Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Marta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Graça Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4858
Resumo: As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica. Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões). Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção social
id RCAP_96bdc0bf41ac1ab7bf04a9772ebf151a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do AutismoPerturbações do Espectro do AutismoTerapias ExpressivasComportamento não-verbalInteracção SocialAs crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica. Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões). Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção socialInternational Journal of Developmental and Educational Psychology,2012-02-02T10:55:53Z2012-02-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4858http://hdl.handle.net/10174/4858porXXIII,International Journal of Developmental and Educational PsychologyNº1(1)martasimoes52@hotmail.commgss@uevora684Simões, MartaSantos, Graça Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:54.838765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
spellingShingle Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Simões, Marta
Perturbações do Espectro do Autismo
Terapias Expressivas
Comportamento não-verbal
Interacção Social
title_short Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_full Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_fullStr Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_full_unstemmed Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
title_sort Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
author Simões, Marta
author_facet Simões, Marta
Santos, Graça Duarte
author_role author
author2 Santos, Graça Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Marta
Santos, Graça Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbações do Espectro do Autismo
Terapias Expressivas
Comportamento não-verbal
Interacção Social
topic Perturbações do Espectro do Autismo
Terapias Expressivas
Comportamento não-verbal
Interacção Social
description As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica. Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões). Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção social
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-02T10:55:53Z
2012-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4858
http://hdl.handle.net/10174/4858
url http://hdl.handle.net/10174/4858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv XXIII,
International Journal of Developmental and Educational Psychology
Nº1(1)
martasimoes52@hotmail.com
mgss@uevora
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology,
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136481627865088