Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Afonso Miguel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5628
Resumo: Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenação
id RCAP_972d15e95e00a6cda7538ab9636a34df
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédiaEncenaçãoMecanismosIntermédiaTecnologiaHíbridoStagingMechanismsInter-mediaTechnologyHybridTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em EncenaçãoEste texto é um Relatório de Projecto, descrição do método de construção do espectáculo FERAS AMESTRADAS – Comédia Musical Negra à Portuguesa, encenado por Afonso Guerreiro, que serviu de exercício final para a disciplina de Encenação II, ministrada por Carlos Pessoa que atribuiu a este trabalho 18 valores. A Intermédia nos mecanismos de encenação (a telecamara a captar imagens da actuação do actor em palco e a projectá-las em directo na tela) irá contribuir para o aprofundamento deste «binómio» facultado, cada vez mais, pelo fácil acesso às novas tecnologias e ao seu enorme e progressivo avanço. Por outro lado, o actor vai, também, aprofundar e desenvolver a sua consciência nestes dois planos de actuação simultânea. Verifica-se a sua presença no espaço físico (cena) e em simultâneo a reprodução da sua emoção amplificada através do grande-plano, no espaço virtual (ecrã). Esta ubiquidade, em que o actor é, ao mesmo tempo, a imagem e faz a imagem, dá lugar a uma actuação paralela que se funde de forma a permitir uma única leitura para o público. Com estas duas linguagens (Teatro/Cinema) distintas mas, de certa forma, próximas e muito utilizadas no universo da criação artística contemporânea, cria-se uma narrativa miscigenada criada pela conjugação destas duas disciplinas e através da qual não se perde a tridimensionalidade da actuação em cena. O teatro. As questões orientadoras deste trabalho são: a) nos mecanismos de encenação proporcionados pela «Intermédia», que discurso paralelo o actor/intérprete deve usar conscientemente na comunicação directa com o público e como se deve relacionar, em simultâneo, com a telecamara; b) por outro lado, tem-se em conta o desenvolvimento de um método de fusão, ao nível da narrativa dramática, na qual a simultaneidade das sintaxes teatral e cinematográfica se conjuga para criar um objecto híbrido. Esta estética insere-se nos parâmetros da criação contemporânea.ABSTRACT - This text is a report of project, a descriptive of the construction method used in the context of the show FERAS AMESTRADAS – Comédia Musical Negra à Portuguesa, staged by Afonso Guerreiro, which was final exercise for the discipline of Staging II, conducted by Carlos Pessoa, who rated this work with 18 marks/20. Within the mechanisms of staging (telecamera capturing images of the actor’s acting on stage and projecting them directly on screen), the Inter-media provided the depth of this 'duality', increasingly provided by the easy access to new technologies and its huge and progressive advancement. On the other hand, the actor will also deepen and develop his awareness of these two plans. By this, we mean his presence in the physical space (scene) and the simultaneous reproduction of his emotion amplified through close-up, on the virtual space (screen). This ubiquity, in which the player is, at the same time, the image and the image maker, gives rise to an acting allowing the public a parallel reading. With these two distinct but somehow very close languages (Theatre/Cinema), widely used in the world of contemporary artistic creation, a mixed narrative is created, through which the three-dimensionality on the scene of action is not lost. Within the mechanisms of staging provided by Inter-media, the questions guidelines of this study are linked to which parallel speech is the actor/performer to consciously use in direct communication with the public, and how to relate to the telecamara. Furthermore, regard has been given to the development of a method of melting, as far as the narrative dramatic is concerned, in which the simultaneous theater and film syntax is combined to create a hybrid object. This aesthetic fits the parameters of contemporary creation.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaVasques, EugéniaRito, AnaRCIPLGuerreiro, Afonso Miguel2016-02-03T14:36:19Z2012-06-202012-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5628TID:201012014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:53.303729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
title Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
spellingShingle Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
Guerreiro, Afonso Miguel
Encenação
Mecanismos
Intermédia
Tecnologia
Híbrido
Staging
Mechanisms
Inter-media
Technology
Hybrid
title_short Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
title_full Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
title_fullStr Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
title_full_unstemmed Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
title_sort Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia
author Guerreiro, Afonso Miguel
author_facet Guerreiro, Afonso Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasques, Eugénia
Rito, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Afonso Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Encenação
Mecanismos
Intermédia
Tecnologia
Híbrido
Staging
Mechanisms
Inter-media
Technology
Hybrid
topic Encenação
Mecanismos
Intermédia
Tecnologia
Híbrido
Staging
Mechanisms
Inter-media
Technology
Hybrid
description Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-20
2012-06-20T00:00:00Z
2016-02-03T14:36:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5628
TID:201012014
url http://hdl.handle.net/10400.21/5628
identifier_str_mv TID:201012014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407107612672