Eleições presidenciais de 2021: As redes sociais online como plataforma de informação e influência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23979 |
Resumo: | Numa sociedade onde o termo Aldeia Global, cunhado pelo filosofo Marshall McLuhan, tem vindo a se fortalecer e onde as novas tecnologias da informação exercem uma grande influência sobre a forma como as populações comunicam e informam-se, as questões políticas também elas acompanham esta evolução e se envolvem numa estreita relação de parceria com os novos media. Derivado da situação pandémica decorrente do Covid-19, as Eleições Presidenciais de 2021 e toda a campanha política teve que se adaptar. Deste modo, os meios online, nomeadamente as redes sociais, tiveram um papel importante, ao substituir a tradicional campanha política, realizada entre visitas e congressos, por uma campanha onde a comunicação e o marketing político tiveram que migrar para o online. A presente dissertação tem como principal objetivo, compreender a relação existente entre a comunicação política online, realizada através das redes sociais, e o eleitor, de modo a compreender se os eleitores recorrem as redes sociais online, nomeadamente o Facebook, Instagram e Twitter como forma de expressão ou simplesmente como fonte de informação, perante uma tomada de decisão política. Concluindo, a presente investigação irá explorar a interseção das redes sociais com a política, tendo como objetivo perceber se esta interseção poderá ter uma influência no pensamento crítico dos utilizadores. |
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Eleições presidenciais de 2021: As redes sociais online como plataforma de informação e influênciaRedes sociais onlineParticipação políticaComunicação -- CommunicationEleição presidencial -- Presidential electionMarketing políticoOnline social networksPolitical participationPolitical marketingNuma sociedade onde o termo Aldeia Global, cunhado pelo filosofo Marshall McLuhan, tem vindo a se fortalecer e onde as novas tecnologias da informação exercem uma grande influência sobre a forma como as populações comunicam e informam-se, as questões políticas também elas acompanham esta evolução e se envolvem numa estreita relação de parceria com os novos media. Derivado da situação pandémica decorrente do Covid-19, as Eleições Presidenciais de 2021 e toda a campanha política teve que se adaptar. Deste modo, os meios online, nomeadamente as redes sociais, tiveram um papel importante, ao substituir a tradicional campanha política, realizada entre visitas e congressos, por uma campanha onde a comunicação e o marketing político tiveram que migrar para o online. A presente dissertação tem como principal objetivo, compreender a relação existente entre a comunicação política online, realizada através das redes sociais, e o eleitor, de modo a compreender se os eleitores recorrem as redes sociais online, nomeadamente o Facebook, Instagram e Twitter como forma de expressão ou simplesmente como fonte de informação, perante uma tomada de decisão política. Concluindo, a presente investigação irá explorar a interseção das redes sociais com a política, tendo como objetivo perceber se esta interseção poderá ter uma influência no pensamento crítico dos utilizadores.In a society where the term Global Village, coined by the philosopher Marshall McLuhan, has been strengthened and where new information technologies exert a great influence on the way populations communicate and inform, political issues also accompany this evolution and engage in a close partnership relationship with the new media. Derived from the pandemic situation arising from Covid-19, the 2021 Presidential Elections and the entire political campaign had to adapt. In this way, online media, namely social networks, played an important role, replacing the traditional political campaign, carried out between visits and congresses, by a campaign where communication and political marketing had to migrate to online. The main objective of this dissertation is to understand the relationship between online political communication, carried out through social networks, and the voter, in order to understand if voters use online social networks, namely Facebook, Instagram and Twitter as a way of expression or simply as a source of information, in the face of political decision-making. In conclusion, this investigation will explore the intersection of social networks and politics, aiming to understand whether this intersection may have an influence on users' critical thinking.2022-01-10T15:36:42Z2021-12-06T00:00:00Z2021-12-062021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23979TID:202832880porSousa, Leonardo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:09Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:23.505713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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