Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4373 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social |
id |
RCAP_9793de3f7d5aad898b616b9a82a758f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisicoEstilos de vidaSaúdeAlimentaçãoExercícioEstéticaPublicidadeLifestyleHealthDietExerciseAestheticsDissertação de Mestrado em Comunicação SocialThis thesis presents the results of an investigation into the relationship between lifestyles and the media. It is a qualitative research project whose main objective is to identify how individuals perceive advertising messages about healthy eating and exercise. The study was based on the application of an interview with 22 subjects; 11 females and 11 males - Portuguese residents in the region of Lisbon, with qualifications from year 12. The mandatory requirement of this study was that respondents combined regular physical exercise together with a healthy diet. According to the respondents, it was concluded that careful dieting and regular exercise promoted a healthy lifestyle. With regard to the importance of the media in its promotion, including advertising, it appears that the diet and exercise are considered extremely important, but advertising is viewed with suspicion, since its purpose is to sell. The influential trend of aesthetics is seemingly more powerful than health.Nesta tese são apresentados os resultados de uma investigação sobre a relação entre os estilos de vida saudáveis e os Meios de Comunicação. Trata-se de um projecto de pesquisa qualitativo, cujo principal objectivo é identificar a forma como os indivíduos percepcionam as mensagens publicitárias sobre a alimentação saudável e o exercício físico. O estudo assentou na aplicação de uma entrevista a 22 indivíduos, 11 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, portugueses, residentes na região de Lisboa, e com habilitações literárias a partir do 12º ano. Foi requisito obrigatório que os entrevistados praticassem uma actividade física com regularidade e que tivessem na sua rotina uma alimentação cuidada. De acordo com as respostas das entrevistas, chegou-se à conclusão que a alimentação cuidada e o exercício físico são as formas eleitas para se cumprir um estilo de vida saudável. No que diz respeito à importância dos Meios de Comunicação Social na sua promoção, nomeadamente da publicidade, depreende-se que os primeiros são considerados de extrema importância, mas que a publicidade é vista com desconfiança, já que o seu fim é vender. A estética como influenciadora de tendências é mais poderosa que a saúde.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSilvestre, Maria João CunhaRepositório da Universidade de LisboaMendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa2012-05-12T15:15:58Z2012-01-092012-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:02.677825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico |
title |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico |
spellingShingle |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa Estilos de vida Saúde Alimentação Exercício Estética Publicidade Lifestyle Health Diet Exercise Aesthetics |
title_short |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico |
title_full |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico |
title_fullStr |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico |
title_full_unstemmed |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico |
title_sort |
Os mass media e os estilos de vida saudáveis: a percepção das mensagens publicitárias sobre alimentação saudável e exercicio fisico |
author |
Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa |
author_facet |
Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silvestre, Maria João Cunha Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Solange Magalhães Ferraz de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de vida Saúde Alimentação Exercício Estética Publicidade Lifestyle Health Diet Exercise Aesthetics |
topic |
Estilos de vida Saúde Alimentação Exercício Estética Publicidade Lifestyle Health Diet Exercise Aesthetics |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-12T15:15:58Z 2012-01-09 2012-01-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/4373 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/4373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130996973502464 |