of conservation and restoration allowed to correct the cupping of the painting through a structural treatment based on flattening and lining techniques carried out on the low-pressure suction table. The cleaning of the painting, which was the main challenge of the intervention, enabled the reestablishment of the aesthetic unity of the work and the rediscovery of the baroque composition in its splendour.Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoMendes, Nuno Filipe CamarneiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLencastre, Joana Prieto Afonso de Neville e2021-01-27T12:15:58Z2019-12-1820192019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31795TID:202468240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:36.036744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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