O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34734 |
Resumo: | Este artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com elas para que cumpram o seu papel. |
id |
RCAP_976abe58fcc3a7375663b97931c91a93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemáticaensino da Matematicarepresentações matem´ticasnovo programaensino básicoEste artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com elas para que cumpram o seu papel.APM2023-02-24T16:03:05Z2023-02-242022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34734http://hdl.handle.net/10174/34734porCanavarro, A. P., Brunheira, L., Vicente, M., & Brito, S. (2022). O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática. Educação e Matemática, 166, 7-12.https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/166/229educação e Matemáticaapc@uevora,ptndndnd229Canavarro, Ana PaulaBrunheira, LinaVicente, ManuelaBrito, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:14.311630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática |
title |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática |
spellingShingle |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática Canavarro, Ana Paula ensino da Matematica representações matem´ticas novo programa ensino básico |
title_short |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática |
title_full |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática |
title_fullStr |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática |
title_full_unstemmed |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática |
title_sort |
O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática |
author |
Canavarro, Ana Paula |
author_facet |
Canavarro, Ana Paula Brunheira, Lina Vicente, Manuela Brito, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Brunheira, Lina Vicente, Manuela Brito, Susana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canavarro, Ana Paula Brunheira, Lina Vicente, Manuela Brito, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da Matematica representações matem´ticas novo programa ensino básico |
topic |
ensino da Matematica representações matem´ticas novo programa ensino básico |
description |
Este artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com elas para que cumpram o seu papel. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01T00:00:00Z 2023-02-24T16:03:05Z 2023-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34734 http://hdl.handle.net/10174/34734 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Canavarro, A. P., Brunheira, L., Vicente, M., & Brito, S. (2022). O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática. Educação e Matemática, 166, 7-12. https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/166/229 educação e Matemática apc@uevora,pt nd nd nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM |
publisher.none.fl_str_mv |
APM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136714865770496 |