Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Rita Albuquerque Amaral
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/965
Resumo: Introdu??o: A humilha??o ? uma emo??o frequentemente ligada ao sofrimento e rela??es interpessoais conflituosas, que pode conduzir ? restri??o comportamental ou isolamento do indiv?duo, causando, assim, um impacto nocivo ao n?vel do seu crescimento e desenvolvimento saud?vel. A esta emo??o podem estar associados outros conceitos relevantes (experi?ncias emocionais negativas e estrat?gias de regula??o emocional) que a podem influenciar positiva ou negativamente. Objetivos: Aprofundar o conhecimento da humilha??o na adolesc?ncia, atrav?s da explora??o do modo como esta est? associada ? vergonha (emo??o similar), ?s experi?ncias de bullying (experi?ncias interpessoais adversas) e ? (auto)compaix?o (enquanto estrat?gia de regula??o emocional). Pretende-se, igualmente, apurar poss?veis diferen?as entre g?nero nas vari?veis em estudo, bem como a sua associa??o ? idade e escolaridade. Comparar jovens a frequentar escolas p?blicas e jovens em lares de acolhimento relativamente ?s vari?veis citadas. Por ?ltimo, analisar o conjunto de vari?veis que melhor prediz a humilha??o na adolesc?ncia. M?todo: A amostra ? constitu?da por 200 adolescentes (91 rapazes e 109 raparigas, dos quais 49 jovens em lares de acolhimento e 151 a frequentar uma das escolas secund?ria e b?sicas p?blicas) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Os participantes preencheram uma folha de dados sociodemogr?ficos e completaram 5 instrumentos de autorresposta fidedignos que avaliaram as rela??es entre pares (Peer Relationships Questionnaire, PRQ), a Humilha??o (Humilation Inventory, HI), a vergonha externa (Other as Shamer, OAS) e a compaix?o por si pr?prio e pelos outros (Escala de Atributos e A??es Compassivas, EAAC). Resultados: Os indiv?duos do sexo feminino exibiram valores mais elevados de sentimentos de humilha??o e de vergonha, bem como de atributos e a??es compassivas em rela??o aos outros, comparativamente ao sexo masculino. A idade e escolaridade, revelaram uma associa??o muito baixa e positiva apenas com a humilha??o. Na compara??o dos grupos, os jovens em lares de acolhimento mostraram valores significativamente mais elevados nas vari?veis humilha??o, vergonha, tend?ncia para provocar os outros e tend?ncia para ser vitimizado; por sua vez, apresentaram valores mais baixos no que diz respeito ? compaix?o pelos outros (atributos e a??es), comparativamente aos jovens a frequentar escolas p?blicas. A Humilha??o apresentou uma associa??o positiva com a Vergonha (magnitude elevada) e com a dimens?o tend?ncia para Ser Vitimizado (magnitude moderada). Por outro lado, manifestou uma associa??o negativa com as A??es Autocompassivas. O modelo preditor da humilha??o ficou constitu?do pelas vari?veis relativas ? vergonha e pela tend?ncia de ser vitimizado, explicando 63% da sua vari?ncia. Discuss?o: O presente estudo aponta poss?veis vias para o desenvolvimento de estrat?gias que facilitem um crescimento harmonioso e saud?vel dos adolescentes, facultando um contributo, de car?ter inovador, para investiga??es futuras. Ainda que n?o seja poss?vel estabelecer uma rela??o causal entre as vari?veis, ? apresentado uma melhor compreens?o da humilha??o e da vergonha, e de como estas podem estar associadas a determinadas experi?ncias interpessoais. ?, assim, verificado como o g?nero a que pertencem, as rela??es entre pares e o contexto em que os adolescentes est?o inseridos podem desempenhar um papel importante na manifesta??o das suas emo??es e na sua capacidade para as regular, adicionando uma particular visibilidade aos jovens que se encontram sob resposta social (em lares de acolhimento). / Introduction: Humiliation is an emotion often linked to suffering and conflicting interpersonal relationships, which can lead to behavioral restriction or isolation of the individual, thus causing a harmful impact on their growth and development. This emotion may be related to other relevant concepts (negative emotional experiences and strategies of emotional regulation) that can influence it positively or negatively. Objectives: The aim of this study is to deepen the knowledge of the humiliation in adolescence, and the way it is associated with shame (similar emotion), the experiences of bullying (adverse interpersonal experiences) and (self) compassion (as a strategy of emotional regulation). It is also intended to investigate possible differences between gender, age and schooling. Considering these variables, a comparative analysis was carried out, between young people attending public schools and young people in foster care. Finally, analyze the set of variables that best predicts the humiliation in adolescence. Method: The sample consists of 200 adolescents (91 boys and 109 girls, including 49 girls in foster care and 151 in one of the public primary and secondary schools) between the ages of 12 and 18. Participants completed a sociodemographic survey using a reliable self-answering instruments that evaluated Peer Relationships Questionnaire (PRQ), Humilation Inventory (HI), external shame (OAS) and compassion for self and for others (Attributive Attributes and Actions Scale, EAAC). Results: Female subjects exhibited higher values of feelings of humiliation and shame, as well as compassionate attributes and actions compared to male subjects. Age and schooling revealed a very low and positive association only with humiliation. In the comparison of the groups, the young people in the foster care showed significantly higher values in the variables humiliation, shame, predisposition to provoke others and propensity to be victimized. In addition, this group, presented lower values of respect and compassion for others (attributes and actions) compared to young people attending public schools. Humiliation had a positive association with Shame (high magnitude) and tendency dimension to Being Victimized (moderate magnitude). On the other hand, it showed a negative association with the Autocompassive Actions. The predictor of humiliation was constituted by the variables related to shame and the tendency to be victimized, explaining 63% of their variance. Discussion: The present study points out possible avenues for the development of strategies that facilitate healthy growth of adolescents, making an innovative contribution to future research. Although it is not possible to establish a causal relationship between variables, a better understanding of humiliation and shame is presented, showing how these may be associated with certain interpersonal experiences. Gender, the relationships between peers and the context in which the adolescents are inserted can play an important role in the manifestation of their emotions and in their capacity to regulate them, adding a particular visibility to the young people whom social response (in foster care).
id RCAP_96c2550702aaa5b1e1ff1ffa85cf6571
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentesHumilha??o - HumiliationVergonha - ShameRela??es entre pares - Peer relationshipsRegula??o emocional - Emotional regulationCompaix?o - CompassionAdolescentes - AdolescentsIntrodu??o: A humilha??o ? uma emo??o frequentemente ligada ao sofrimento e rela??es interpessoais conflituosas, que pode conduzir ? restri??o comportamental ou isolamento do indiv?duo, causando, assim, um impacto nocivo ao n?vel do seu crescimento e desenvolvimento saud?vel. A esta emo??o podem estar associados outros conceitos relevantes (experi?ncias emocionais negativas e estrat?gias de regula??o emocional) que a podem influenciar positiva ou negativamente. Objetivos: Aprofundar o conhecimento da humilha??o na adolesc?ncia, atrav?s da explora??o do modo como esta est? associada ? vergonha (emo??o similar), ?s experi?ncias de bullying (experi?ncias interpessoais adversas) e ? (auto)compaix?o (enquanto estrat?gia de regula??o emocional). Pretende-se, igualmente, apurar poss?veis diferen?as entre g?nero nas vari?veis em estudo, bem como a sua associa??o ? idade e escolaridade. Comparar jovens a frequentar escolas p?blicas e jovens em lares de acolhimento relativamente ?s vari?veis citadas. Por ?ltimo, analisar o conjunto de vari?veis que melhor prediz a humilha??o na adolesc?ncia. M?todo: A amostra ? constitu?da por 200 adolescentes (91 rapazes e 109 raparigas, dos quais 49 jovens em lares de acolhimento e 151 a frequentar uma das escolas secund?ria e b?sicas p?blicas) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Os participantes preencheram uma folha de dados sociodemogr?ficos e completaram 5 instrumentos de autorresposta fidedignos que avaliaram as rela??es entre pares (Peer Relationships Questionnaire, PRQ), a Humilha??o (Humilation Inventory, HI), a vergonha externa (Other as Shamer, OAS) e a compaix?o por si pr?prio e pelos outros (Escala de Atributos e A??es Compassivas, EAAC). Resultados: Os indiv?duos do sexo feminino exibiram valores mais elevados de sentimentos de humilha??o e de vergonha, bem como de atributos e a??es compassivas em rela??o aos outros, comparativamente ao sexo masculino. A idade e escolaridade, revelaram uma associa??o muito baixa e positiva apenas com a humilha??o. Na compara??o dos grupos, os jovens em lares de acolhimento mostraram valores significativamente mais elevados nas vari?veis humilha??o, vergonha, tend?ncia para provocar os outros e tend?ncia para ser vitimizado; por sua vez, apresentaram valores mais baixos no que diz respeito ? compaix?o pelos outros (atributos e a??es), comparativamente aos jovens a frequentar escolas p?blicas. A Humilha??o apresentou uma associa??o positiva com a Vergonha (magnitude elevada) e com a dimens?o tend?ncia para Ser Vitimizado (magnitude moderada). Por outro lado, manifestou uma associa??o negativa com as A??es Autocompassivas. O modelo preditor da humilha??o ficou constitu?do pelas vari?veis relativas ? vergonha e pela tend?ncia de ser vitimizado, explicando 63% da sua vari?ncia. Discuss?o: O presente estudo aponta poss?veis vias para o desenvolvimento de estrat?gias que facilitem um crescimento harmonioso e saud?vel dos adolescentes, facultando um contributo, de car?ter inovador, para investiga??es futuras. Ainda que n?o seja poss?vel estabelecer uma rela??o causal entre as vari?veis, ? apresentado uma melhor compreens?o da humilha??o e da vergonha, e de como estas podem estar associadas a determinadas experi?ncias interpessoais. ?, assim, verificado como o g?nero a que pertencem, as rela??es entre pares e o contexto em que os adolescentes est?o inseridos podem desempenhar um papel importante na manifesta??o das suas emo??es e na sua capacidade para as regular, adicionando uma particular visibilidade aos jovens que se encontram sob resposta social (em lares de acolhimento). / Introduction: Humiliation is an emotion often linked to suffering and conflicting interpersonal relationships, which can lead to behavioral restriction or isolation of the individual, thus causing a harmful impact on their growth and development. This emotion may be related to other relevant concepts (negative emotional experiences and strategies of emotional regulation) that can influence it positively or negatively. Objectives: The aim of this study is to deepen the knowledge of the humiliation in adolescence, and the way it is associated with shame (similar emotion), the experiences of bullying (adverse interpersonal experiences) and (self) compassion (as a strategy of emotional regulation). It is also intended to investigate possible differences between gender, age and schooling. Considering these variables, a comparative analysis was carried out, between young people attending public schools and young people in foster care. Finally, analyze the set of variables that best predicts the humiliation in adolescence. Method: The sample consists of 200 adolescents (91 boys and 109 girls, including 49 girls in foster care and 151 in one of the public primary and secondary schools) between the ages of 12 and 18. Participants completed a sociodemographic survey using a reliable self-answering instruments that evaluated Peer Relationships Questionnaire (PRQ), Humilation Inventory (HI), external shame (OAS) and compassion for self and for others (Attributive Attributes and Actions Scale, EAAC). Results: Female subjects exhibited higher values of feelings of humiliation and shame, as well as compassionate attributes and actions compared to male subjects. Age and schooling revealed a very low and positive association only with humiliation. In the comparison of the groups, the young people in the foster care showed significantly higher values in the variables humiliation, shame, predisposition to provoke others and propensity to be victimized. In addition, this group, presented lower values of respect and compassion for others (attributes and actions) compared to young people attending public schools. Humiliation had a positive association with Shame (high magnitude) and tendency dimension to Being Victimized (moderate magnitude). On the other hand, it showed a negative association with the Autocompassive Actions. The predictor of humiliation was constituted by the variables related to shame and the tendency to be victimized, explaining 63% of their variance. Discussion: The present study points out possible avenues for the development of strategies that facilitate healthy growth of adolescents, making an innovative contribution to future research. Although it is not possible to establish a causal relationship between variables, a better understanding of humiliation and shame is presented, showing how these may be associated with certain interpersonal experiences. Gender, the relationships between peers and the context in which the adolescents are inserted can play an important role in the manifestation of their emotions and in their capacity to regulate them, adding a particular visibility to the young people whom social response (in foster care).ISMT2019-03-13T10:33:59Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/965TID:202024849porPereira, Joana Rita Albuquerque AmaralCunha, Marina (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
title Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
spellingShingle Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
Pereira, Joana Rita Albuquerque Amaral
Humilha??o - Humiliation
Vergonha - Shame
Rela??es entre pares - Peer relationships
Regula??o emocional - Emotional regulation
Compaix?o - Compassion
Adolescentes - Adolescents
title_short Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
title_full Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
title_fullStr Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
title_full_unstemmed Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
title_sort Emo??es Sociais Negativas: humilha??o e vergonha e o seu impacto na capacidade de regula??o emocional dos adolescentes
author Pereira, Joana Rita Albuquerque Amaral
author_facet Pereira, Joana Rita Albuquerque Amaral
Cunha, Marina (Orientadora)
author_role author
author2 Cunha, Marina (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Rita Albuquerque Amaral
Cunha, Marina (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Humilha??o - Humiliation
Vergonha - Shame
Rela??es entre pares - Peer relationships
Regula??o emocional - Emotional regulation
Compaix?o - Compassion
Adolescentes - Adolescents
topic Humilha??o - Humiliation
Vergonha - Shame
Rela??es entre pares - Peer relationships
Regula??o emocional - Emotional regulation
Compaix?o - Compassion
Adolescentes - Adolescents
description Introdu??o: A humilha??o ? uma emo??o frequentemente ligada ao sofrimento e rela??es interpessoais conflituosas, que pode conduzir ? restri??o comportamental ou isolamento do indiv?duo, causando, assim, um impacto nocivo ao n?vel do seu crescimento e desenvolvimento saud?vel. A esta emo??o podem estar associados outros conceitos relevantes (experi?ncias emocionais negativas e estrat?gias de regula??o emocional) que a podem influenciar positiva ou negativamente. Objetivos: Aprofundar o conhecimento da humilha??o na adolesc?ncia, atrav?s da explora??o do modo como esta est? associada ? vergonha (emo??o similar), ?s experi?ncias de bullying (experi?ncias interpessoais adversas) e ? (auto)compaix?o (enquanto estrat?gia de regula??o emocional). Pretende-se, igualmente, apurar poss?veis diferen?as entre g?nero nas vari?veis em estudo, bem como a sua associa??o ? idade e escolaridade. Comparar jovens a frequentar escolas p?blicas e jovens em lares de acolhimento relativamente ?s vari?veis citadas. Por ?ltimo, analisar o conjunto de vari?veis que melhor prediz a humilha??o na adolesc?ncia. M?todo: A amostra ? constitu?da por 200 adolescentes (91 rapazes e 109 raparigas, dos quais 49 jovens em lares de acolhimento e 151 a frequentar uma das escolas secund?ria e b?sicas p?blicas) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Os participantes preencheram uma folha de dados sociodemogr?ficos e completaram 5 instrumentos de autorresposta fidedignos que avaliaram as rela??es entre pares (Peer Relationships Questionnaire, PRQ), a Humilha??o (Humilation Inventory, HI), a vergonha externa (Other as Shamer, OAS) e a compaix?o por si pr?prio e pelos outros (Escala de Atributos e A??es Compassivas, EAAC). Resultados: Os indiv?duos do sexo feminino exibiram valores mais elevados de sentimentos de humilha??o e de vergonha, bem como de atributos e a??es compassivas em rela??o aos outros, comparativamente ao sexo masculino. A idade e escolaridade, revelaram uma associa??o muito baixa e positiva apenas com a humilha??o. Na compara??o dos grupos, os jovens em lares de acolhimento mostraram valores significativamente mais elevados nas vari?veis humilha??o, vergonha, tend?ncia para provocar os outros e tend?ncia para ser vitimizado; por sua vez, apresentaram valores mais baixos no que diz respeito ? compaix?o pelos outros (atributos e a??es), comparativamente aos jovens a frequentar escolas p?blicas. A Humilha??o apresentou uma associa??o positiva com a Vergonha (magnitude elevada) e com a dimens?o tend?ncia para Ser Vitimizado (magnitude moderada). Por outro lado, manifestou uma associa??o negativa com as A??es Autocompassivas. O modelo preditor da humilha??o ficou constitu?do pelas vari?veis relativas ? vergonha e pela tend?ncia de ser vitimizado, explicando 63% da sua vari?ncia. Discuss?o: O presente estudo aponta poss?veis vias para o desenvolvimento de estrat?gias que facilitem um crescimento harmonioso e saud?vel dos adolescentes, facultando um contributo, de car?ter inovador, para investiga??es futuras. Ainda que n?o seja poss?vel estabelecer uma rela??o causal entre as vari?veis, ? apresentado uma melhor compreens?o da humilha??o e da vergonha, e de como estas podem estar associadas a determinadas experi?ncias interpessoais. ?, assim, verificado como o g?nero a que pertencem, as rela??es entre pares e o contexto em que os adolescentes est?o inseridos podem desempenhar um papel importante na manifesta??o das suas emo??es e na sua capacidade para as regular, adicionando uma particular visibilidade aos jovens que se encontram sob resposta social (em lares de acolhimento). / Introduction: Humiliation is an emotion often linked to suffering and conflicting interpersonal relationships, which can lead to behavioral restriction or isolation of the individual, thus causing a harmful impact on their growth and development. This emotion may be related to other relevant concepts (negative emotional experiences and strategies of emotional regulation) that can influence it positively or negatively. Objectives: The aim of this study is to deepen the knowledge of the humiliation in adolescence, and the way it is associated with shame (similar emotion), the experiences of bullying (adverse interpersonal experiences) and (self) compassion (as a strategy of emotional regulation). It is also intended to investigate possible differences between gender, age and schooling. Considering these variables, a comparative analysis was carried out, between young people attending public schools and young people in foster care. Finally, analyze the set of variables that best predicts the humiliation in adolescence. Method: The sample consists of 200 adolescents (91 boys and 109 girls, including 49 girls in foster care and 151 in one of the public primary and secondary schools) between the ages of 12 and 18. Participants completed a sociodemographic survey using a reliable self-answering instruments that evaluated Peer Relationships Questionnaire (PRQ), Humilation Inventory (HI), external shame (OAS) and compassion for self and for others (Attributive Attributes and Actions Scale, EAAC). Results: Female subjects exhibited higher values of feelings of humiliation and shame, as well as compassionate attributes and actions compared to male subjects. Age and schooling revealed a very low and positive association only with humiliation. In the comparison of the groups, the young people in the foster care showed significantly higher values in the variables humiliation, shame, predisposition to provoke others and propensity to be victimized. In addition, this group, presented lower values of respect and compassion for others (attributes and actions) compared to young people attending public schools. Humiliation had a positive association with Shame (high magnitude) and tendency dimension to Being Victimized (moderate magnitude). On the other hand, it showed a negative association with the Autocompassive Actions. The predictor of humiliation was constituted by the variables related to shame and the tendency to be victimized, explaining 63% of their variance. Discussion: The present study points out possible avenues for the development of strategies that facilitate healthy growth of adolescents, making an innovative contribution to future research. Although it is not possible to establish a causal relationship between variables, a better understanding of humiliation and shame is presented, showing how these may be associated with certain interpersonal experiences. Gender, the relationships between peers and the context in which the adolescents are inserted can play an important role in the manifestation of their emotions and in their capacity to regulate them, adding a particular visibility to the young people whom social response (in foster care).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-03-13T10:33:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/965
TID:202024849
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/965
identifier_str_mv TID:202024849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303607189700608