As técnicas estendidas no ensino do piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Raquel Liberato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17875
Resumo: O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve a implementação de um projeto que analisou o impacto do uso de técnicas estendidas no processo de ensino-aprendizagem de piano. Esta seção apresenta a análise da contribuição do ensino destas técnicas para o desenvolvimento de competências musicais e pianísticas e das reações dos alunos à implementação destas técnicas no piano. A segunda parte corresponde ao Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2015/2016 no Conservatório Regional de Coimbra.
id RCAP_97515dfca4c30bf635140c15a8a1eeaf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As técnicas estendidas no ensino do pianoTécnicas musicaisPiano - EnsinoO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve a implementação de um projeto que analisou o impacto do uso de técnicas estendidas no processo de ensino-aprendizagem de piano. Esta seção apresenta a análise da contribuição do ensino destas técnicas para o desenvolvimento de competências musicais e pianísticas e das reações dos alunos à implementação destas técnicas no piano. A segunda parte corresponde ao Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2015/2016 no Conservatório Regional de Coimbra.This thesis is divided into two sections. The first section describes and analyses the impact of applying extended techniques during piano lessons. This section analyses the contribution of these techniques towards the development of musical and pianistic competences, and presents also the students’ reactions to its implementation. The second part is the Final Report of Supervised Teaching Practice that took place at the Conservatório Regional de Coimbra during the 2015/2016 school year.Universidade de Aveiro2017-06-20T12:17:17Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17875porRibeiro, Raquel Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:02Zoai:ria.ua.pt:10773/17875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:48.682113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As técnicas estendidas no ensino do piano
title As técnicas estendidas no ensino do piano
spellingShingle As técnicas estendidas no ensino do piano
Ribeiro, Raquel Liberato
Técnicas musicais
Piano - Ensino
title_short As técnicas estendidas no ensino do piano
title_full As técnicas estendidas no ensino do piano
title_fullStr As técnicas estendidas no ensino do piano
title_full_unstemmed As técnicas estendidas no ensino do piano
title_sort As técnicas estendidas no ensino do piano
author Ribeiro, Raquel Liberato
author_facet Ribeiro, Raquel Liberato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Raquel Liberato
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas musicais
Piano - Ensino
topic Técnicas musicais
Piano - Ensino
description O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve a implementação de um projeto que analisou o impacto do uso de técnicas estendidas no processo de ensino-aprendizagem de piano. Esta seção apresenta a análise da contribuição do ensino destas técnicas para o desenvolvimento de competências musicais e pianísticas e das reações dos alunos à implementação destas técnicas no piano. A segunda parte corresponde ao Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2015/2016 no Conservatório Regional de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-20T12:17:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17875
url http://hdl.handle.net/10773/17875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578726719488