P-12 INFLUÊNCIA DA SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE NAS COMPETÊNCIAS NÃO TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25751/rspa.27420 |
Resumo: | Introdução e Objetivos: Os eventos adversos no cuidado à pessoa em situação crítica são maioritariamente atribuídos à falha de competências não técnicas (CNT). O treino destas competências é um complemento essencial ao treino de competências técnicas que, segundo o European Resuscitation Council¹, deve ser agregado ao processo formativo da equipa de emergência. A Simulação de Alta Fidelidade (SAF) tem-se evidenciado como estratégia pedagógica eficaz na promoção da melhoria da qualidade dos cuidados e da segurança do doente, em contexto de emergência. Pretende-se analisar se o treino de CNT (comunicação e liderança) influencia o conhecimento, a performance, a autoconfiança e a satisfação dos enfermeiros do Serviço de Urgência, em situações de emergência. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, de carácter pré-experimental, com desenho antes-após com grupo único. Amostra não probabilística por conveniência, constituída por 20 enfermeiros do Serviço de Urgência, divididos aleatoriamente em 4 grupos de 5 elementos. Desenvolvido e implementado um Programa de Formação de Práticas Clínicas Simuladas, com recurso a cenários de SAF, para treino de CNT (comunicação e liderança) em situações de emergência. Analisadas as diferenças antes e após relativas a: conhecimento, com recurso a teste de conhecimentos; performance, através de grelhas de observação (comunicação e liderança) elaboradas e validadas para o efeito; e autoconfiança, através da Escala de autoconfiança para intervenção em emergências². No final da formação, foi avaliada a satisfação dos enfermeiros através da Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas³. A análise estatística foi efetuada em IBM SPSS. Foram tidos em conta os aspetos formais e éticos. Resultados e Discussão: Amostra constituída por 20 enfermeiros com tempo de exercício profissional medio de 12,8 anos. Nenhum tem formação em CNT, mas 80% tem em Suporte Avançado de Vida. Segundo os resultados preliminares, houve melhoria: do conhecimento, 67,3% para 88,1%; da performance na comunicação (o recurso à comunicação estruturada e utilização de ferramentas de comunicação progrediram de 0% a 100%) e na liderança (o cumprimento dos itens da grelha de observação variou de 5% a 35% na avaliação inicial e 80% a 100% na avaliação final; o debriefing da avaliação inicial não foi realizado por nenhum grupo mas o final foi por todos); os valores de autoconfiança apresentaram-se acima do ponto médio nas dimensões e no global, com valores mais elevados na dimensão “Respiração” e mais baixos na “Disfunção neurológica”. A média do score global da escala de satisfação foi de 84,1%. Conclusão: O treino de CNT, em contexto de simulação, é promissor para a melhoria dos cuidados e da segurança do doente pois influencia positivamente o conhecimento, a performance, a autoconfiança e a satisfação dos enfermeiros do Serviço de Urgência, para atuar em situações de emergência. |
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P-12 INFLUÊNCIA DA SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE NAS COMPETÊNCIAS NÃO TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAResumos de CongressoIntrodução e Objetivos: Os eventos adversos no cuidado à pessoa em situação crítica são maioritariamente atribuídos à falha de competências não técnicas (CNT). O treino destas competências é um complemento essencial ao treino de competências técnicas que, segundo o European Resuscitation Council¹, deve ser agregado ao processo formativo da equipa de emergência. A Simulação de Alta Fidelidade (SAF) tem-se evidenciado como estratégia pedagógica eficaz na promoção da melhoria da qualidade dos cuidados e da segurança do doente, em contexto de emergência. Pretende-se analisar se o treino de CNT (comunicação e liderança) influencia o conhecimento, a performance, a autoconfiança e a satisfação dos enfermeiros do Serviço de Urgência, em situações de emergência. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, de carácter pré-experimental, com desenho antes-após com grupo único. Amostra não probabilística por conveniência, constituída por 20 enfermeiros do Serviço de Urgência, divididos aleatoriamente em 4 grupos de 5 elementos. Desenvolvido e implementado um Programa de Formação de Práticas Clínicas Simuladas, com recurso a cenários de SAF, para treino de CNT (comunicação e liderança) em situações de emergência. Analisadas as diferenças antes e após relativas a: conhecimento, com recurso a teste de conhecimentos; performance, através de grelhas de observação (comunicação e liderança) elaboradas e validadas para o efeito; e autoconfiança, através da Escala de autoconfiança para intervenção em emergências². No final da formação, foi avaliada a satisfação dos enfermeiros através da Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas³. A análise estatística foi efetuada em IBM SPSS. Foram tidos em conta os aspetos formais e éticos. Resultados e Discussão: Amostra constituída por 20 enfermeiros com tempo de exercício profissional medio de 12,8 anos. Nenhum tem formação em CNT, mas 80% tem em Suporte Avançado de Vida. Segundo os resultados preliminares, houve melhoria: do conhecimento, 67,3% para 88,1%; da performance na comunicação (o recurso à comunicação estruturada e utilização de ferramentas de comunicação progrediram de 0% a 100%) e na liderança (o cumprimento dos itens da grelha de observação variou de 5% a 35% na avaliação inicial e 80% a 100% na avaliação final; o debriefing da avaliação inicial não foi realizado por nenhum grupo mas o final foi por todos); os valores de autoconfiança apresentaram-se acima do ponto médio nas dimensões e no global, com valores mais elevados na dimensão “Respiração” e mais baixos na “Disfunção neurológica”. A média do score global da escala de satisfação foi de 84,1%. Conclusão: O treino de CNT, em contexto de simulação, é promissor para a melhoria dos cuidados e da segurança do doente pois influencia positivamente o conhecimento, a performance, a autoconfiança e a satisfação dos enfermeiros do Serviço de Urgência, para atuar em situações de emergência.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.27420por0871-6099Simões, CláudiaCoutinho, VerónicaOliveira, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T05:03:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:05.882536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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