Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4574 |
Resumo: | Em domínio urbano, é expectável que grande parte dos problemas de congestionamento de tráfego ocorram ao nível das interseções. Neste contexto, a presente dissertação centra-se na utilização da microssimulação como ferramenta de avaliação e definição de estratégias de melhoramento do desempenho de uma interseção urbana sendo abordado o Largo da Républica em Leiria pela sua complexidade face aos níveis de tráfego que apresenta e também por se situar numa zona nobre da cidade. Para avaliação comparativa do desempenho das soluções estudadas, utilizou-se ao software de microsimulação Aimsun pela sua versatilidade e por ser considerada uma ferramenta fidedigna para este tipo de análises. A pesquisa baseou-se na definição de diversos cenários de procura de tráfego associados a diferentes propostas de reformulação geométrica, designadamente (1) ajuste do plano de temporização; (2) sistema de controlo actuado e; (3) transformação da interseção numa rotunda alongada. Em termos metodológicos, posteriormente à seleção do estudo de caso, procedeu-se à recolha de elementos existentes, a qual foi complementada pela recolha de dados adicionais in loco. Em seguida a interseção foi codificada e modelada, seguindo-se a calibração e validação. Posteriormente, foram estudadas algumas propostas de alteração semafórica ou geométrica para os diferentes cenários de demanda futura. Com os modelos construídos foi então possível desenvolver análises comparativas, evidenciando vantagens e limitações e o correspondente nível de desempenho global. Refira-se igualmente que a qualidade e precisão dos valores inseridos no modelo têm uma influência notória nos resultados pelo que a etapa de calibração e validação foi essencial para garantir a fiabilidade dos resultados. O estudo permitiu quantificar um conjunto de indicadores de desempenho que potenciou a comparação direta e credível entre as várias soluções estudadas obtendo-se, deste modo, uma base sólida para a eventual tomada de decisões quanto a intervenções na infraestrutura. Em termos gerais a solução da implantação da rotunda alongada foi a que atingiu maior nível de desempenho em termos de fluidez e capacidade, sendo ainda expectável tratar-se da solução globalmente mais competitiva considerando a totalidade dos custos nomeadamente nas vertentes de segurança rodoviária, implementação da solução, conservação e manutenção. |
id |
RCAP_96da5ecdc55b3062dc453ca31c294da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfegoMicrossimulacaoDesempenho de intersecoesAimsunDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilEm domínio urbano, é expectável que grande parte dos problemas de congestionamento de tráfego ocorram ao nível das interseções. Neste contexto, a presente dissertação centra-se na utilização da microssimulação como ferramenta de avaliação e definição de estratégias de melhoramento do desempenho de uma interseção urbana sendo abordado o Largo da Républica em Leiria pela sua complexidade face aos níveis de tráfego que apresenta e também por se situar numa zona nobre da cidade. Para avaliação comparativa do desempenho das soluções estudadas, utilizou-se ao software de microsimulação Aimsun pela sua versatilidade e por ser considerada uma ferramenta fidedigna para este tipo de análises. A pesquisa baseou-se na definição de diversos cenários de procura de tráfego associados a diferentes propostas de reformulação geométrica, designadamente (1) ajuste do plano de temporização; (2) sistema de controlo actuado e; (3) transformação da interseção numa rotunda alongada. Em termos metodológicos, posteriormente à seleção do estudo de caso, procedeu-se à recolha de elementos existentes, a qual foi complementada pela recolha de dados adicionais in loco. Em seguida a interseção foi codificada e modelada, seguindo-se a calibração e validação. Posteriormente, foram estudadas algumas propostas de alteração semafórica ou geométrica para os diferentes cenários de demanda futura. Com os modelos construídos foi então possível desenvolver análises comparativas, evidenciando vantagens e limitações e o correspondente nível de desempenho global. Refira-se igualmente que a qualidade e precisão dos valores inseridos no modelo têm uma influência notória nos resultados pelo que a etapa de calibração e validação foi essencial para garantir a fiabilidade dos resultados. O estudo permitiu quantificar um conjunto de indicadores de desempenho que potenciou a comparação direta e credível entre as várias soluções estudadas obtendo-se, deste modo, uma base sólida para a eventual tomada de decisões quanto a intervenções na infraestrutura. Em termos gerais a solução da implantação da rotunda alongada foi a que atingiu maior nível de desempenho em termos de fluidez e capacidade, sendo ainda expectável tratar-se da solução globalmente mais competitiva considerando a totalidade dos custos nomeadamente nas vertentes de segurança rodoviária, implementação da solução, conservação e manutenção.Silva, João Pedro Cruz daSilva, Ana Maria César BastosIC-OnlineBertoli, Maria Julia de Paula2020-01-29T13:29:08Z2019-11-282019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4574TID:202384586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:36Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:23.526065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego |
title |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego Bertoli, Maria Julia de Paula Microssimulacao Desempenho de intersecoes Aimsun Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego |
title_full |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego |
title_sort |
Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego |
author |
Bertoli, Maria Julia de Paula |
author_facet |
Bertoli, Maria Julia de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, João Pedro Cruz da Silva, Ana Maria César Bastos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertoli, Maria Julia de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microssimulacao Desempenho de intersecoes Aimsun Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
Microssimulacao Desempenho de intersecoes Aimsun Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
Em domínio urbano, é expectável que grande parte dos problemas de congestionamento de tráfego ocorram ao nível das interseções. Neste contexto, a presente dissertação centra-se na utilização da microssimulação como ferramenta de avaliação e definição de estratégias de melhoramento do desempenho de uma interseção urbana sendo abordado o Largo da Républica em Leiria pela sua complexidade face aos níveis de tráfego que apresenta e também por se situar numa zona nobre da cidade. Para avaliação comparativa do desempenho das soluções estudadas, utilizou-se ao software de microsimulação Aimsun pela sua versatilidade e por ser considerada uma ferramenta fidedigna para este tipo de análises. A pesquisa baseou-se na definição de diversos cenários de procura de tráfego associados a diferentes propostas de reformulação geométrica, designadamente (1) ajuste do plano de temporização; (2) sistema de controlo actuado e; (3) transformação da interseção numa rotunda alongada. Em termos metodológicos, posteriormente à seleção do estudo de caso, procedeu-se à recolha de elementos existentes, a qual foi complementada pela recolha de dados adicionais in loco. Em seguida a interseção foi codificada e modelada, seguindo-se a calibração e validação. Posteriormente, foram estudadas algumas propostas de alteração semafórica ou geométrica para os diferentes cenários de demanda futura. Com os modelos construídos foi então possível desenvolver análises comparativas, evidenciando vantagens e limitações e o correspondente nível de desempenho global. Refira-se igualmente que a qualidade e precisão dos valores inseridos no modelo têm uma influência notória nos resultados pelo que a etapa de calibração e validação foi essencial para garantir a fiabilidade dos resultados. O estudo permitiu quantificar um conjunto de indicadores de desempenho que potenciou a comparação direta e credível entre as várias soluções estudadas obtendo-se, deste modo, uma base sólida para a eventual tomada de decisões quanto a intervenções na infraestrutura. Em termos gerais a solução da implantação da rotunda alongada foi a que atingiu maior nível de desempenho em termos de fluidez e capacidade, sendo ainda expectável tratar-se da solução globalmente mais competitiva considerando a totalidade dos custos nomeadamente nas vertentes de segurança rodoviária, implementação da solução, conservação e manutenção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 2019-11-28T00:00:00Z 2020-01-29T13:29:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4574 TID:202384586 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4574 |
identifier_str_mv |
TID:202384586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136977606410240 |