Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Katia Alexandra de Godoi e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100013
Resumo: Resumo: Nos últimos anos tem ocorrido um crescente interesse, por parte dos pesquisadores, pelas abordagens de investigação qualitativa no contexto digital, influenciando o design e demandando competências digitais. Nesse contexto, o presente estudo poderá trazer contribuições relacionadas ao gerenciamento de um plano de curadoria, que poderá abarcar a organização das buscas, seleção, contextualização, compartilhamento e avaliação, além de facilitar a comunicação entre os participantes da pesquisa. Desta forma, o objetivo deste capítulo reside em apresentar uma proposta de formação para pesquisadores qualitativos em curadoria digital com a exploração de Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software CAQDAS, a partir do desenvolvimento de competências. Para alcançar tal objetivo, o capítulo está organizado em três seções, sendo a primeira a introdução; a segunda, a articulação entre curadoria digital e CAQDAS, no intuito de discorrer sobre algumas das principais concepções sobre curadoria digital, de modo a elucidar e aproximar o tema na organização e gestão de dados em CAQDAS; a terceira, a proposta de formação de curadoria digital em CAQDAS, a qual optou-se por trabalhar, a partir do modelo de aprendizagem híbrido denominado Self-Blend, utilizando o Modelo de Curadoria de Conteúdo Digital na Educação e o Framework DigCompEdu, mais especificamente a Área 2 - Recursos digitais. Por fim, as considerações finais, revelam possibilidades de diálogo entre o processo curadoria digital e os CAQDAS, emergindo uma nova proposta de formação. Uma formação voltada às demandas e atribuições do pesquisador, que precisa ser preparado para assumir tal responsabilidade. Além de limitações, as quais estão relacionadas à própria formação, a qual encontra-se em fase de desenvolvimento.
id RCAP_973c9255a6cddadd92a19ef56b5fa0c2
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000100013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competênciaswebQDACuradoria digitalCompetências digitaisPesquisa qualitativaFormação de pesquisadores.Resumo: Nos últimos anos tem ocorrido um crescente interesse, por parte dos pesquisadores, pelas abordagens de investigação qualitativa no contexto digital, influenciando o design e demandando competências digitais. Nesse contexto, o presente estudo poderá trazer contribuições relacionadas ao gerenciamento de um plano de curadoria, que poderá abarcar a organização das buscas, seleção, contextualização, compartilhamento e avaliação, além de facilitar a comunicação entre os participantes da pesquisa. Desta forma, o objetivo deste capítulo reside em apresentar uma proposta de formação para pesquisadores qualitativos em curadoria digital com a exploração de Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software CAQDAS, a partir do desenvolvimento de competências. Para alcançar tal objetivo, o capítulo está organizado em três seções, sendo a primeira a introdução; a segunda, a articulação entre curadoria digital e CAQDAS, no intuito de discorrer sobre algumas das principais concepções sobre curadoria digital, de modo a elucidar e aproximar o tema na organização e gestão de dados em CAQDAS; a terceira, a proposta de formação de curadoria digital em CAQDAS, a qual optou-se por trabalhar, a partir do modelo de aprendizagem híbrido denominado Self-Blend, utilizando o Modelo de Curadoria de Conteúdo Digital na Educação e o Framework DigCompEdu, mais especificamente a Área 2 - Recursos digitais. Por fim, as considerações finais, revelam possibilidades de diálogo entre o processo curadoria digital e os CAQDAS, emergindo uma nova proposta de formação. Uma formação voltada às demandas e atribuições do pesquisador, que precisa ser preparado para assumir tal responsabilidade. Além de limitações, as quais estão relacionadas à própria formação, a qual encontra-se em fase de desenvolvimento.Ludomedia2022-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100013New Trends in Qualitative Research v.10 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100013Silva,Katia Alexandra de Godoi einfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:18Zoai:scielo:S2184-77702022000100013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:42.854685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
title Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
spellingShingle Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
Silva,Katia Alexandra de Godoi e
webQDA
Curadoria digital
Competências digitais
Pesquisa qualitativa
Formação de pesquisadores.
title_short Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
title_full Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
title_fullStr Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
title_full_unstemmed Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
title_sort Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências
author Silva,Katia Alexandra de Godoi e
author_facet Silva,Katia Alexandra de Godoi e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Katia Alexandra de Godoi e
dc.subject.por.fl_str_mv webQDA
Curadoria digital
Competências digitais
Pesquisa qualitativa
Formação de pesquisadores.
topic webQDA
Curadoria digital
Competências digitais
Pesquisa qualitativa
Formação de pesquisadores.
description Resumo: Nos últimos anos tem ocorrido um crescente interesse, por parte dos pesquisadores, pelas abordagens de investigação qualitativa no contexto digital, influenciando o design e demandando competências digitais. Nesse contexto, o presente estudo poderá trazer contribuições relacionadas ao gerenciamento de um plano de curadoria, que poderá abarcar a organização das buscas, seleção, contextualização, compartilhamento e avaliação, além de facilitar a comunicação entre os participantes da pesquisa. Desta forma, o objetivo deste capítulo reside em apresentar uma proposta de formação para pesquisadores qualitativos em curadoria digital com a exploração de Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software CAQDAS, a partir do desenvolvimento de competências. Para alcançar tal objetivo, o capítulo está organizado em três seções, sendo a primeira a introdução; a segunda, a articulação entre curadoria digital e CAQDAS, no intuito de discorrer sobre algumas das principais concepções sobre curadoria digital, de modo a elucidar e aproximar o tema na organização e gestão de dados em CAQDAS; a terceira, a proposta de formação de curadoria digital em CAQDAS, a qual optou-se por trabalhar, a partir do modelo de aprendizagem híbrido denominado Self-Blend, utilizando o Modelo de Curadoria de Conteúdo Digital na Educação e o Framework DigCompEdu, mais especificamente a Área 2 - Recursos digitais. Por fim, as considerações finais, revelam possibilidades de diálogo entre o processo curadoria digital e os CAQDAS, emergindo uma nova proposta de formação. Uma formação voltada às demandas e atribuições do pesquisador, que precisa ser preparado para assumir tal responsabilidade. Além de limitações, as quais estão relacionadas à própria formação, a qual encontra-se em fase de desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100013
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.10 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410310733824