Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20357 |
Resumo: | A cidade, enquanto suporte territorial de deslocamentos diários, deve permitir que sejam realizados desafios e satisfeitas as necessidades da população. Atualmente, com a expansão dos aglomerados urbanos, estas capacidades têm vindo a ser ameaçadas nas suas diversas dimensões: ambientalmente, através do uso excessivo do transporte individual, economicamente, afetando o estimulo à economia, e socialmente, devido à degradação do espaço público. A mobilidade apresenta-se como um fator de extrema importância, com forte impacto no desenvolvimento sustentável das cidades. Uma vez que coopera para uma melhor qualidade de vida na cidade, devido ao contributo para uma maior equidade social, melhoria ambiental e estimulo à economia local. Deste modo, o estudo da mobilidade demonstra ser indissociável do estudo da cidade, ou seja, do seu planeamento e desempenho face à sustentabilidade. Ciente desta conexão, torna-se necessário analisar as variáveis de uso do solo associadas a uma mobilidade sustentável a fim de melhorar as práticas de planeamento urbano, focadas sempre nas necessidades diárias dos cidadãos. Neste sentido, a presente dissertação analisa em que medida o planeamento urbano influencia a mobilidade, mais concretamente os padrões de viagem, tendo em consideração características de uso do solo essenciais à eficiência de modelos de mobilidade implementados com sucesso. Este estudo aborda ainda o efeito das características socioeconómicas nos padrões de mobilidade atuais. Os principais resultados demonstram que para que exista uma mobilidade enquadrada no planeamento das cidades é necessário que as políticas de uso do solo, que influenciam os padrões de viagem, tenham em consideração as características socioeconómicas da população de modo a satisfazer as suas necessidades diárias. Deste modo, a mobilidade no planeamento da cidade segue dois eixos de desenvolvimento: a cidade compacta (densidade, diversidade de uso do solo e acessibilidade às infraestruturas de transporte) e mobilidade sustentável. |
id |
RCAP_978f7c3fbd38f11bff96edc67d713df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20357 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das CidadesDesenvolvimento sustentávelPlaneamento urbanoMobilidadeUso do soloCidade compactaCaracterísticas socioeconómicasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA cidade, enquanto suporte territorial de deslocamentos diários, deve permitir que sejam realizados desafios e satisfeitas as necessidades da população. Atualmente, com a expansão dos aglomerados urbanos, estas capacidades têm vindo a ser ameaçadas nas suas diversas dimensões: ambientalmente, através do uso excessivo do transporte individual, economicamente, afetando o estimulo à economia, e socialmente, devido à degradação do espaço público. A mobilidade apresenta-se como um fator de extrema importância, com forte impacto no desenvolvimento sustentável das cidades. Uma vez que coopera para uma melhor qualidade de vida na cidade, devido ao contributo para uma maior equidade social, melhoria ambiental e estimulo à economia local. Deste modo, o estudo da mobilidade demonstra ser indissociável do estudo da cidade, ou seja, do seu planeamento e desempenho face à sustentabilidade. Ciente desta conexão, torna-se necessário analisar as variáveis de uso do solo associadas a uma mobilidade sustentável a fim de melhorar as práticas de planeamento urbano, focadas sempre nas necessidades diárias dos cidadãos. Neste sentido, a presente dissertação analisa em que medida o planeamento urbano influencia a mobilidade, mais concretamente os padrões de viagem, tendo em consideração características de uso do solo essenciais à eficiência de modelos de mobilidade implementados com sucesso. Este estudo aborda ainda o efeito das características socioeconómicas nos padrões de mobilidade atuais. Os principais resultados demonstram que para que exista uma mobilidade enquadrada no planeamento das cidades é necessário que as políticas de uso do solo, que influenciam os padrões de viagem, tenham em consideração as características socioeconómicas da população de modo a satisfazer as suas necessidades diárias. Deste modo, a mobilidade no planeamento da cidade segue dois eixos de desenvolvimento: a cidade compacta (densidade, diversidade de uso do solo e acessibilidade às infraestruturas de transporte) e mobilidade sustentável.Amado, MiguelRUNSardinha, Maria Inês Toscano2017-03-21T16:35:11Z2016-032017-032016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:18Zoai:run.unl.pt:10362/20357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:10.034714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades |
title |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades |
spellingShingle |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades Sardinha, Maria Inês Toscano Desenvolvimento sustentável Planeamento urbano Mobilidade Uso do solo Cidade compacta Características socioeconómicas Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades |
title_full |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades |
title_fullStr |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades |
title_full_unstemmed |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades |
title_sort |
Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades |
author |
Sardinha, Maria Inês Toscano |
author_facet |
Sardinha, Maria Inês Toscano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amado, Miguel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sardinha, Maria Inês Toscano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável Planeamento urbano Mobilidade Uso do solo Cidade compacta Características socioeconómicas Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
Desenvolvimento sustentável Planeamento urbano Mobilidade Uso do solo Cidade compacta Características socioeconómicas Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
A cidade, enquanto suporte territorial de deslocamentos diários, deve permitir que sejam realizados desafios e satisfeitas as necessidades da população. Atualmente, com a expansão dos aglomerados urbanos, estas capacidades têm vindo a ser ameaçadas nas suas diversas dimensões: ambientalmente, através do uso excessivo do transporte individual, economicamente, afetando o estimulo à economia, e socialmente, devido à degradação do espaço público. A mobilidade apresenta-se como um fator de extrema importância, com forte impacto no desenvolvimento sustentável das cidades. Uma vez que coopera para uma melhor qualidade de vida na cidade, devido ao contributo para uma maior equidade social, melhoria ambiental e estimulo à economia local. Deste modo, o estudo da mobilidade demonstra ser indissociável do estudo da cidade, ou seja, do seu planeamento e desempenho face à sustentabilidade. Ciente desta conexão, torna-se necessário analisar as variáveis de uso do solo associadas a uma mobilidade sustentável a fim de melhorar as práticas de planeamento urbano, focadas sempre nas necessidades diárias dos cidadãos. Neste sentido, a presente dissertação analisa em que medida o planeamento urbano influencia a mobilidade, mais concretamente os padrões de viagem, tendo em consideração características de uso do solo essenciais à eficiência de modelos de mobilidade implementados com sucesso. Este estudo aborda ainda o efeito das características socioeconómicas nos padrões de mobilidade atuais. Os principais resultados demonstram que para que exista uma mobilidade enquadrada no planeamento das cidades é necessário que as políticas de uso do solo, que influenciam os padrões de viagem, tenham em consideração as características socioeconómicas da população de modo a satisfazer as suas necessidades diárias. Deste modo, a mobilidade no planeamento da cidade segue dois eixos de desenvolvimento: a cidade compacta (densidade, diversidade de uso do solo e acessibilidade às infraestruturas de transporte) e mobilidade sustentável. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03 2016-03-01T00:00:00Z 2017-03-21T16:35:11Z 2017-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20357 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137892176494592 |