Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/4472 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com o intuito de resolver o problema de alocação de vigilantes a exames do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no departamento de Engenharia Mecânica. O modelo apresentado faz a atribuição das vigilâncias de uma forma hierárquica, utilizando vários critérios, desde a regência da unidade curricular até à simples vigilância. Devido ao facto de estar implementado informaticamente, apresenta reduzidos tempos na formulação e obtenção de uma solução, o que o torna uma boa ferramenta para a criação de cenários alternativos. Em suma, o modelo proposto neste trabalho apresenta soluções de melhor qualidade, em que a distribuição de afetações é proporcional entre os docentes, e o seu tempo de obtenção é muito reduzido em comparação com a alternativa atual. |
id |
RCAP_9752953dad8771385e3807181edd67c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4472 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentesProblemas de horáriosProgramação inteira bináriaAlocação de docentes a examesScheduling problemsUniversity exam schedulingBinary integer programmingO presente trabalho foi realizado com o intuito de resolver o problema de alocação de vigilantes a exames do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no departamento de Engenharia Mecânica. O modelo apresentado faz a atribuição das vigilâncias de uma forma hierárquica, utilizando vários critérios, desde a regência da unidade curricular até à simples vigilância. Devido ao facto de estar implementado informaticamente, apresenta reduzidos tempos na formulação e obtenção de uma solução, o que o torna uma boa ferramenta para a criação de cenários alternativos. Em suma, o modelo proposto neste trabalho apresenta soluções de melhor qualidade, em que a distribuição de afetações é proporcional entre os docentes, e o seu tempo de obtenção é muito reduzido em comparação com a alternativa atual.The present study was performed in order to solve the problem of allocating vigilantes to examinations in the Instituto Superior de Engenharia do Porto, in the department of Mechanical Engineering. The model presented makes the allocation of surveillances in a hierarchical manner, using various criteria, since the regency of course to the simple vigilance. Due to it being implemented on a computer, the model presents reduced time in formulating and obtaining a solution, which makes it a good tool for the creation of alternative scenarios. In sum, the proposed model presents better quality solutions, in which the distribution of the affectations is equitable among teachers, and require much less time to obtain compared to the current alternative.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoLopes, Manuel PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, João Paulo das Neves2014-06-04T10:21:23Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:19.908588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes |
title |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes |
spellingShingle |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes Silva, João Paulo das Neves Problemas de horários Programação inteira binária Alocação de docentes a exames Scheduling problems University exam scheduling Binary integer programming |
title_short |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes |
title_full |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes |
title_fullStr |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes |
title_full_unstemmed |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes |
title_sort |
Problema de atribuição de vigilâncias de exames a docentes |
author |
Silva, João Paulo das Neves |
author_facet |
Silva, João Paulo das Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Manuel Pereira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Paulo das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de horários Programação inteira binária Alocação de docentes a exames Scheduling problems University exam scheduling Binary integer programming |
topic |
Problemas de horários Programação inteira binária Alocação de docentes a exames Scheduling problems University exam scheduling Binary integer programming |
description |
O presente trabalho foi realizado com o intuito de resolver o problema de alocação de vigilantes a exames do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no departamento de Engenharia Mecânica. O modelo apresentado faz a atribuição das vigilâncias de uma forma hierárquica, utilizando vários critérios, desde a regência da unidade curricular até à simples vigilância. Devido ao facto de estar implementado informaticamente, apresenta reduzidos tempos na formulação e obtenção de uma solução, o que o torna uma boa ferramenta para a criação de cenários alternativos. Em suma, o modelo proposto neste trabalho apresenta soluções de melhor qualidade, em que a distribuição de afetações é proporcional entre os docentes, e o seu tempo de obtenção é muito reduzido em comparação com a alternativa atual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-06-04T10:21:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/4472 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/4472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131346603343872 |