Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, António José
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, António Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37236
Resumo: O ambiente dos negócios é um sistema complexo e dinâmico que necessita de ser analisado de forma cuidada, para se obter sucesso. Situações complexas e críticas que ocorreram e ocorrem nas organizações dificultam, a criação e manutenção de vantagem competitiva. Fatores como a globalização, cessação de fronteiras comerciais e criação de redes globais de negócio, são algumas das novas oportunidades e ameaças que têm afetado as empresas. A situação económica recente está a levar a uma rápida e acelarada revolução e mudança de paradigma, o que tem resultado numa crescente incerteza e complexidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar a influência da estratégia no desempenho nas empresas de mediação imobiliária. Para atingir este objetivo, esta investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos órgãos de gestão das empresas de mediação imobiliária em Portugal, pertencentes a uma organização internacional de mediação imobiliária, através dos quais se obtiveram 70 respostas válidas. Os resultados obtidos mostram que a estratégia exerce uma forte influência sobre o desempenho, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos. Aqueles revelam, ainda, que o tipo de estratégia dominante destas empresas é a estratégia prospetor, que exerce uma forte ligação entre o desempenho financeiro, os clientes e os processos internos. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, no que respeita à estratégia e desempenho, permitindo expandir o conhecimento sobre estratégia e desempenho, através da aplicação de constructos. Ao nível empresarial, as empresas deste setor e tipo, devem utilizar os recursos de forma eficiente, de modo a sustentar a vantagem competitiva e o desempenho.
id RCAP_97211b96b8b965e8892d01cd5e01775b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveisStrategy and performance in real estate mediation companies: relational analysis among the variablesEstratégiaDesempenhoBalanced scorecardEmpresas de mediação imobiliáriaStrategyPerformanceReal estate companiesO ambiente dos negócios é um sistema complexo e dinâmico que necessita de ser analisado de forma cuidada, para se obter sucesso. Situações complexas e críticas que ocorreram e ocorrem nas organizações dificultam, a criação e manutenção de vantagem competitiva. Fatores como a globalização, cessação de fronteiras comerciais e criação de redes globais de negócio, são algumas das novas oportunidades e ameaças que têm afetado as empresas. A situação económica recente está a levar a uma rápida e acelarada revolução e mudança de paradigma, o que tem resultado numa crescente incerteza e complexidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar a influência da estratégia no desempenho nas empresas de mediação imobiliária. Para atingir este objetivo, esta investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos órgãos de gestão das empresas de mediação imobiliária em Portugal, pertencentes a uma organização internacional de mediação imobiliária, através dos quais se obtiveram 70 respostas válidas. Os resultados obtidos mostram que a estratégia exerce uma forte influência sobre o desempenho, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos. Aqueles revelam, ainda, que o tipo de estratégia dominante destas empresas é a estratégia prospetor, que exerce uma forte ligação entre o desempenho financeiro, os clientes e os processos internos. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, no que respeita à estratégia e desempenho, permitindo expandir o conhecimento sobre estratégia e desempenho, através da aplicação de constructos. Ao nível empresarial, as empresas deste setor e tipo, devem utilizar os recursos de forma eficiente, de modo a sustentar a vantagem competitiva e o desempenho.The business environment is a complex and dynamic system that needs to be “looked at” properly in order to succeed. Complex and critical situations that have occurred and are occurring in organizations make it difficult to create and maintain a competitive advantage. Factors such as globalization, dissolution of commercial borders and the creation of global business networks are some of the new opportunities and threats that have affected companies. The recent economic situation is leading to a rapid and accelerated revolution and shifting paradigm, which has resulted in the increasing of uncertainty and complexity. This work aims to evaluate the influence of strategy on performance in real estate mediation companies. To achieve this goal, this investigation was determined according to a quantitative methodology, whose date was collected through a questionnaire survey, addressed to the management bodies of real estate mediation companies in Portugal, which belong to an international organization of real estate mediation, from those, 70 valid responses were obtained. The obtained results show that the strategy has a strong influence on performance, especially in the dimensions of financial performance, customers and internal processes. The obtained results also reveal that the type of dominant strategy of these companies is the prospecting strategy, which has a strong link between financial performance, customers and internal processes. This study contributes to the development of the literature, regarding strategy and performance, allowing to expand the knowledge about strategy and performance, through the application of constructs. In what the business level is concerned, companies in this sector and type must use efficiently resources in order to sustain competitive advantage and performance.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, António JoséFerreira, António Mendes2022-04-01T16:54:52Z2022-03-232022-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37236por0872-556X10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11318info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:16.961945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
Strategy and performance in real estate mediation companies: relational analysis among the variables
title Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
spellingShingle Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
Oliveira, António José
Estratégia
Desempenho
Balanced scorecard
Empresas de mediação imobiliária
Strategy
Performance
Real estate companies
title_short Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
title_full Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
title_fullStr Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
title_full_unstemmed Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
title_sort Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis
author Oliveira, António José
author_facet Oliveira, António José
Ferreira, António Mendes
author_role author
author2 Ferreira, António Mendes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, António José
Ferreira, António Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Desempenho
Balanced scorecard
Empresas de mediação imobiliária
Strategy
Performance
Real estate companies
topic Estratégia
Desempenho
Balanced scorecard
Empresas de mediação imobiliária
Strategy
Performance
Real estate companies
description O ambiente dos negócios é um sistema complexo e dinâmico que necessita de ser analisado de forma cuidada, para se obter sucesso. Situações complexas e críticas que ocorreram e ocorrem nas organizações dificultam, a criação e manutenção de vantagem competitiva. Fatores como a globalização, cessação de fronteiras comerciais e criação de redes globais de negócio, são algumas das novas oportunidades e ameaças que têm afetado as empresas. A situação económica recente está a levar a uma rápida e acelarada revolução e mudança de paradigma, o que tem resultado numa crescente incerteza e complexidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar a influência da estratégia no desempenho nas empresas de mediação imobiliária. Para atingir este objetivo, esta investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos órgãos de gestão das empresas de mediação imobiliária em Portugal, pertencentes a uma organização internacional de mediação imobiliária, através dos quais se obtiveram 70 respostas válidas. Os resultados obtidos mostram que a estratégia exerce uma forte influência sobre o desempenho, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos. Aqueles revelam, ainda, que o tipo de estratégia dominante destas empresas é a estratégia prospetor, que exerce uma forte ligação entre o desempenho financeiro, os clientes e os processos internos. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, no que respeita à estratégia e desempenho, permitindo expandir o conhecimento sobre estratégia e desempenho, através da aplicação de constructos. Ao nível empresarial, as empresas deste setor e tipo, devem utilizar os recursos de forma eficiente, de modo a sustentar a vantagem competitiva e o desempenho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01T16:54:52Z
2022-03-23
2022-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37236
url http://hdl.handle.net/10400.14/37236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-556X
10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132024760434688