Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17707 |
Resumo: | Os mecanismos rodoviários de redução de velocidade de veículos, conhecidos como lombas, introduzem uma força vertical ascendente nos veículos, de modo a reduzirem a sua velocidade. Este método de desaceleração e segurança rodoviária, provocam, não só, desconforto nos condutores, como podem também danificar os veículos. A Pavnext desenvolveu um sistema eletromecânico que garante o mesmo nível de segurança, e com a vantagem de absorver a energia cinética gerada pela desaceleração, sem desconforto para o condutor, transformando-a em energia eléctrica. O sistema inclui dois geradores de corrente alternada, que são acionados a cada passagem de um veículo. Para aproveitar a energia gerada, foi desenvolvido o protótipo de um conversor eletrónico de potência, que permite transferir a energia gerada pelo gerador, para uma bateria ou super condensador. Trata-se de um conversor de corrente alternada para corrente contínua, do tipo elevador, em que o controlo permite ajustar a potência a transferir em função de um valor de referência. Para além do mais, o conversor representa para o gerador uma carga com características resistivas. A forma de onda da corrente é praticamente uma sinusóide, em fase com a tensão aos terminais do gerador. Deste modo, o fator de potência aproxima-se da unidade, maximizando a transferência de potência. Para além dos testes realizados com super condensadores, em que a variável de controlo foi a corrente de carga dos super condensadores, foram realizados também testes complementares, onde os super condensadores foram substituídos por uma resistência de carga e a variável a controlar passou a ser a tensão na referida resistência de carga. |
id |
RCAP_9708ec29d7d547ddf2b97f3f199c4a41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásicaEnergy HarvestingRetificação ativaControlador PI (D)AC/DC boost converterPFC Boost RectifierActive rectificationPI controller (D)Os mecanismos rodoviários de redução de velocidade de veículos, conhecidos como lombas, introduzem uma força vertical ascendente nos veículos, de modo a reduzirem a sua velocidade. Este método de desaceleração e segurança rodoviária, provocam, não só, desconforto nos condutores, como podem também danificar os veículos. A Pavnext desenvolveu um sistema eletromecânico que garante o mesmo nível de segurança, e com a vantagem de absorver a energia cinética gerada pela desaceleração, sem desconforto para o condutor, transformando-a em energia eléctrica. O sistema inclui dois geradores de corrente alternada, que são acionados a cada passagem de um veículo. Para aproveitar a energia gerada, foi desenvolvido o protótipo de um conversor eletrónico de potência, que permite transferir a energia gerada pelo gerador, para uma bateria ou super condensador. Trata-se de um conversor de corrente alternada para corrente contínua, do tipo elevador, em que o controlo permite ajustar a potência a transferir em função de um valor de referência. Para além do mais, o conversor representa para o gerador uma carga com características resistivas. A forma de onda da corrente é praticamente uma sinusóide, em fase com a tensão aos terminais do gerador. Deste modo, o fator de potência aproxima-se da unidade, maximizando a transferência de potência. Para além dos testes realizados com super condensadores, em que a variável de controlo foi a corrente de carga dos super condensadores, foram realizados também testes complementares, onde os super condensadores foram substituídos por uma resistência de carga e a variável a controlar passou a ser a tensão na referida resistência de carga.Road vehicle speed reduction mechanisms, known as bumps, introduce an upward vertical force on vehicles in order to reduce their speed. This method of deceleration and road safety not only causes discomfort for drivers, but can also damage vehicles. Pavnext has developed an electromechanical system that guarantees the same level of safety, and with the advantage of absorbing the kinetic energy generated by the deceleration, without discomfort for the driver, transforming it into electrical energy. The system includes two alternating current generators, which are activated each time a vehicle passes. To take advantage of the energy generated, the prototype of an electronic power converter was developed, which allows the transfer of the energy generated by the generator to a battery or super condenser. It is an alternating current to direct current converter, of the elevator type, in which the control allows to adjust the power to be transferred according to a reference value. Furthermore, the converter represents a load with resistive characteristics for the generator. The current waveform is practically a sinusoid, in phase with the voltage at the generator terminals. In this way, the power factor approaches the unit, maximizing power transfer. In addition to the tests carried out with super capacitors, in which the control variable was the charge current of the super capacitors, complementary tests were also carried out, where the super capacitors were replaced by a load resistance and the variable to be controlled became the voltage in said load resistance.Brito, Rui Miguel Monteiro deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Válter Gaspar Costa2023-11-11T01:31:01Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17707TID:202551261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:47:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:19.134443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica |
title |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica |
spellingShingle |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica Almeida, Válter Gaspar Costa Energy Harvesting Retificação ativa Controlador PI (D) AC/DC boost converter PFC Boost Rectifier Active rectification PI controller (D) |
title_short |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica |
title_full |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica |
title_fullStr |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica |
title_full_unstemmed |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica |
title_sort |
Projecto e implementação de um conversor AC/DC elevador para uma fonte AC monofásica |
author |
Almeida, Válter Gaspar Costa |
author_facet |
Almeida, Válter Gaspar Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Rui Miguel Monteiro de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Válter Gaspar Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energy Harvesting Retificação ativa Controlador PI (D) AC/DC boost converter PFC Boost Rectifier Active rectification PI controller (D) |
topic |
Energy Harvesting Retificação ativa Controlador PI (D) AC/DC boost converter PFC Boost Rectifier Active rectification PI controller (D) |
description |
Os mecanismos rodoviários de redução de velocidade de veículos, conhecidos como lombas, introduzem uma força vertical ascendente nos veículos, de modo a reduzirem a sua velocidade. Este método de desaceleração e segurança rodoviária, provocam, não só, desconforto nos condutores, como podem também danificar os veículos. A Pavnext desenvolveu um sistema eletromecânico que garante o mesmo nível de segurança, e com a vantagem de absorver a energia cinética gerada pela desaceleração, sem desconforto para o condutor, transformando-a em energia eléctrica. O sistema inclui dois geradores de corrente alternada, que são acionados a cada passagem de um veículo. Para aproveitar a energia gerada, foi desenvolvido o protótipo de um conversor eletrónico de potência, que permite transferir a energia gerada pelo gerador, para uma bateria ou super condensador. Trata-se de um conversor de corrente alternada para corrente contínua, do tipo elevador, em que o controlo permite ajustar a potência a transferir em função de um valor de referência. Para além do mais, o conversor representa para o gerador uma carga com características resistivas. A forma de onda da corrente é praticamente uma sinusóide, em fase com a tensão aos terminais do gerador. Deste modo, o fator de potência aproxima-se da unidade, maximizando a transferência de potência. Para além dos testes realizados com super condensadores, em que a variável de controlo foi a corrente de carga dos super condensadores, foram realizados também testes complementares, onde os super condensadores foram substituídos por uma resistência de carga e a variável a controlar passou a ser a tensão na referida resistência de carga. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-11-11T01:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17707 TID:202551261 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17707 |
identifier_str_mv |
TID:202551261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131463469236224 |