Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4858 |
Resumo: | As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica. Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões). Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção social |
id |
RCAP_96bdc0bf41ac1ab7bf04a9772ebf151a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4858 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do AutismoPerturbações do Espectro do AutismoTerapias ExpressivasComportamento não-verbalInteracção SocialAs crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica. Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões). Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção socialInternational Journal of Developmental and Educational Psychology,2012-02-02T10:55:53Z2012-02-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4858http://hdl.handle.net/10174/4858porXXIII,International Journal of Developmental and Educational PsychologyNº1(1)martasimoes52@hotmail.commgss@uevora684Simões, MartaSantos, Graça Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:54.838765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
title |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
spellingShingle |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo Simões, Marta Perturbações do Espectro do Autismo Terapias Expressivas Comportamento não-verbal Interacção Social |
title_short |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_full |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_fullStr |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_full_unstemmed |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
title_sort |
Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
author |
Simões, Marta |
author_facet |
Simões, Marta Santos, Graça Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Graça Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Marta Santos, Graça Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbações do Espectro do Autismo Terapias Expressivas Comportamento não-verbal Interacção Social |
topic |
Perturbações do Espectro do Autismo Terapias Expressivas Comportamento não-verbal Interacção Social |
description |
As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica. Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões). Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção social |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2012-02-02T10:55:53Z 2012-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4858 http://hdl.handle.net/10174/4858 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
XXIII, International Journal of Developmental and Educational Psychology Nº1(1) martasimoes52@hotmail.com mgss@uevora 684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
International Journal of Developmental and Educational Psychology, |
publisher.none.fl_str_mv |
International Journal of Developmental and Educational Psychology, |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136481627865088 |