Políticas de género e tecnologias de informação e comunicação: Da sociedade do conhecimento à economia do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10053 |
Resumo: | Na última década, na União Europeia e em Portugal, as políticas relativas à igualdade de género têm sido reforçadas para os contextos de educação e formação mas estas, sobretudo nos últimos tempos, apresentam-se como neutras do ponto de vista da problemática género/TIC. A análise crítica que neste texto se apresenta permite reafirmar que, num contexto de economia digital, a educação/formação das jovens e das mulheres em TIC (mesmo que deficitária) é estrategicamente concebida como factor prioritário para o incremento da competitividade da economia, em detrimento da prossecução das ainda necessárias políticas de igualdade para o desenvolvimento pessoal e social das mulheres. Tudo isto tem repercussões na participação das mulheres na dita sociedade da informação e dilui as pretendidas tentativas políticas de pôr em prática (e consequentemente de avaliar) as estratégias de mainstreaming e de empowerment das mesmas que poderiam, se já consolidadas, favorecer a sua e-inclusão na economia do conhecimento. |
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Políticas de género e tecnologias de informação e comunicação: Da sociedade do conhecimento à economia do conhecimentoPolíticas de géneroTecnologias da informação e comunicaçãoSociedade do conhecimentoEconomia do conhecimentoIgualdade de oportunidadesNa última década, na União Europeia e em Portugal, as políticas relativas à igualdade de género têm sido reforçadas para os contextos de educação e formação mas estas, sobretudo nos últimos tempos, apresentam-se como neutras do ponto de vista da problemática género/TIC. A análise crítica que neste texto se apresenta permite reafirmar que, num contexto de economia digital, a educação/formação das jovens e das mulheres em TIC (mesmo que deficitária) é estrategicamente concebida como factor prioritário para o incremento da competitividade da economia, em detrimento da prossecução das ainda necessárias políticas de igualdade para o desenvolvimento pessoal e social das mulheres. Tudo isto tem repercussões na participação das mulheres na dita sociedade da informação e dilui as pretendidas tentativas políticas de pôr em prática (e consequentemente de avaliar) as estratégias de mainstreaming e de empowerment das mesmas que poderiam, se já consolidadas, favorecer a sua e-inclusão na economia do conhecimento.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)Universidade do MinhoRocha, Maria Custódia Jorge da20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10053por“RISTI : Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação”. ISSN 1646-9895. 3 (2009) 1-12.1646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:18ZPortal AgregadorONG |
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Na última década, na União Europeia e em Portugal, as políticas relativas à igualdade de género têm sido reforçadas para os contextos de educação e formação mas estas, sobretudo nos últimos tempos, apresentam-se como neutras do ponto de vista da problemática género/TIC. A análise crítica que neste texto se apresenta permite reafirmar que, num contexto de economia digital, a educação/formação das jovens e das mulheres em TIC (mesmo que deficitária) é estrategicamente concebida como factor prioritário para o incremento da competitividade da economia, em detrimento da prossecução das ainda necessárias políticas de igualdade para o desenvolvimento pessoal e social das mulheres. Tudo isto tem repercussões na participação das mulheres na dita sociedade da informação e dilui as pretendidas tentativas políticas de pôr em prática (e consequentemente de avaliar) as estratégias de mainstreaming e de empowerment das mesmas que poderiam, se já consolidadas, favorecer a sua e-inclusão na economia do conhecimento. |
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