Bullyng em jovens LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Neuza Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Emíla orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1818
Resumo: O bullying homofóbico é uma forma específica de assédio que ocorre quando a vitimização é motivada pelo preconceito homossexual. Os jovens alunos, lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais (LGBT), vítimas desta forma de bullying estão mais vulneráveis à exclusão social, isolamento e aquisição de comportamentos de risco. O presente projeto de investigação pretende contribuir para a compreensão de questões relacionadas com os episódios de bullying em jovens LGBT, sempre na perspetiva da vítima e a perceção que esta tem da problemática. Neste sentido, apresentamos como principal objetivo verificar em que medida variam os episódios de bullying, relativamente à frequência, contextos de vitimização, tipos de bullying e estratégias utilizadas como forma de evitar/lidar com as agressões, em função de variáveis sociodemográficas, académicas, pessoais e institucionais. Para responder a estes objetivos foram utilizados dois questionários, sendo um de Suporte Social (SSQ6), que se encontra aferido para a população portuguesa, e outro especialmente construído para a recolha dos dados de caraterização sociodemográfica, caraterização de aspetos relacionados com a orientação sexual, experiencias de bullying e o impacto do bullying homofóbico. Foi realizado um préteste, sendo os resultados obtidos alvo de uma análise descritiva. Pode apurar-se que a principal forma de vitimização é verbal e relacional, o principal contexto de vitimização é o recreio e fora do espaço escolar, enquanto as principais estratégias para evitar/lidar com a vitimização, são a ocultação da identidade sexual e evitar pessoas e locais. O projeto aqui apresentado é para desenvolver num período temporal de 6 meses.
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