PERCEÇÃO DOS ALUNOS E MÉDICOS DENTISTAS EM RELAÇÃO À DISTINÇÃO ENTRE FACETAS E DENTES NATURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Helena José Macedo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2694
Resumo: Atualmente restaurações que mimetizem a estrutura dentária, seguindo pressupostos biomiméticos como as facetas cerâmicas minimamente invasivas são uma opção de tratamento viável e extremamente conservadora, com excelente resistência biomecânica e propriedades óticas notáveis. Objetivos: O objetivo primordial deste estudo é avaliar a perceção de alunos e médicos-dentistas quanto à distinção entre facetas e dentes naturais, mediante a apresentação de fotografias intra e extra-orais de sorrisos. Materiais e Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, Research Gate e ScienceDirect de artigos publicados entre o período de 2003-2016 (com exceção de um artigo de 2000) e livros publicados desde 2002. A investigação observacional foi realizada através de inquéritos distribuídos via correio eletrónico pelo sistema Lime Survey. A análise estatística dos dados foi realizada utilizando o software IBM SPSS Statistics versão 23.0 e o Microsoft Excel 2013. Resultados: Participaram na pesquisa um total de 200 indivíduos, sendo 117 do sexo feminino e 83 do sexo masculino. Dos participantes fizeram parte 61 médicos-dentistas, 74 alunos de MIMD do 5º ano, 58 alunos de MIMD do 4ºano, 6 médicos-dentistas especialistas e 1 médico estomatologista. Onde 174 dos inquiridos conhecem o conceito de Biomimética e 26 não conhecem. Conclusão: A amplitude de respostas acertadas é [42%-94%], verificando-se que os inquiridos sabem distinguir entre facetas e dente natural é assim necessária a evolução para tratamentos reabilitadores mais biomiméticos. Foi conclusivo que, no geral os inquiridos respondem mais corretamente às imagens classificadas como facetas. Não foram detetadas diferenças estatisticamente significativas na perceção de facetas e classificação das imagens com tipo de avaliador no Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3. Em relação às questões teóricas, o conhecimento geral é significativo, verificam-se conhecimentos teóricos mínimos sobre o tema, no entanto é ainda necessário sensibilizar a população de médicos dentistas e estudantes de medicina dentária para o uso, vantagens e espessura das facetas.
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