A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Maria José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amaral, Inês, Catarino, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v1i1.928
Resumo: Neste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual  o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo. (In this article, we consider that the media and current informational context constitutes in itself an important environment to take into account when considering the way the citizens stand and protect with regard to false news. In this sense, we present a theoretical basis on which we resort to think about and implement an European project of media education (Media In Action), in which is being prepared training for teachers. This training aims to help teachers and students to benefit from a greater capacity to understand and act in the current media ecosystem. We reflect on some issues, such as what are the best methodologies to work within schools and the role that digital dynamic storytelling can have in working with children and young people. We point to the need to work with dynamic and participatory methodologies, and to the intersection of digital storytelling with more tools linked to journalism.)
id RCAP_979ab3397ef1db2a97dd81d18322d980
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento críticoNeste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual  o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo. (In this article, we consider that the media and current informational context constitutes in itself an important environment to take into account when considering the way the citizens stand and protect with regard to false news. In this sense, we present a theoretical basis on which we resort to think about and implement an European project of media education (Media In Action), in which is being prepared training for teachers. This training aims to help teachers and students to benefit from a greater capacity to understand and act in the current media ecosystem. We reflect on some issues, such as what are the best methodologies to work within schools and the role that digital dynamic storytelling can have in working with children and young people. We point to the need to work with dynamic and participatory methodologies, and to the intersection of digital storytelling with more tools linked to journalism.)DigiMedia | University of Aveiro2018-06-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v1i1.928oai:proa.ua.pt:article/928Journal of Digital Media & Interaction; Vol 1 No 1 (2018): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.1, No.1; 85-98Journal of Digital Media & Interaction; vol. 1 n.º 1 (2018): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.1, No.1; 85-982184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/928https://doi.org/10.34624/jdmi.v1i1.928https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/928/760Copyright (c) 2018 Maria José Brites, Inês Amaral, Fernando Catarinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrites, Maria JoséAmaral, InêsCatarino, Fernando2022-09-08T22:15:34Zoai:proa.ua.pt:article/928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:07.043482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
spellingShingle A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
Brites, Maria José
title_short A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_full A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_fullStr A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_full_unstemmed A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_sort A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
author Brites, Maria José
author_facet Brites, Maria José
Amaral, Inês
Catarino, Fernando
author_role author
author2 Amaral, Inês
Catarino, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Maria José
Amaral, Inês
Catarino, Fernando
description Neste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual  o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo. (In this article, we consider that the media and current informational context constitutes in itself an important environment to take into account when considering the way the citizens stand and protect with regard to false news. In this sense, we present a theoretical basis on which we resort to think about and implement an European project of media education (Media In Action), in which is being prepared training for teachers. This training aims to help teachers and students to benefit from a greater capacity to understand and act in the current media ecosystem. We reflect on some issues, such as what are the best methodologies to work within schools and the role that digital dynamic storytelling can have in working with children and young people. We point to the need to work with dynamic and participatory methodologies, and to the intersection of digital storytelling with more tools linked to journalism.)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/jdmi.v1i1.928
oai:proa.ua.pt:article/928
url https://doi.org/10.34624/jdmi.v1i1.928
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/928
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/928
https://doi.org/10.34624/jdmi.v1i1.928
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/928/760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria José Brites, Inês Amaral, Fernando Catarino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria José Brites, Inês Amaral, Fernando Catarino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 1 No 1 (2018): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.1, No.1; 85-98
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 1 n.º 1 (2018): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.1, No.1; 85-98
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130137011159040