O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brunheira, Lina, Vicente, Manuela, Brito, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34734
Resumo: Este artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com elas para que cumpram o seu papel.
id RCAP_976abe58fcc3a7375663b97931c91a93
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34734
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemáticaensino da Matematicarepresentações matem´ticasnovo programaensino básicoEste artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com elas para que cumpram o seu papel.APM2023-02-24T16:03:05Z2023-02-242022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34734http://hdl.handle.net/10174/34734porCanavarro, A. P., Brunheira, L., Vicente, M., & Brito, S. (2022). O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática. Educação e Matemática, 166, 7-12.https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/166/229educação e Matemáticaapc@uevora,ptndndnd229Canavarro, Ana PaulaBrunheira, LinaVicente, ManuelaBrito, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:14.311630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
title O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
spellingShingle O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
Canavarro, Ana Paula
ensino da Matematica
representações matem´ticas
novo programa
ensino básico
title_short O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
title_full O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
title_fullStr O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
title_full_unstemmed O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
title_sort O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática
author Canavarro, Ana Paula
author_facet Canavarro, Ana Paula
Brunheira, Lina
Vicente, Manuela
Brito, Susana
author_role author
author2 Brunheira, Lina
Vicente, Manuela
Brito, Susana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Ana Paula
Brunheira, Lina
Vicente, Manuela
Brito, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da Matematica
representações matem´ticas
novo programa
ensino básico
topic ensino da Matematica
representações matem´ticas
novo programa
ensino básico
description Este artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com elas para que cumpram o seu papel.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01T00:00:00Z
2023-02-24T16:03:05Z
2023-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34734
http://hdl.handle.net/10174/34734
url http://hdl.handle.net/10174/34734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Canavarro, A. P., Brunheira, L., Vicente, M., & Brito, S. (2022). O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática. Educação e Matemática, 166, 7-12.
https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/166/229
educação e Matemática
apc@uevora,pt
nd
nd
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136714865770496