Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4373
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
id RCAP_9793de3f7d5aad898b616b9a82a758f5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisicoEstilos de vidaSaúdeAlimentaçãoExercícioEstéticaPublicidadeLifestyleHealthDietExerciseAestheticsDissertação de Mestrado em Comunicação SocialThis thesis presents the results of an investigation into the relationship between lifestyles and the media. It is a qualitative research project whose main objective is to identify how individuals perceive advertising messages about healthy eating and exercise. The study was based on the application of an interview with 22 subjects; 11 females and 11 males - Portuguese residents in the region of Lisbon, with qualifications from year 12. The mandatory requirement of this study was that respondents combined regular physical exercise together with a healthy diet. According to the respondents, it was concluded that careful dieting and regular exercise promoted a healthy lifestyle. With regard to the importance of the media in its promotion, including advertising, it appears that the diet and exercise are considered extremely important, but advertising is viewed with suspicion, since its purpose is to sell. The influential trend of aesthetics is seemingly more powerful than health.Nesta tese são apresentados os resultados de uma investigação sobre a relação entre os estilos de vida saudáveis e os Meios de Comunicação. Trata-se de um projecto de pesquisa qualitativo, cujo principal objectivo é identificar a forma como os indivíduos percepcionam as mensagens publicitárias sobre a alimentação saudável e o exercício físico. O estudo assentou na aplicação de uma entrevista a 22 indivíduos, 11 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, portugueses, residentes na região de Lisboa, e com habilitações literárias a partir do 12º ano. Foi requisito obrigatório que os entrevistados praticassem uma actividade física com regularidade e que tivessem na sua rotina uma alimentação cuidada. De acordo com as respostas das entrevistas, chegou-se à conclusão que a alimentação cuidada e o exercício físico são as formas eleitas para se cumprir um estilo de vida saudável. No que diz respeito à importância dos Meios de Comunicação Social na sua promoção, nomeadamente da publicidade, depreende-se que os primeiros são considerados de extrema importância, mas que a publicidade é vista com desconfiança, já que o seu fim é vender. A estética como influenciadora de tendências é mais poderosa que a saúde.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSilvestre, Maria João CunhaRepositório da Universidade de LisboaMendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa2012-05-12T15:15:58Z2012-01-092012-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:02.677825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
title Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
spellingShingle Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa
Estilos de vida
Saúde
Alimentação
Exercício
Estética
Publicidade
Lifestyle
Health
Diet
Exercise
Aesthetics
title_short Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
title_full Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
title_fullStr Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
title_full_unstemmed Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
title_sort Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
author Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa
author_facet Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silvestre, Maria João Cunha
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de vida
Saúde
Alimentação
Exercício
Estética
Publicidade
Lifestyle
Health
Diet
Exercise
Aesthetics
topic Estilos de vida
Saúde
Alimentação
Exercício
Estética
Publicidade
Lifestyle
Health
Diet
Exercise
Aesthetics
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-12T15:15:58Z
2012-01-09
2012-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4373
url http://hdl.handle.net/10400.5/4373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130996973502464