Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bemba, Samuel António Domingos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1237
Resumo: O objetivo deste trabalho foi construir conhecimento sobre os desafios das finanças públicas em Angola, com maior realce a Província do Kwanza Sul, privilegiando as últimas evidências numéricas. Foram trazidos vários aspetos da evolução das receitas e despesas e seus impactos na economia da Província. De uma forma geral foi constatado que o Estado sempre gastou mais do que arrecadou, o que consolidou uma situação de défice orçamental permanente e que certamente impactou as decisões do gestor público. Foi concluído que uma receita fraca e incapacitada de acompanhar o crescimento da economia resultou na diminuição da qualidade da prestação do serviço público, atestada pelo facto da diminuição dos investimentos públicos e da quantidade de servidores, justamente em áreas fundamentais do Estado (saúde, educação e segurança). Nesse sentido, essa monografia contribui para tornar evidente essa situação de crise nas contas públicas e apresentar os principais desafios, sugerindo mais esforços por parte dos pesquisadores, privilegiando mais estudos na área de finanças públicas.
id RCAP_97917bd0f0467eeb5e337fc2252bd96f
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.Finanças públicasAngolaInvestimentos públicosDéfice públicoPublic financePublic investmentPublic deficitO objetivo deste trabalho foi construir conhecimento sobre os desafios das finanças públicas em Angola, com maior realce a Província do Kwanza Sul, privilegiando as últimas evidências numéricas. Foram trazidos vários aspetos da evolução das receitas e despesas e seus impactos na economia da Província. De uma forma geral foi constatado que o Estado sempre gastou mais do que arrecadou, o que consolidou uma situação de défice orçamental permanente e que certamente impactou as decisões do gestor público. Foi concluído que uma receita fraca e incapacitada de acompanhar o crescimento da economia resultou na diminuição da qualidade da prestação do serviço público, atestada pelo facto da diminuição dos investimentos públicos e da quantidade de servidores, justamente em áreas fundamentais do Estado (saúde, educação e segurança). Nesse sentido, essa monografia contribui para tornar evidente essa situação de crise nas contas públicas e apresentar os principais desafios, sugerindo mais esforços por parte dos pesquisadores, privilegiando mais estudos na área de finanças públicas.The aim of this work was to construct knowledge about the challenges of public finance in Angola, with greater emphasis on the coastal Kwanza Sul Province, privileging the latest numerical evidence. Various aspects of the evolution of revenues and expenditures and their impact on its economy were brought. In general it was found that the state spent more than ever raised, which consolidated a budgetary deficit permanently and will certainly impact the decisions of public managers. It was concluded that a weak and unable to follow the growth of the economy resulted in a revenue decline in the quality of public service provision , attested by the fact that the decline in public investment and the amount of servers, just in key areas of the state (health, education and security). Accordingly, this monograph helps to make clear this crisis in public accounts and present the main challenges, suggesting more effort on the part of researchers, focusing more studies in the area of public finance.Universidade Portucalense2015-06-18T11:33:08Z2014-10-01T00:00:00Z2014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1237TID:201169410porCota: TMF 88Bemba, Samuel António Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
title Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
spellingShingle Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
Bemba, Samuel António Domingos
Finanças públicas
Angola
Investimentos públicos
Défice público
Public finance
Public investment
Public deficit
title_short Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
title_full Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
title_fullStr Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
title_full_unstemmed Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
title_sort Finanças públicas e défice em África: O caso de Angola.
author Bemba, Samuel António Domingos
author_facet Bemba, Samuel António Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bemba, Samuel António Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças públicas
Angola
Investimentos públicos
Défice público
Public finance
Public investment
Public deficit
topic Finanças públicas
Angola
Investimentos públicos
Défice público
Public finance
Public investment
Public deficit
description O objetivo deste trabalho foi construir conhecimento sobre os desafios das finanças públicas em Angola, com maior realce a Província do Kwanza Sul, privilegiando as últimas evidências numéricas. Foram trazidos vários aspetos da evolução das receitas e despesas e seus impactos na economia da Província. De uma forma geral foi constatado que o Estado sempre gastou mais do que arrecadou, o que consolidou uma situação de défice orçamental permanente e que certamente impactou as decisões do gestor público. Foi concluído que uma receita fraca e incapacitada de acompanhar o crescimento da economia resultou na diminuição da qualidade da prestação do serviço público, atestada pelo facto da diminuição dos investimentos públicos e da quantidade de servidores, justamente em áreas fundamentais do Estado (saúde, educação e segurança). Nesse sentido, essa monografia contribui para tornar evidente essa situação de crise nas contas públicas e apresentar os principais desafios, sugerindo mais esforços por parte dos pesquisadores, privilegiando mais estudos na área de finanças públicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T00:00:00Z
2014-10
2015-06-18T11:33:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1237
TID:201169410
url http://hdl.handle.net/11328/1237
identifier_str_mv TID:201169410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMF 88
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548881866752