Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10955 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Intervenção Precoce |
id |
RCAP_9764c6b8d1517eaa8408035a8c32dadc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10955 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de casoCrecheQualidadeContexto educativoDaycareQualityEducational contextDissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Intervenção PrecoceEste estudo centra-se na avaliação e desenvolvimento da qualidade do atendimento educativo em creche. A literatura indica que as crianças que frequentam contextos educacionais de qualidade dos 0 aos 3 anos apresentam maior oportunidade de desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. O presente estudo, pretende mostrar o trabalho desenvolvido ao longo de um ano letivo para uma melhoria na qualidade do atendimento educacional e, deste modo contribuir para a aprendizagem das crianças. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo sido desenvolvido um estudo de caso no âmbito de uma investigação ação. Participaram 4 salas de creche, 16 crianças entre os 5 e os 36 meses, 3 educadoras e 5 auxiliares. A recolha de dados foi realizada com recurso à ITERS-R e às Escalas do Bem Estar e do Envolvimento da criança. Foram ainda utilizados registos de observação de forma a compreender e a explicar os dados quantitativos. Os resultados obtidos mostraram um aumento da qualidade de contexto e ainda um trabalho a melhorar ao nível do envolvimento, evidenciando uma necessidade de continuação do trabalho com toda a equipa da creche no que toca ao envolvimento e bem estar da criança. Desta forma, é fundamental o investimento no desenvolvimento da qualidade na educação dos 0 aos 3 anos, reconhecendo os benefícios ao nível da aprendizagem das crianças.Abstract This paper presents a case study about evaluation and development of the quality of care in the educational context of daycare and on the welfare and involvement of the children who attend it. Literature indicates that children who attend quality educational environments have higher levels of involvement, which leads to learning. The present study aims to show the work developed during an academic year for an improvement in the quality of care and consequent increase of children’s. For this purpose, 4 daycare classrooms, 16 children, 3 daycare teachers and 5 assistants participated in this case study. Data collection was carried out in the children's own educational context and the quality of the context was assessed through ITERS-R and the involvement of children in the activities through the Well-Being and Involvement in Care Scale. Furthermore, observational records were also used to understand and explain the quantitative results obtained. The results obtained showed not only an increase in the quality of the context presented, but also a need to improve in the level of involvement. Thus, indicating a need to continue the work with all the daycare team regarding the involvement and well being of the child. Therefore, investment in the quality of early childhood education is crucial, recognizing the benefits for children's learning.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLino, DalilaRCIPLCasalinho, Joana Cristina Pires2020-01-08T14:09:22Z2019-04-112019-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10955TID:202228860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.301149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso |
title |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso |
spellingShingle |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso Casalinho, Joana Cristina Pires Creche Qualidade Contexto educativo Daycare Quality Educational context |
title_short |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso |
title_full |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso |
title_fullStr |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso |
title_sort |
Avaliação e desenvolvimento da qualidade educacional em creche: um estudo de caso |
author |
Casalinho, Joana Cristina Pires |
author_facet |
Casalinho, Joana Cristina Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casalinho, Joana Cristina Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Qualidade Contexto educativo Daycare Quality Educational context |
topic |
Creche Qualidade Contexto educativo Daycare Quality Educational context |
description |
Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Intervenção Precoce |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-11 2019-04-11T00:00:00Z 2020-01-08T14:09:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10955 TID:202228860 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10955 |
identifier_str_mv |
TID:202228860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459720962048 |