Intervenção na equipa sénior do União de Tomar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Carlos Manuel Henriques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1920
Resumo: Este relatório enquadra-se no segundo ano do Mestrado em Desporto – Especialização em Treino Desportivo, após ter terminado o estágio académico no União de Tomar, nas épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. A atividade de estágio no contexto da modalidade de futebol, visa o desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais ao desempenho da função de treinador, bem como proporciona a oportunidade de aplicar saberes adquiridos ao longo do percurso académico. O estágio no União de Tomar foi desenvolvido com base em três atividades: 1. Atividade principal: treinador adjunto na equipa de futebol Sénior, durante as épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014; 2. Atividades Complementares: 2.1 Treinador Principal  Época 2012 / 2013 – Sub10;  Época 2013 / 2014 – Sub15. 2.2 Apoio à coordenação do futebol jovem, épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. Para além da caracterização do contexto e dos objetivos de estágio, neste documento estão expressas todas as estratégias de intervenção profissional, especialmente ao nível do planeamento, periodização, operacionalização e caracterização do processo de treino sustentadas e fundamentadas em bibliografia de autores de referência. Da análise da caracterização dos exercícios referente às 117 unidades de treino realizados na época 2013 / 2014, destacamos o facto de acordo com a classificação de (Queiroz, 1986) 56 % do volume total de exercícios é da categoria Exercícios Fundamentais, podemos concluir por isso que existe uma predominância de exercícios com grande identidade com o jogo, ou seja similares ou idênticos aos contextos competitivos que a modalidade em si encerra, ideia essa reforçada com a classificação taxonómica de (Castelo, 2003) que apresenta 53 % do volume total dos exercícios pertencentes a Exercícios Específicos de Preparação. As preocupações no decorrer do estágio académico, foram essencialmente o desenvolvimento de competências fundamentais ao nível da intervenção técnico-pedagógica, bem como aprofundar conhecimentos na área da organização do jogo de futebol e no planeamento e operacionalização do processo de treino e construção do modelo de jogo, com base em bibliografia de autores de referência. Podemos então concluir que estágio foi extremamente benéfico para a minha formação, pois proporcionou, o desenvolvimento de competências e conhecimentos fundamentais para o desempenho da atividade profissional de treinador.
id RCAP_96f6f5f4154b9a1204319d33baa546e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção na equipa sénior do União de Tomartreinadorplaneamento e periodizaçãoexercício de treinomodelo de jogocoachplanning and periodizationtraining exercisesEste relatório enquadra-se no segundo ano do Mestrado em Desporto – Especialização em Treino Desportivo, após ter terminado o estágio académico no União de Tomar, nas épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. A atividade de estágio no contexto da modalidade de futebol, visa o desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais ao desempenho da função de treinador, bem como proporciona a oportunidade de aplicar saberes adquiridos ao longo do percurso académico. O estágio no União de Tomar foi desenvolvido com base em três atividades: 1. Atividade principal: treinador adjunto na equipa de futebol Sénior, durante as épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014; 2. Atividades Complementares: 2.1 Treinador Principal  Época 2012 / 2013 – Sub10;  Época 2013 / 2014 – Sub15. 2.2 Apoio à coordenação do futebol jovem, épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. Para além da caracterização do contexto e dos objetivos de estágio, neste documento estão expressas todas as estratégias de intervenção profissional, especialmente ao nível do planeamento, periodização, operacionalização e caracterização do processo de treino sustentadas e fundamentadas em bibliografia de autores de referência. Da análise da caracterização dos exercícios referente às 117 unidades de treino realizados na época 2013 / 2014, destacamos o facto de acordo com a classificação de (Queiroz, 1986) 56 % do volume total de exercícios é da categoria Exercícios Fundamentais, podemos concluir por isso que existe uma predominância de exercícios com grande identidade com o jogo, ou seja similares ou idênticos aos contextos competitivos que a modalidade em si encerra, ideia essa reforçada com a classificação taxonómica de (Castelo, 2003) que apresenta 53 % do volume total dos exercícios pertencentes a Exercícios Específicos de Preparação. As preocupações no decorrer do estágio académico, foram essencialmente o desenvolvimento de competências fundamentais ao nível da intervenção técnico-pedagógica, bem como aprofundar conhecimentos na área da organização do jogo de futebol e no planeamento e operacionalização do processo de treino e construção do modelo de jogo, com base em bibliografia de autores de referência. Podemos então concluir que estágio foi extremamente benéfico para a minha formação, pois proporcionou, o desenvolvimento de competências e conhecimentos fundamentais para o desempenho da atividade profissional de treinador.This report is a part of the second year of the Master in Sport - Specialization in Sports Training, after completing the academic stage in União de Tomar in seasons 2012/2013 and 2013/2014. The stage activity in the context of football, aims to develop a set of core competencies for the performance of the coaching function and provides the opportunity to apply knowledge acquired during the academic route. The stage in União de Tomar was developed based on three activities: 1. Main activity: assistant coach in senior football team during seasons 2012/2013 and 2013/2014 2. Complementary Activities: 2.1 Head Coach  Season 2012/2013 - Sub10;  Season 2013/2014 - Sub15. 2.2 Support for the coordination of youth football, season 2012/2013 and 2013/2014. In addition to the characterization of the context and the goals of stage in this document are expressed all professional intervention strategies, especially in planning, periodization, operation and characterization of training process and based on the literature of reference authors. Analyzing the characterization of exercises relating to 117 training units performed at the time 2013/2014, we highlight the fact that according to the classification (Queiroz, 1986) 56% of the total volume of exercise is the category Exercícios Fundamentais, we can conclude there is a predominance of exercises with great identity with the game, that is similar or identical to competitive contexts that the sport itself have, this idea is reinforced by the taxonomic classification (Castle, 2003) which has 53% of the total volume of the exercises belonging to Exercícios Específicos de Preparação. The concerns during the academic stage, were essentially the development of key skills in the technical and pedagogical intervention and deepen knowledge in the area of the football, like, game organization, planning and operation of the training process and construction of the game model based on literature reference authors. We can conclude this stage was extremely positive for my training because it provided, the development of skills and fundamental knowledge for the performance of coach professional activity.Costa, João PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDuarte, Carlos Manuel Henriques2017-10-15T15:33:51Z2015-092015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1920TID:201175541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:44Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:55.681690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
title Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
spellingShingle Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
Duarte, Carlos Manuel Henriques
treinador
planeamento e periodização
exercício de treino
modelo de jogo
coach
planning and periodization
training exercises
title_short Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
title_full Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
title_fullStr Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
title_full_unstemmed Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
title_sort Intervenção na equipa sénior do União de Tomar
author Duarte, Carlos Manuel Henriques
author_facet Duarte, Carlos Manuel Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, João Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Carlos Manuel Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv treinador
planeamento e periodização
exercício de treino
modelo de jogo
coach
planning and periodization
training exercises
topic treinador
planeamento e periodização
exercício de treino
modelo de jogo
coach
planning and periodization
training exercises
description Este relatório enquadra-se no segundo ano do Mestrado em Desporto – Especialização em Treino Desportivo, após ter terminado o estágio académico no União de Tomar, nas épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. A atividade de estágio no contexto da modalidade de futebol, visa o desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais ao desempenho da função de treinador, bem como proporciona a oportunidade de aplicar saberes adquiridos ao longo do percurso académico. O estágio no União de Tomar foi desenvolvido com base em três atividades: 1. Atividade principal: treinador adjunto na equipa de futebol Sénior, durante as épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014; 2. Atividades Complementares: 2.1 Treinador Principal  Época 2012 / 2013 – Sub10;  Época 2013 / 2014 – Sub15. 2.2 Apoio à coordenação do futebol jovem, épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. Para além da caracterização do contexto e dos objetivos de estágio, neste documento estão expressas todas as estratégias de intervenção profissional, especialmente ao nível do planeamento, periodização, operacionalização e caracterização do processo de treino sustentadas e fundamentadas em bibliografia de autores de referência. Da análise da caracterização dos exercícios referente às 117 unidades de treino realizados na época 2013 / 2014, destacamos o facto de acordo com a classificação de (Queiroz, 1986) 56 % do volume total de exercícios é da categoria Exercícios Fundamentais, podemos concluir por isso que existe uma predominância de exercícios com grande identidade com o jogo, ou seja similares ou idênticos aos contextos competitivos que a modalidade em si encerra, ideia essa reforçada com a classificação taxonómica de (Castelo, 2003) que apresenta 53 % do volume total dos exercícios pertencentes a Exercícios Específicos de Preparação. As preocupações no decorrer do estágio académico, foram essencialmente o desenvolvimento de competências fundamentais ao nível da intervenção técnico-pedagógica, bem como aprofundar conhecimentos na área da organização do jogo de futebol e no planeamento e operacionalização do processo de treino e construção do modelo de jogo, com base em bibliografia de autores de referência. Podemos então concluir que estágio foi extremamente benéfico para a minha formação, pois proporcionou, o desenvolvimento de competências e conhecimentos fundamentais para o desempenho da atividade profissional de treinador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2015-09-01T00:00:00Z
2017-10-15T15:33:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1920
TID:201175541
url http://hdl.handle.net/10400.15/1920
identifier_str_mv TID:201175541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029704908800