O património imaterial e o turismo cultural para o desenvolvimento da freguesia da Atalaia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20954 |
Resumo: | O património cultural imaterial (PCI) de Portugal representa uma parte do que consideramos, enquanto sociedade, ser a nossa herança cultural e cuja origem associamos aos nossos antepassados. Ao PCI associamos, de maneira muito marcada, fácies culturais locais e específicos de determinadas comunidades, às quais estão associadas manifestações e bens culturais que lhes conferem determinada identidade. Não descurando o significado que o património cultural material, sobretudo o histórico e monumental, tem nos diversos contextos locais ou globais, e numa perspetiva de cultura e tradição enquanto noções em constante transformação, entendemos a necessidade de investigar os contributos do PCI para a construção da identidade cultural local. Este registo identitário confere ao PCI um lugar relevante nas atuais tendências do turismo cultural. A opção por um registo turístico emocional e experiencial, o reencontro com a cultura, a procura de um sentido de pertença faz do PCI um recurso de excelência para o turismo cultural. Indo ao encontro deste novo paradigma, o património imaterial torna-se determinante nas sociedades, na medida em que expressa a sua identidade, apelando ao acionar de medidas com vista à sua preservação e conservação bem como a valorização turística no contexto da mercantilização da cultura nas sociedades pós-modernas. Enquanto recurso, o PCI, apresenta-se de várias formas. Uma das mais aceites são as manifestações culturais congregadas em torno da religiosidade local e popular, por vezes com séculos de existência. Tal é o caso da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, cujo processo de construção enquanto um bem cultural nos propomos a estudar, assim como os seus impactos no desenvolvimento turístico local. |
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O património imaterial e o turismo cultural para o desenvolvimento da freguesia da AtalaiaPatrimónio cultural imaterialReligiosidadeIdentidadeMemóriaIntangible cultural heritageReligiosityIdentityMemoryO património cultural imaterial (PCI) de Portugal representa uma parte do que consideramos, enquanto sociedade, ser a nossa herança cultural e cuja origem associamos aos nossos antepassados. Ao PCI associamos, de maneira muito marcada, fácies culturais locais e específicos de determinadas comunidades, às quais estão associadas manifestações e bens culturais que lhes conferem determinada identidade. Não descurando o significado que o património cultural material, sobretudo o histórico e monumental, tem nos diversos contextos locais ou globais, e numa perspetiva de cultura e tradição enquanto noções em constante transformação, entendemos a necessidade de investigar os contributos do PCI para a construção da identidade cultural local. Este registo identitário confere ao PCI um lugar relevante nas atuais tendências do turismo cultural. A opção por um registo turístico emocional e experiencial, o reencontro com a cultura, a procura de um sentido de pertença faz do PCI um recurso de excelência para o turismo cultural. Indo ao encontro deste novo paradigma, o património imaterial torna-se determinante nas sociedades, na medida em que expressa a sua identidade, apelando ao acionar de medidas com vista à sua preservação e conservação bem como a valorização turística no contexto da mercantilização da cultura nas sociedades pós-modernas. Enquanto recurso, o PCI, apresenta-se de várias formas. Uma das mais aceites são as manifestações culturais congregadas em torno da religiosidade local e popular, por vezes com séculos de existência. Tal é o caso da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, cujo processo de construção enquanto um bem cultural nos propomos a estudar, assim como os seus impactos no desenvolvimento turístico local.Intangible Cultural Heritage is a significant part of what we consider, as a society, to be our heritage and whose origins we connect with our ancestors. Intangible Heritage is often connected to local cultural manifestations, specific of a given community, working as identity features. Without overlooking the meaning and importance of built cultural heritage in local and global contexts and having in mind that culture and tradition are everchanging concepts, there is the need to research the Intangible Heritage contributions to the construction of local cultural identities. The identity aspect allows for a relevant place for Intangible Heritage in what cultural tourism in concerned. A more emotional and experiential tourism, reconnecting to culture itself, and seeking a sense of belonging allows Intangible Heritage to be a useful resource in cultural tourism. Because it expresses the social identities. The need for its preservation and conservation as well as valorisation takes its place in modern societies. Several forms are associated with intangible heritage. Some of the most popular are cultural manifestation driven from local and popular religion, in some cases with a large historic background. Such is the Festa Grande em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, whose process as an intangible heritage asset we study, as well as its impacts on local tourism development.2023-09-07T00:00:00Z2020-10-20T00:00:00Z2020-10-202020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20954TID:202544478porCaetano, Ana Catarina Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:49.726272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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