Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Sofia de Aguiar
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4925
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_97a97ca7c26f9a9c999009f9052ba20b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhosPráticas de envolvimento parentalConcepções de responsabilidadePartilha de responsabilidadeParents` involvement practicesParents` role constructionCo-parentingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O envolvimento parental, tem sido compreendido como uma peça fundamental no sucesso dos jovens, vários estudos têm procurado compreender as variáveis demográficas e psicológicas que estão relacionadas com níveis de envolvimento parental. Neste estudo procurámos avaliar se as concepções de responsabilidade dos pais na escolaridade dos filhos estavam relacionadas com as práticas de envolvimento parental, preocupámo-nos também em perceber se o género e o nível de escolaridade dos pais estavam associados com as concepções de responsabilidade e as práticas de envolvimento. Outro objectivo deste trabalho foi o de investigar se a distribuição da responsabilidade nas tarefas educativas a nível intra-familiar variam consoante o género dos pais. Foram analisados 145 questionários de pais e mães, de alunos a frequentar o 5º e 6º anos de escolaridade. Os resultados do estudo mostraram a existência de relação entre as concepções de responsabilidade dos pais na escolaridade e as diferentes práticas de envolvimento. As práticas de envolvimento estudadas, compreendiam as áreas da mediação social e cultural, comunicação sobre a escolaridade, apoio a tarefas escolares e participação em eventos escolares e extra-escolares. O género dos pais mostrou estar relacionado com as práticas de apoio às tarefas escolares. Enquanto que, o nível de escolaridade dos pais mostrou estar relacionado com as práticas de comunicação sobre a escolaridade do adolescente. No que se refere à distribuição da responsabilidade nas tarefas educativas a nível intra-familiar, verificou-se que, de uma forma geral, existe uma partilha de responsabilidade entre as figuras parentais.Parental involvement has long understood as a fundamental key in children success, many studies try to understand status variables and psychological variables associated with parental involvement. In this study we examined the relation between parents` role construction and parents` involvement practices, we also analyze the association between status variables, gender and parents` educational level, and parents` role construction and parents` involvement practices. Other goal of this study was to assess if parental responsibility in educational tasks varied with gender. We obtained survey responses from 145 fathers and mothers of students in grades 5º and 6º. Results showed a relation between parents` role construction and parents` involvement practices. Parents` involvement practices include social and cultural mediation, communication about school, schoolwork support and participation in school and extra-school events. Gender was related with schoolwork support practice. In the other way, parents` educational level was related with communication about school practice. Finally, regarding the distribution of the responsibilities in educational tasks we found that, overall, there is a shared responsibility between the parental figures.Pedro, IsauraPeixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPACorreia, Ana Sofia de Aguiar2016-09-26T17:39:12Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:45.481706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
title Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
spellingShingle Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
Correia, Ana Sofia de Aguiar
Práticas de envolvimento parental
Concepções de responsabilidade
Partilha de responsabilidade
Parents` involvement practices
Parents` role construction
Co-parenting
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
title_full Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
title_fullStr Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
title_full_unstemmed Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
title_sort Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos
author Correia, Ana Sofia de Aguiar
author_facet Correia, Ana Sofia de Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Isaura
Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Sofia de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de envolvimento parental
Concepções de responsabilidade
Partilha de responsabilidade
Parents` involvement practices
Parents` role construction
Co-parenting
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Práticas de envolvimento parental
Concepções de responsabilidade
Partilha de responsabilidade
Parents` involvement practices
Parents` role construction
Co-parenting
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2016-09-26T17:39:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4925
url http://hdl.handle.net/10400.12/4925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130088263909376