Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miranda, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11382
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos agentes que protagonizam a experiência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na comunidade ribeirinha do rio Ajuaí – Abaetetuba, Pará, Brasil. Optou-se por uma abordagem qualitativa baseada no estudo de caso. Na avaliação foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, considerando quatro dimensões: o contexto, os inputs, os processos e os produtos. Na recolha de dados de fonte secundária foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental e nos trabalhos de campo foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e feita observação direta. A análise da informação fez-se com uma base de análise de conteúdo, na triangulação de todas as fontes. Os resultados permitem concluir que, apesar das dificuldades encontradas, e dos inúmeros problemas na sua gestão o Programa apresenta uma boa aceitação pela comunidade do rio Ajuaí.
id RCAP_97ad2d3de6dc2d9ed989b8d29aeb8d5d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)Programas SociaisAvaliaçãoAmazóniaPrograma de Erradicação do Trabalho InfantilEste trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos agentes que protagonizam a experiência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na comunidade ribeirinha do rio Ajuaí – Abaetetuba, Pará, Brasil. Optou-se por uma abordagem qualitativa baseada no estudo de caso. Na avaliação foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, considerando quatro dimensões: o contexto, os inputs, os processos e os produtos. Na recolha de dados de fonte secundária foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental e nos trabalhos de campo foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e feita observação direta. A análise da informação fez-se com uma base de análise de conteúdo, na triangulação de todas as fontes. Os resultados permitem concluir que, apesar das dificuldades encontradas, e dos inúmeros problemas na sua gestão o Programa apresenta uma boa aceitação pela comunidade do rio Ajuaí.Universidade de Aveiro2014-08-18T14:46:38Z2014-08-182014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/11382http://hdl.handle.net/10174/11382porBonito, J., & Miranda, C. (2014). Avaliação exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um estudo de caso no Pará (Brasil). Indagatio Didactica, 6(2), 21-37 [ISSN 1647-3582] Impact factor (2012): 3,016.171647-35826Indagatio Didactica2jbonito@uevora.ptclaudiacarvalhomiranda@yahoo.com.brAvaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)229Bonito, JorgeMiranda, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:01.836935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
title Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
spellingShingle Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
Bonito, Jorge
Programas Sociais
Avaliação
Amazónia
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
title_short Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
title_full Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
title_fullStr Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
title_full_unstemmed Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
title_sort Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Miranda, Cláudia
author_role author
author2 Miranda, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Miranda, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Programas Sociais
Avaliação
Amazónia
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
topic Programas Sociais
Avaliação
Amazónia
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
description Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos agentes que protagonizam a experiência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na comunidade ribeirinha do rio Ajuaí – Abaetetuba, Pará, Brasil. Optou-se por uma abordagem qualitativa baseada no estudo de caso. Na avaliação foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, considerando quatro dimensões: o contexto, os inputs, os processos e os produtos. Na recolha de dados de fonte secundária foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental e nos trabalhos de campo foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e feita observação direta. A análise da informação fez-se com uma base de análise de conteúdo, na triangulação de todas as fontes. Os resultados permitem concluir que, apesar das dificuldades encontradas, e dos inúmeros problemas na sua gestão o Programa apresenta uma boa aceitação pela comunidade do rio Ajuaí.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-18T14:46:38Z
2014-08-18
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11382
http://hdl.handle.net/10174/11382
url http://hdl.handle.net/10174/11382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bonito, J., & Miranda, C. (2014). Avaliação exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um estudo de caso no Pará (Brasil). Indagatio Didactica, 6(2), 21-37 [ISSN 1647-3582] Impact factor (2012): 3,016.
17
1647-3582
6
Indagatio Didactica
2
jbonito@uevora.pt
claudiacarvalhomiranda@yahoo.com.br
Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136535565565952