Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casalinho, Joana Cristina Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10955
Resumo: Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Intervenção Precoce
id RCAP_9764c6b8d1517eaa8408035a8c32dadc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de casoCrecheQualidadeContexto educativoDaycareQualityEducational contextDissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Intervenção PrecoceEste estudo centra-se na avaliação e desenvolvimento da qualidade do atendimento educativo em creche. A literatura indica que as crianças que frequentam contextos educacionais de qualidade dos 0 aos 3 anos apresentam maior oportunidade de desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. O presente estudo, pretende mostrar o trabalho desenvolvido ao longo de um ano letivo para uma melhoria na qualidade do atendimento educacional e, deste modo contribuir para a aprendizagem das crianças. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo sido desenvolvido um estudo de caso no âmbito de uma investigação ação. Participaram 4 salas de creche, 16 crianças entre os 5 e os 36 meses, 3 educadoras e 5 auxiliares. A recolha de dados foi realizada com recurso à ITERS-R e às Escalas do Bem Estar e do Envolvimento da criança. Foram ainda utilizados registos de observação de forma a compreender e a explicar os dados quantitativos. Os resultados obtidos mostraram um aumento da qualidade de contexto e ainda um trabalho a melhorar ao nível do envolvimento, evidenciando uma necessidade de continuação do trabalho com toda a equipa da creche no que toca ao envolvimento e bem estar da criança. Desta forma, é fundamental o investimento no desenvolvimento da qualidade na educação dos 0 aos 3 anos, reconhecendo os benefícios ao nível da aprendizagem das crianças.Abstract This paper presents a case study about evaluation and development of the quality of care in the educational context of daycare and on the welfare and involvement of the children who attend it. Literature indicates that children who attend quality educational environments have higher levels of involvement, which leads to learning. The present study aims to show the work developed during an academic year for an improvement in the quality of care and consequent increase of children’s. For this purpose, 4 daycare classrooms, 16 children, 3 daycare teachers and 5 assistants participated in this case study. Data collection was carried out in the children's own educational context and the quality of the context was assessed through ITERS-R and the involvement of children in the activities through the Well-Being and Involvement in Care Scale. Furthermore, observational records were also used to understand and explain the quantitative results obtained. The results obtained showed not only an increase in the quality of the context presented, but also a need to improve in the level of involvement. Thus, indicating a need to continue the work with all the daycare team regarding the involvement and well being of the child. Therefore, investment in the quality of early childhood education is crucial, recognizing the benefits for children's learning.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLino, DalilaRCIPLCasalinho, Joana Cristina Pires2020-01-08T14:09:22Z2019-04-112019-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10955TID:202228860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.301149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
title Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
spellingShingle Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
Casalinho, Joana Cristina Pires
Creche
Qualidade
Contexto educativo
Daycare
Quality
Educational context
title_short Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
title_full Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
title_fullStr Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
title_sort Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
author Casalinho, Joana Cristina Pires
author_facet Casalinho, Joana Cristina Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Casalinho, Joana Cristina Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Qualidade
Contexto educativo
Daycare
Quality
Educational context
topic Creche
Qualidade
Contexto educativo
Daycare
Quality
Educational context
description Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Intervenção Precoce
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-11
2019-04-11T00:00:00Z
2020-01-08T14:09:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10955
TID:202228860
url http://hdl.handle.net/10400.21/10955
identifier_str_mv TID:202228860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459720962048